Bloco de Tomadas com On/Off

Responder
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por edeluz »

Olá a todos,

Para a minha bancada de trabalho tenho estes blocos de tomadas: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos ... 41121.aspx

Tenho 3 modelos iguais a estes! Acontece, que com o uso, o botão de on/off, acaba por partir! Primeiro começa a ficar perro, depois deixa de desligar totalmente até que parte e numa das vezes quase que criava um curto circuito!

O objectivo é ligar uma série de componentes, tudos +/- da mesma potência e no fim do dia do trabalho desligar cada um dos blocos de tomadas, individualmente. Que blocos é que sugerem, e qual a razão para investir nesse bloco de tomadas.

Obrigado


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por joao-pt »

Compra Legrand ou APC que dificilmente te darão problemas.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por edeluz »

Pretendo fazer isso! Não me importo de dar um pouco mais e ficar mais seguro.

Que aspecto devo considerar na escolha de um bloco deste gênero?
Existem alguns com fusíveis? Ou disjuntor embutido?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por joao-pt »

Se é para usares apenas tu deixa na mesma essas que tens a uso, instalas interruptores para cada uma, se vires que se justifica protecção local, montas aí disjuntor e eventualmente interruptor diferencial.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por edeluz »

joao.pt Escreveu: 07 mai 2017, 17:45 Se é para usares apenas tu deixa na mesma essas que tens a uso, instalas interruptores para cada uma, se vires que se justifica protecção local, montas aí disjuntor e eventualmente interruptor diferencial.
Excelente dica! Já andava com isso em mente!
Assim protejo o resto da casa da minha bancada! O esquema do quadro seria mais ou menos assim:

Tomada na parede (onde vai ficar "pendurado" o quadro);
Disjuntor (para proteção contra curto circuito)
Interruptor diferencial (protecção contra sobre cargas)
4 tomadas com um interruptor cada, para on/off das mesmas (nesta tomadas ligava os blocos de tomadas que precisasse) - porque neste momento tenho que andar a fazer séries de blocos de tomadas - pendurar umas nas outras!;

Nota: este quadro fica ao lado da tomada na parede, pois é esta que o alimenta!

O que achas?
Obrigado
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por joao-pt »

Acho que devias fazer um circuito directo do quadro geral para esse quadro de bancada.
edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 17:52 Disjuntor (para proteção contra curto circuito)
Interruptor diferencial (protecção contra sobre cargas)
O interruptor diferencial não é essa a protecção que dá.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por edeluz »

joao.pt Escreveu: 07 mai 2017, 18:05 Acho que devias fazer um circuito directo do quadro geral para esse quadro de bancada.
edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 17:52 Disjuntor (para proteção contra curto circuito)
Interruptor diferencial (protecção contra sobre cargas)
O interruptor diferencial não é essa a protecção que dá.
Não posso, pois trata-se de uma casa! Tenho que partir da tomada. Quais serão os problemas se assim o fizer?

Sim, o interruptor diferencial protege os utilizadores de contactos directos e indirectos para com a electricidade. Enquanto que o diferencial, que tem a chapa bimetálica, desliga caso exista sobre corrente, por exemplo vários aparelhos de potências altas ligados todos no mesmo ponto.

Certo?
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por Mário »

Boas
edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 18:10
joao.pt Escreveu: 07 mai 2017, 18:05 Acho que devias fazer um circuito directo do quadro geral para esse quadro de bancada.
edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 17:52 Disjuntor (para proteção contra curto circuito)
Interruptor diferencial (protecção contra sobre cargas)
O interruptor diferencial não é essa a protecção que dá.
Não posso, pois trata-se de uma casa! Tenho que partir da tomada. Quais serão os problemas se assim o fizer?
Sim, o interruptor diferencial protege os utilizadores de contactos directos e indirectos para com a electricidade. Enquanto que o diferencial, que tem a chapa bimetálica, desliga caso exista sobre corrente, por exemplo vários aparelhos de potências altas ligados todos no mesmo ponto.
Certo?
Que confusão!

Diferencial, protege de "passagens de corrente à terra" para "não dar choque".
O diferencial pode ser:
Interruptor diferencial.
ou
Disjuntor diferencial.
O disjuntor é que limita a potencia, e protege dos curtos-circuitos.

O interruptor só serve para ligar ou desligar. Pode é ter diferencial incorporado.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
elektor
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 25 ago 2017, 23:38
Enviou: 2 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por elektor »

edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 17:25 Existem alguns com fusíveis? Ou disjuntor embutido?
Não sei se já tomou uma decisão, mas tenho vários blocos da APC há já vários anos, ligo e desligo todos os dias e nunca tive problemas. O modelo dos meus blocos tem fusível.

Lembro-me que na altura que andei a pesquisar blocos, a Schneider também tinha blocos deste tipo.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Bloco de Tomadas com On/Off

Mensagem por nelmindo »

elektor Escreveu: 31 ago 2017, 00:20
edeluz Escreveu: 07 mai 2017, 17:25 Existem alguns com fusíveis? Ou disjuntor embutido?
Não sei se já tomou uma decisão, mas tenho vários blocos da APC há já vários anos, ligo e desligo todos os dias e nunca tive problemas. O modelo dos meus blocos tem fusível.

Lembro-me que na altura que andei a pesquisar blocos, a Schneider também tinha blocos deste tipo.
A Schneider tem, porque a APC é da Schneider.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”