Certificação de Quadros Eléctricos

HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Boas,

Agora ficou tudo mais claro.

A minha maior preocupação então terá de ser nas obras públicas. Eu não estou inscrito na DGEG mas na Ordem dos Engenheiros.

Espero que seja suficiente.

Cumprimentos,


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se está inscrito na Ordem dos Engenheiros, melhor ainda.

HTeixeira Escreveu:Boas,

Agora ficou tudo mais claro.

A minha maior preocupação então terá de ser nas obras públicas. Eu não estou inscrito na DGEG mas na Ordem dos Engenheiros.

Espero que seja suficiente.

Cumprimentos,
Cpts.
Energy
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Boas mais uma vez.

Agora estou a ver os equipamentos necessário para certificar os quadros.

Temos um medidor de resistência de isolamento, mas quando à medição da rigidez dieléctrica, não encontro o equipamento necessário na não ser em tudo em 1 tipo este.

Têm conhecimento de equipamentos mais simples, de função unica?

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por nelmindo »

HTeixeira Escreveu:Boas mais uma vez.

Agora estou a ver os equipamentos necessário para certificar os quadros.

Temos um medidor de resistência de isolamento, mas quando à medição da rigidez dieléctrica, não encontro o equipamento necessário na não ser em tudo em 1 tipo este.

Têm conhecimento de equipamentos mais simples, de função unica?

Cumprimentos,
Existir existe, só que constumam ser tão ou mais caros que esse que mostrou.
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Já alguém fez o teste da medição de rigidez dieléctrica de um quadro pré-montado? Ando a fazer uma pesquisa e não encontro nenhum procedimento concreto para quadros eléctricos.

O artigo que disponibilizaram aqui da Merlin Gerin, falam que em alternativa ao ensaio da rigidez dieléctrica, pode ser feito apenas a medida da resistência de isolamento. Este teste é bem mais simples e menos dispendioso de realizar do que a da rigidez dieléctrica.

Este teste é essencial?

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por Mário »

Boas

O teste da medição de rigidez dieléctrica é um teste também chamado "Hi-pot" (muito importante) que pode ser destrutivo, só se faz uma vez ou em casos muito especiais. Creio que é feito com o minimo de 1.5kV

O teste de resistencia de isolamento não é destrutivo. É o tal, quando se diz medir com o "mega"

O 1º custa dos mil para cima.
O 2º custa dos mil para baixo.

Não esqueças de ter registo automático dos valores, há aparelhos que o fazem. Creio que vai passar para 2.5kV o mínimo de tensão de teste. (seja no 1º ou no 2º)

Procura aqui no forum porque já foi falado em tempos passados.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Boas,

Num quadro eléctrico já construído, é realizado um ensaio destrutivo?
BLima
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 754
Registado: 12 jan 2008, 00:53
Localização: Funchal
Enviou: 17 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por BLima »

Penso que um teste de rigidez dieléctrica é feito apenas em fábricas. Os dispositivos que são submetidos a esse ensaio são posteriormente destruídos, pois a sua integridade já não é assegurada.
Atentamente,
Bruno
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
M4I - Manutenção Industrial
e-mail: [email protected]
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

É essa ideia que eu tenho, agora gostava de saber, porque é que um quadro eléctrico feito numa empresa e vendido a outra (tenho comprado vários para instalar já equipados), têm na declaração de conformidade o teste de rigidez dieléctrica, resistência de isolamento, e continuidade do circuito de terra.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por Mário »

Boas
HTeixeira Escreveu:É essa ideia que eu tenho, agora gostava de saber, porque é que um quadro eléctrico feito numa empresa e vendido a outra (tenho comprado vários para instalar já equipados), têm na declaração de conformidade o teste de rigidez dieléctrica, resistência de isolamento, e continuidade do circuito de terra.
Quando digo
"O teste da medição de rigidez dieléctrica é um teste também chamado "Hi-pot" (muito importante) que pode ser destrutivo, só se faz uma vez ou em casos muito especiais. Creio que é feito com o minimo de 1.5kV"

É um teste que pode ser destrutivo!.
Se ao aplicares a tensão de teste, houver um defeito (passagem de tensão) entre condutores activos (fase/fase ou fase/neutro) e a terra, posso garantir que tens um ensaio destrutivo. Se aplicares o descrito acima e não houver passagem não há destruição, o que representa que o equipamento está de acordo com as normas.

"O teste da medição de rigidez dieléctrica é um teste também chamado "Hi-pot" (muito importante) que pode ser destrutivo, só se faz uma vez ou em casos muito especiais."

O teste rigidez dieléctrica é aplicar a tensão de ensaio directamente.

De grosso modo é assim;

Uma serie de 230V com a lâmpada de 15W, tens uma determinada resistencia, mas se for de 100W tens outra resistencia.
Se estiveres a verificar por ex: um motor ou cabo, podes ter o caso que com 15W não tens passagem (a lampada não acende), mas com a de 100w já acende.
Se aplicares a tensão directamente sem lâmpada, vai dar curto-circuito (é um teste rigidez dieléctrica)

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Boas,

Segundo o que andei a pesquisar, este teste é feito sobre o isolamento de maneira a durante um determinado tempo e segundo a norma, a 2500V no caso de quadros trifasicos.

Uma vez que a rigidez dielectrica é o "valor limite de campo elétrico aplicado sobre a espessura do material (kV/mm), sendo que, a partir deste valor, os átomos que compõem o material se ionizam e o material dielétrico deixa de funcionar como um isolante." Então o teste e segundo um ensaio que vi a partir de uma pesquisa pela palavra chave que disse "hi-pot", é feito entre um polo e o isolamento, neste caso o quadro.

Agora, no caso concreto dos quadros eléctricos, gostava de saber se os disjuntores podem estar todos armados ou não e se se faz o teste nos polos fase já a montante do quadro ou na entrada.

Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por Mário »

Boas "HTeixeira"

Não digas que eu disse. Faz só entrada, barramento, e saída . Atenção se houver plc, "eles não gostam"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Pronto, encontrei aquilo que necessitava.

Simples e rápido: http://www.youtube.com/watch?v=DGC5gJdwJiw

Cumps,
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8065
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 216 vezes

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por Mário »

HTeixeira Escreveu:Pronto, encontrei aquilo que necessitava.
Simples e rápido: http://www.youtube.com/watch?v=DGC5gJdwJiw
Cumps,
Se procurares lá por IEC 61439, vês muita informação, alguma com "estoiros"

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
HTeixeira
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 02 abr 2011, 00:22
Localização: Castelo Branco

Re: Certificação de Quadros Eléctricos

Mensagem por HTeixeira »

Sim, porque existem dois tipos do teste dieléctrico.

O de breakdown e o withstand.

Passo a transcrever:

"What kinds of high voltage tests are there?

There are three common high voltage tests.

Dielectric Breakdown Test
Dielectric Withstanding Test
Insulation Resistance Test

What is "dielectric breakdown testing?"

With dielectric breakdown testing you are trying to answer the question "How much voltage can I apply between the wires before the insulation fails?" You increase the voltage until the current suddenly increases. You are finding the highest voltage the cable can stand before it fails. Once the cable fails it is usually damaged or destroyed.

What is "dielectric withstand testing" (DW)?

In dielectric withstand testing you are trying to answer the question "Will this cable withstand a required voltage for a required time?" You apply the voltage for the amount of time and watch the current that flows. Ideally no current flows and the cable is not harmed."

Ou seja, encontramos vários ensaios destrutivos para ver os limites de tensão suportada mas poucos testes sobre a capacidade do cabo/armário em aguentar uma determinada tensão durante um limite de tempo.
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”