Dúvida disjuntor 16A ou 20A

zimzurelho
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 09 nov 2010, 13:50

Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por zimzurelho »

boas,

Nuns anexos tenho um frigorífico, uma maq lavar, uma de secar e ainda um termo-acumulador de 1800w.
Os anexos apenas têm um cabo unifilar de 2.5mm para alimentar tudo.
Claro que nunca estão todos em simultaneo em funcionamento, mas podem estar 2 ou 3..
A minha dúvida está em colocar um disjuntor de 16A ou 20A para evitar que o cabo derreta?
Já tentei passar outro cabo de 4mm, mas é muito complicado...
obg


Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por Duzia12 »

É assim o cabo de 2,5 mm^2 pode ser protegido por 20 A. No enetanto as tomadas são de in=16 A logo se fizer derivações da mesma com ficha trifásica, pode o consumo ser superior a 16 A e queimar a tomada, motivo pelo que no geral In=16 A e não de 20 A, agora cada caso é um caso e cada um tem de analizar, se cada máquina está só numa tomada pode aumentar para 20A, mas...
zimzurelho
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 09 nov 2010, 13:50

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por zimzurelho »

Nos anexos tenho 4 fichas (uma para cada aparelho) vindas de um pequeno quadro, tudo com fio de 2.5mm
A minha dúvida está no fio que leva para lá a energia (cerca de 15m) poder aquecer e derreter.
À entrada desse mini quadro tenho é duvidas se posso por disjuntor de 20A ou de 16A.
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por Duzia12 »

4 fichas ou 4 tomadas?

Se é fichas não podes mudar para 20 A.

Já disse que o cabo de 2,5mm^2 aguenta 20 A.

by...dúzia12
zimzurelho
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 09 nov 2010, 13:50

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por zimzurelho »

são 4 tomadas.

Queria saber mesmo isso, que o fio de 2.5mm aguenta até 20A.
obrigado.
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por mpinto »

zimzurelho Escreveu:são 4 tomadas.

Queria saber mesmo isso, que o fio de 2.5mm aguenta até 20A.
obrigado.
Dependendo do método de referencia, do nº de cabos, do tipo de isolamento, da distancia, pode ir até 36A ou 32A se dois ou três condutores carregados, pelo método de referência E,F ou G se cobre e XLPE, ver Regras técnicas Quadro 52-C11
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por joaoosvaldo »

mpinto Escreveu:
zimzurelho Escreveu:são 4 tomadas.

Queria saber mesmo isso, que o fio de 2.5mm aguenta até 20A.
obrigado.
Dependendo do método de referencia, do nº de cabos, do tipo de isolamento, da distancia, pode ir até 36A ou 32A se dois ou três condutores carregados, pelo método de referência E,F ou G se cobre e XLPE, ver Regras técnicas Quadro 52-C11
Segundo percebi trata-se de uma Moradia pelo que esses métodos de referência não se aplicam (penso que na Moradia a canalização não é em esteira). Se a canalização é em tubo embebido nos elementos da construção o método de referência a aplicar é o B. Desta forma e para o método de referência B a corrente admissível para os condutores de 2.5mm2 (H07V-U, penso ser estes os que existem na instalação) é de 24A (condutores de cobre e com isolamento a PVC) para uma canalização monofásica (2 condutores carregados).

Ou seja, em termos de proteção da canalização podia utilizar o disjuntor de 20A mas não deve é devido ao que já foi referido porque o In das tomadas é de 16A.
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por mpinto »

joaoosvaldo Escreveu:
mpinto Escreveu:
zimzurelho Escreveu:são 4 tomadas.

Queria saber mesmo isso, que o fio de 2.5mm aguenta até 20A.
obrigado.
Dependendo do método de referencia, do nº de cabos, do tipo de isolamento, da distancia, pode ir até 36A ou 32A se dois ou três condutores carregados, pelo método de referência E,F ou G se cobre e XLPE, ver Regras técnicas Quadro 52-C11
Segundo percebi trata-se de uma Moradia pelo que esses métodos de referência não se aplicam (penso que na Moradia a canalização não é em esteira). Se a canalização é em tubo embebido nos elementos da construção o método de referência a aplicar é o B. Desta forma e para o método de referência B a corrente admissível para os condutores de 2.5mm2 (H07V-U, penso ser estes os que existem na instalação) é de 24A (condutores de cobre e com isolamento a PVC) para uma canalização monofásica (2 condutores carregados).

Ou seja, em termos de proteção da canalização podia utilizar o disjuntor de 20A mas não deve é devido ao que já foi referido porque o In das tomadas é de 16A.
João Osvaldo, não tome a minha interveção como uma chamada de atenção nem estou a desdizer o que disse, simplesmente, procurei dizer apenas que depende de vários factores e apontei o limite máx.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por ENERGY »

zimzurelho Escreveu:Nos anexos tenho 4 fichas (uma para cada aparelho) vindas de um pequeno quadro, tudo com fio de 2.5mm
A minha dúvida está no fio que leva para lá a energia (cerca de 15m) poder aquecer e derreter.
À entrada desse mini quadro tenho é duvidas se posso por disjuntor de 20A ou de 16A.
Boas
Parece que a duvida é na proteção 16/20A da derivação entre quadro geral e quadro parcial dos anexos.
O quadro parcial dos anexos parece ter 4 circuitos a fio 2.5mm que alimentam 4 tomadas (fichas) uma para cada equipamento.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por joaoosvaldo »

ENERGY Escreveu:
zimzurelho Escreveu:Nos anexos tenho 4 fichas (uma para cada aparelho) vindas de um pequeno quadro, tudo com fio de 2.5mm
A minha dúvida está no fio que leva para lá a energia (cerca de 15m) poder aquecer e derreter.
À entrada desse mini quadro tenho é duvidas se posso por disjuntor de 20A ou de 16A.
Boas
Parece que a duvida é na proteção 16/20A da derivação entre quadro geral e quadro parcial dos anexos.
O quadro parcial dos anexos parece ter 4 circuitos a fio 2.5mm que alimentam 4 tomadas (fichas) uma para cada equipamento.
Se for este o caso na derivação entre o quadro geral e o parcial pode colocar condutores de 2.5mm2 e protegidos por disjuntor de 20A ao nível do quadro geral não existe qualquer problema. No quadro parcial depois os circuitos devem ser protegidos por disjuntores de 16A e condutores de 2.5mm2.

Posto isto e embora possa fazer como descrevi acima o ideal na derivação entre o quadro geral e o parcial seriam condutores de 4mm2 e protegidos por disjuntor de 25A (canalização monofásica).
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por nelmindo »

existem várias dúvidas sobre a instalação que tem. Antes de o pessoal poder ajudar melhor, convém que as esclareça:

Tem um cabo que vem de um quadro?
O cabo sai desse quadro e entra em outro, dentro dos anexos?
O quadro dos anexo, é um quadro que dá para meter disjuntores ou é apenas uma caixa de derivação?
Avatar do Utilizador
toze pires
Curioso
Curioso
Mensagens: 11
Registado: 17 dez 2012, 15:23
Localização: Porto

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por toze pires »

Viva se a instalaçaõ for embebida convem ver como estaõ feitas as derivações, se for na tomada convinha meter uns wagos
depois ve a potencia das maquinas que vam trabalhar em silmutanio e utiliza a lei de OHM I=Pw:U ex: I=2000w:230V=8,6A.
Atenção as distancias.
zimzurelho
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 09 nov 2010, 13:50

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por zimzurelho »

nelmindo Escreveu:existem várias dúvidas sobre a instalação que tem. Antes de o pessoal poder ajudar melhor, convém que as esclareça:

Tem um cabo que vem de um quadro?
O cabo sai desse quadro e entra em outro, dentro dos anexos?
O quadro dos anexo, é um quadro que dá para meter disjuntores ou é apenas uma caixa de derivação?
Viva,

Tenho um cabo de 2.5mm que vem do quadro principal da habitação. No quadro principal, devido a dificuldade em colocar mais um disjuntor, o cabo está ligado no disjuntor geral de 40A (instalação antiga, sei que não devia estar assim). A habitação é alimentada por 30A monofasica
Instalei um mini quadro no anexos, com vários disjuntores (um para cada tomada de 16A cada). Mas na entrada desse quadro queria colocar um de 20A, e evitar assim que o fio de 2.5mm entre a habitação e os anexo possa derreter.

Antigamente o anexos só tinham uma lâmpada e uma tomada com o termo-acumulador. Agora como tenho mais electrodomésticos queria precaver-me.
Obrigado a todas pelas respostas.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por ENERGY »

Boas
Deve instalar o disjuntor de 20A no quadro geral, e não ter o fio de 2.5mm ligado em cima de um interruptor de 40A, que em nada protege o fio de 2.5mm.
No quadro dos anexos deve colocar como corte geral um ID 2x25x30mA.
Assimm consegue ter alguma proteção.
zimzurelho Escreveu:
nelmindo Escreveu:existem várias dúvidas sobre a instalação que tem. Antes de o pessoal poder ajudar melhor, convém que as esclareça:

Tem um cabo que vem de um quadro?
O cabo sai desse quadro e entra em outro, dentro dos anexos?
O quadro dos anexo, é um quadro que dá para meter disjuntores ou é apenas uma caixa de derivação?
Viva,

Tenho um cabo de 2.5mm que vem do quadro principal da habitação. No quadro principal, devido a dificuldade em colocar mais um disjuntor, o cabo está ligado no disjuntor geral de 40A (instalação antiga, sei que não devia estar assim). A habitação é alimentada por 30A monofasica
Instalei um mini quadro no anexos, com vários disjuntores (um para cada tomada de 16A cada). Mas na entrada desse quadro queria colocar um de 20A, e evitar assim que o fio de 2.5mm entre a habitação e os anexo possa derreter.

Antigamente o anexos só tinham uma lâmpada e uma tomada com o termo-acumulador. Agora como tenho mais electrodomésticos queria precaver-me.
Obrigado a todas pelas respostas.
Cpts.
Energy
Pauloapolo
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 12 nov 2012, 18:49
Localização: Faro

Re: Dúvida disjuntor 16A ou 20A

Mensagem por Pauloapolo »

Ola coloca de 16A e deixa o termocumulador independente, do resto.... Ate pq o termocumulador com essa potencia um de 10A da mt bem para o termocumulador...

Cump
Paulo Apolo
Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”