Malha de terra

Responder
LMEngineer
Curioso
Curioso
Registado: 11 nov 2018, 04:48
Profissão: Engº Eletrotécnico

Malha de terra

Mensagem por LMEngineer »

Boas pessoal!

Estou a fazer um projeto de um edifício multifamiliar (a edificar) e estou a propor uma rede de terras do tipo malha. Estou a usar uma especificação tipo da OBO sendo que eles nos seus pormenores colocam as ligações entre as fitas de aço e entre as fitas e o ferro da construção. No entanto também indicam nos mesmos pormenores que a malha não poderá ter mais que 20x20m e sinceramente não faço ideia o porquê de tal exigência. Nas regras técnicas não encontrei nada que fizesse referência a esta situação.

Alguém me consegue esclarecer?

Obrigado.

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Profissão: pre- oficial
Enviou: 116 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Malha de terra

Mensagem por pedro caetano »

boas. envio este pdf da obo talvez lhe diga alguma coisa. cump
Auswahlhilfe_Erdung_pt.pdf
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem, tem de estar registado.

LMEngineer
Curioso
Curioso

pedro caetano Escreveu:
26 dez 2019, 13:51
boas. envio este pdf da obo talvez lhe diga alguma coisa. cumpAuswahlhilfe_Erdung_pt.pdf
Obrigado pela informação. No entanto já tinha visto esse pdf e não encontrei o porquê dos 20x20m. Apenas me apercebi que quando temos um sistema de proteção contra descargas a malha deverá ser 10x10m.

Não basta apenas, como é o caso no meu projecto, fazer uma malha à volta do edifício com 20x35m por exemplo e colocar eléctrodos de terra em cada canto?

pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Profissão: pre- oficial
Enviou: 116 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas uma coisa que reparei foi que no seu caso a medida da malha foi para a escala maxima que é a 4, isto é conforme é o edificio assim é a proteção. abaixo dessa existem mais 3, a 1 tem apenas 5m a 2 tem 10m e a 3 tem 15m. não sera talvez a explicação. cump

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por ohmico »

Boas,

trata-se de alguma subestação?

Mesmo que se tratasse de incluir um PT, a área deste é que tinha de ter um tratamento mais cuidado.

As redes de terra são feitas à dimensão das instalações que devem proteger, não conhecendo o caso, parece-me que está a complicar e encarecer a obra.

Parece-me o suficiente executar um anel à volta das fundações com ligações ao ferro das armaduras.

Ohmico

LMEngineer
Curioso
Curioso

ohmico Escreveu:
27 dez 2019, 22:43
Boas,

Mesmo que se tratasse de incluir um PT, a área deste é que tinha de ter um tratamento mais cuidado.

As redes de terra são feitas à dimensão das instalações que devem proteger, não conhecendo o caso, parece-me que está a complicar e encarecer a obra.

Parece-me o suficiente executar um anel à volta das fundações com ligações ao ferro das armaduras.

Ohmico
Boas!

Indiquei logo na primeira mensagem que era um edifício multifamiliar a construir de raiz (15 frações e um total de 4 pisos, sendo um deles cave).
Também sou da opinião de que, tendo em conta o tipo de instalação que estou a falar, um anel à volta das fundações é suficiente. Aquilo que não percebo é o porquê de a OBO indicar que a malha deverá ser 20x20m no máximo. Será um "fator de cagaço" para salvaguarda da parte deles?

Obrigado!

Cumps
LMEngeneer

ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Mensagem por ohmico »

LMEngineer Escreveu:
30 dez 2019, 03:34
ohmico Escreveu:
27 dez 2019, 22:43
Boas,

Ohmico
Boas!

Indiquei logo na primeira mensagem que era um edifício multifamiliar a construir de raiz (15 frações e um total de 4 pisos, sendo um deles cave).
Também sou da opinião de que, tendo em conta o tipo de instalação que estou a falar, um anel à volta das fundações é suficiente. Aquilo que não percebo é o porquê de a OBO indicar que a malha deverá ser 20x20m no máximo. Será um "fator de cagaço" para salvaguarda da parte deles?

Obrigado!

Cumps
LMEngeneer
Boas,

porque é que não os questiona?

Ohmico

Responder

Voltar para “Proteção Elétrica”