Instalação/Proteção para carregamento de VE

Responder
Damien
Curioso
Curioso
Registado: 22 jan 2021, 21:51

Instalação/Proteção para carregamento de VE

Mensagem por Damien »

Boas, recentemente comprei um carro elétrico.
Incialmente carregava na tomada comum a 10A, mas é muito demorado para o meu uso, neste momento instalei um disjuntor 2P, neutro e fase de 16A e carrego com uma tomada azul 2P+T a 16A. Quero proteger o carregamento do carro com uma instalação elétrica apenas para o mesmo e com mais capacidade. Pretendo carregar a 11kW na casa com instalação trifásica quando necessário e na casa com instalação monofasica a 7.4kW. Já tenho os carregadores, apenas me falta a instalação para os mesmos, não são fixos, são dos portáteis de ligar a tomadas industriais. O de 7.4kW utiliza uma tomada azul de 32A 2P+terra e o trifásico utiliza a tomada vermelha de 16A 5P+terra. Em ambos os casos a instalação terá de ser feita do quadro principal para o estacionamento em frente à garagem cerca de 25 metros de cabo. Não tenho espaço no quadro secundário das garagens. Gostava de saber as especificações do cabo e a proteção que devo colocar no quadro. Pelo que entendi tenho de colocar um diferencial do tipo B, mas de quantos mA? E o disjuntor de quantos amperes e qual as especificações? Também quero colocar no quadro a proteção contra surtos de tensão. As tomadas vão ficar no exterior da casa, podem apanhar com chuva? No caso de não poder qual é a solução aconselhada? Obrigado.
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”