Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

CaueGoten
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 18 set 2021, 23:54
Localização: São Paulo
Enviou: 3 vezes

Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por CaueGoten »

Olá pessoal, eu tenho dentro de casa um quadro onde existem 3 disjuntores de 25a, um para o 127v da casa geral e 2 pra o chuveiro de 220v. Eu quero trocar meu chuveiro atual de 5.500W para um de 6.800W, ele pede uma fiação de 6mm e disjuntor de 32a, a fiação atual que uso é cabo de 4mm rígido daqueles antigos e 2 disjuntor de 25a, com 10 minutos de banho ele desarma, pois troquei os 3 disjuntores, antes eram 3 de 25a daqueles pretos, troquei por 3 de 25a tbm só que branco, da marca Steck, e agora nem o chuveiro atual ele aguenta mais de 10min, imagina um mais potente, e daí meus problemas começaram, 10 min de banho e ele já desarma. Gostaria de saber se eu posso trocar apenas os 2 disjuntor de 25a que fornecem energia pro chuveiro, por 2 de 40a e manter o de 25a da Steck para o 127v da casa geral, ficando assim:

1 Steck 25a para o 127v
2 Soprano Nema de 40a para o chuveiro (https://www.eletroluz.net/131/disjuntor ... 6LEALw_wcB)
e trocar a fiação que vai pro chuveiro, tirar esse fio rígido de 4mm e colocar flexível de 6mm.

É possível fazer essa combinação, ou preciso comprar 3 de 40a da mesma marca?

Deixo uma imagem para verem como está atualmente o quadro elétrico
:

IMG_20210918_190239.jpg


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por joao-pt »

Antes de tudo importa referir que estamos a falar de uma instalação elétrica no Brasil.

Disjuntor preto e disjuntor branco são, de forma mais correta, disjuntor NEMA (América) e disjuntor DIN (Europa).

Para um chuveiro de 5500 W e uma tensão de 220 V, teremos uma corrente de 25 A, se tivermos a montante um disjuntor de 25 A, é normal que ele dispare, já que é essa a função dele, proteger os condutores caso a corrente seja superior a 25 A. Tendo em conta a carga (chuveiro), sabemos que o valor da corrente não é sempre o mesmo desde t=0s até t de disparo do disjuntor.

O que acontece para disparar com o disjuntor DIN e não disparar com o disjuntor NEMA, é que a construção de ambos é diferente, de uma forma muito básica poderíamos dizer que o disjuntor DIN é mais sensível, isso está relacionado com a forma de construção e consequente curva de disparo.

Solução: Substituir os condutores de 4 mm² por condutores de 6 mm² e substituir o disjuntor de 25 A por disjuntor de 32 A.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por rainbow »

CaueGoten Escreveu: 19 set 2021, 00:22 Olá pessoal, eu tenho dentro de casa um quadro
Isso é um quadro eléctrico???
CaueGoten
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 18 set 2021, 23:54
Localização: São Paulo
Enviou: 3 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por CaueGoten »

joao-pt Escreveu: 19 set 2021, 09:53 Antes de tudo importa referir que estamos a falar de uma instalação elétrica no Brasil.

Disjuntor preto e disjuntor branco são, de forma mais correta, disjuntor NEMA (América) e disjuntor DIN (Europa).

Para um chuveiro de 5500 W e uma tensão de 220 V, teremos uma corrente de 25 A, se tivermos a montante um disjuntor de 25 A, é normal que ele dispare, já que é essa a função dele, proteger os condutores caso a corrente seja superior a 25 A. Tendo em conta a carga (chuveiro), sabemos que o valor da corrente não é sempre o mesmo desde t=0s até t de disparo do disjuntor.

O que acontece para disparar com o disjuntor DIN e não disparar com o disjuntor NEMA, é que a construção de ambos é diferente, de uma forma muito básica poderíamos dizer que o disjuntor DIN é mais sensível, isso está relacionado com a forma de construção e consequente curva de disparo.

Solução: Substituir os condutores de 4 mm² por condutores de 6 mm² e substituir o disjuntor de 25 A por disjuntor de 32 A.

Muito obrigado amigo pela resposta, sem vir com ironias e deboches, não trabalho na área, entendo sim mas pouco, e não o suficiente, claro que não serei eu a fazer esse serviço pois não tenho os conhecimentos necessários, apenas quis vir tirar essa dúvida para que o próximo eletricista q eu contratar não tente me passa a perna e me enrolar. A dúvida era essa, se poderia deixar 2 de 32a ou 40a e 1 de 25a, mas o melhor a se fazer é trocar logo os 3 por 32a e os fios por 6mm certo, obrigado.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por Mário »

Boas,
rainbow Escreveu: 19 set 2021, 16:01
CaueGoten Escreveu: 19 set 2021, 00:22 Olá pessoal, eu tenho dentro de casa um quadro
Isso é um quadro eléctrico???
Para nós não é. Mas no Brasil e outras países, a classificação de quadro, é onde está os fusíveis ou disjuntor da habitação.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por mromeiro »

CaueGoten Escreveu: 19 set 2021, 20:39
joao-pt Escreveu: 19 set 2021, 09:53 Antes de tudo importa referir que estamos a falar de uma instalação elétrica no Brasil.

Disjuntor preto e disjuntor branco são, de forma mais correta, disjuntor NEMA (América) e disjuntor DIN (Europa).

Para um chuveiro de 5500 W e uma tensão de 220 V, teremos uma corrente de 25 A, se tivermos a montante um disjuntor de 25 A, é normal que ele dispare, já que é essa a função dele, proteger os condutores caso a corrente seja superior a 25 A. Tendo em conta a carga (chuveiro), sabemos que o valor da corrente não é sempre o mesmo desde t=0s até t de disparo do disjuntor.

O que acontece para disparar com o disjuntor DIN e não disparar com o disjuntor NEMA, é que a construção de ambos é diferente, de uma forma muito básica poderíamos dizer que o disjuntor DIN é mais sensível, isso está relacionado com a forma de construção e consequente curva de disparo.

Solução: Substituir os condutores de 4 mm² por condutores de 6 mm² e substituir o disjuntor de 25 A por disjuntor de 32 A.

Muito obrigado amigo pela resposta, sem vir com ironias e deboches, não trabalho na área, entendo sim mas pouco, e não o suficiente, claro que não serei eu a fazer esse serviço pois não tenho os conhecimentos necessários, apenas quis vir tirar essa dúvida para que o próximo eletricista q eu contratar não tente me passa a perna e me enrolar. A dúvida era essa, se poderia deixar 2 de 32a ou 40a e 1 de 25a, mas o melhor a se fazer é trocar logo os 3 por 32a e os fios por 6mm certo, obrigado.
Se a única alteração que tem é o chuveiro, apenas necessita de trocar os disjuntores do chuveiro e os respetivos fios.
O outro é opcional, e apenas o deverá alterar se pretender mudar os fios da casa toda, e deixar assim a instalação preparada para colocar mais aparelhos a funcionar em simultâneo.

Outro assunto que aqui não foi focado, mas que é importante, é que caso não tenha um interruptor diferencial ou disjuntor diferencial, uma vez que está a mexer na instalação, poderia aproveitar para colocar um, já que estes protegem em caso de haver uma fuga de corrente para a terra (por exemplo alguém apanhar um choque elétrico).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por luisilva78 »

Diferencial!? Não vejo nenhum condutor de protecção nesse quadro, por isso protecção contra contactos indirectos nunca vai ter. Ou seja não vai proteger contra fugas para a terra mas contra fugas para o corpo.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por ohmico »

Boas,

esse chuveiro devia ser protegido por um disjuntor bipolar, não por dois unipolares. Trata-se de circuito bifásico.

Ohmico
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

Eu sei que isto é um fórum, e é suposto ajudar-mos uns aos outros.
Mas há situações que às vezes deixam-me "baralhado".
Por acaso, alguém reparou nos "pormenores" da foto do suposto quadro? Os fios, os parafusos, a fita isoladora (provavelmente, de pintura).
Mário Escreveu: 19 set 2021, 21:15 Boas,
rainbow Escreveu: 19 set 2021, 16:01
CaueGoten Escreveu: 19 set 2021, 00:22 Olá pessoal, eu tenho dentro de casa um quadro
Isso é um quadro eléctrico???
Para nós não é. Mas no Brasil e outras países, a classificação de quadro, é onde está os fusíveis ou disjuntor da habitação.

Cump
Mário
Mário, acho que percebeste a pergunta...ou não? ;)
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por Mário »

Boas
rainbow Escreveu: 20 set 2021, 17:11 Boa tarde.
Eu sei que isto é um fórum, e é suposto ajudar-mos uns aos outros.
Mas há situações que às vezes deixam-me "baralhado".
Por acaso, alguém reparou nos "pormenores" da foto do suposto quadro? Os fios, os parafusos, a fita isoladora (provavelmente, de pintura).
Mário Escreveu: 19 set 2021, 21:15 Boas,
rainbow Escreveu: 19 set 2021, 16:01
CaueGoten Escreveu: 19 set 2021, 00:22 Olá pessoal, eu tenho dentro de casa um quadro
Isso é um quadro eléctrico???
Para nós não é. Mas no Brasil e outras países, a classificação de quadro, é onde está os fusíveis ou disjuntor da habitação.
Cump
Mário
Mário, acho que percebeste a pergunta...ou não? ;)
Percebi.
Há pessoal que não tem noção dos riscos com a electricidade.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por mromeiro »

luisilva78 Escreveu: 20 set 2021, 14:02 Diferencial!? Não vejo nenhum condutor de protecção nesse quadro, por isso protecção contra contactos indirectos nunca vai ter. Ou seja não vai proteger contra fugas para a terra mas contra fugas para o corpo.
Não tem, mas não sabemos se tem noutro ponto da instalação.
O chuveiro tem partes metálicas e está em contacto com a água, por isso em caso de avaria no chuveiro, alguma da eletricidade vai acabar por passar para a terra mesmo que não esteja a apanhar choque.
De qualquer das formas, o mais importante é mesmo proteger contra choque elétrico, até porque um choque elétrico estando com com o corpo molhado costuma ser ainda mais grave.
Aqui em Portugal, julgo ser obrigatório ter em casas de banho (banheiros) a proteção de diferencial de 30 mA (o mais sensível que conheço).
Eu coloquei por opção logo na entrada do quadro, e assim tenho a casa toda com essa proteção.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por luisilva78 »

mromeiro Escreveu: 20 set 2021, 22:03
luisilva78 Escreveu: 20 set 2021, 14:02 Diferencial!? Não vejo nenhum condutor de protecção nesse quadro, por isso protecção contra contactos indirectos nunca vai ter. Ou seja não vai proteger contra fugas para a terra mas contra fugas para o corpo.
Não tem, mas não sabemos se tem noutro ponto da instalação.
O chuveiro tem partes metálicas e está em contacto com a água, por isso em caso de avaria no chuveiro, alguma da eletricidade vai acabar por passar para a terra mesmo que não esteja a apanhar choque.
De qualquer das formas, o mais importante é mesmo proteger contra choque elétrico, até porque um choque elétrico estando com com o corpo molhado costuma ser ainda mais grave.
Aqui em Portugal, julgo ser obrigatório ter em casas de banho (banheiros) a proteção de diferencial de 30 mA (o mais sensível que conheço).
Eu coloquei por opção logo na entrada do quadro, e assim tenho a casa toda com essa proteção.
Também há diferenciais de 10mA, por exemplo este.
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por mromeiro »

luisilva78 Escreveu: 20 set 2021, 23:33
mromeiro Escreveu: 20 set 2021, 22:03
luisilva78 Escreveu: 20 set 2021, 14:02 Diferencial!? Não vejo nenhum condutor de protecção nesse quadro, por isso protecção contra contactos indirectos nunca vai ter. Ou seja não vai proteger contra fugas para a terra mas contra fugas para o corpo.
Não tem, mas não sabemos se tem noutro ponto da instalação.
O chuveiro tem partes metálicas e está em contacto com a água, por isso em caso de avaria no chuveiro, alguma da eletricidade vai acabar por passar para a terra mesmo que não esteja a apanhar choque.
De qualquer das formas, o mais importante é mesmo proteger contra choque elétrico, até porque um choque elétrico estando com com o corpo molhado costuma ser ainda mais grave.
Aqui em Portugal, julgo ser obrigatório ter em casas de banho (banheiros) a proteção de diferencial de 30 mA (o mais sensível que conheço).
Eu coloquei por opção logo na entrada do quadro, e assim tenho a casa toda com essa proteção.
Também há diferenciais de 10mA, por exemplo este.
Desconhecia a existência desses, mas também não trabalho na área.
Assim quando fizer alguma outra alteração, posso pensar em colocar um ainda mais sensível, apesar dos 30 mA atualmente ser considerado muito bom.
Obrigado pela informação
CaueGoten
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 18 set 2021, 23:54
Localização: São Paulo
Enviou: 3 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por CaueGoten »

Pessoal eu agradeço muito a todos vcs que responderam e me ajudaram, realmente os costumes aqui no Brasil para quadros residenciais são chamados de "Gambiarras" em casa que foram construídas nos anos 90 ou antes, ainda trabalham com fios de cobre rígidos, e disjuntores NEMA, aos poucos muitos estão trocando por fios de cobre flexíveis e disjuntores mais atuais, está é a realidade de muitos aqui ainda infelizmente.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Substituição de disjuntor do quadro interno da casa

Mensagem por Faiante »

Boas meus caros

Nem sequer vou comentar os erros crassos que essa instalação tem.

1º - Falta de Barramentos para ligar os fios de neutro.

2º - Falta de condutores de terra.

3º - Falta diferenciais de proteção contra contactos indirectos.

4º - Fita isoladora a isolar os condutores de neutro, em substituição do barramento de neutros.

5º - Tal como o amigo óhmico disse, falta um disjunto bipolar para o bifásico e nunca dois disjuntores unipolares.



Cptos


JAG
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”