1 tubo 2 fases e 2 neutros?

Responder
DiogoRocha85
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 ago 2021, 22:26
Localização: Lisboa

1 tubo 2 fases e 2 neutros?

Mensagem por DiogoRocha85 »

Boas,
Queria a vossa ajuda para saber se há problema na minha instalação.
Estou a remodelar a minha casa e passei muito cabo novo com passa cabos inclusive disjuntor dedicado para forno, maquina de lavar roupa e para o frigorífico.
No entanto não mexi nos quartos e já reparei e pintei tudo não tinha vontade de abrir mais rossos nos quartos.

A questão em causa

Tinha um tubo de pvc a ir da caixa de um quarto para uma tomada que alimentava três tomadas com cabo de 1,5mm.

Para alem do cabo não me parecer suficientemente grosso sei que ligar duas tomadas a um condutor por si não seria um problema, agora 3 tomadas fiquei com algum receio então toca a passar mais dois cabos no mesmo tubo de 2,5mm (mais uma fase e um neutro, não tenho terra nos quartos).

Liguei então o de 2,5 a uma tomada que puxa para outra e o de 1,5 a uma única tomada.
Agora a minha questão aparece depois de ler que não é aconselhado passar mais do que um par de cabos por tubo.

Existe algum problema no que fiz? Tornei a instalação mais ou menos segura?

Agradeço os vossos comentários.

Obrigado.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: 1 tubo 2 fases e 2 neutros?

Mensagem por joao-pt »

Não há qualquer problema em utilizar condutores de 2.5mm² para 3 tomadas, ainda para mais nos quartos, onde não é comum existirem cargas de grande potência, geralmente são telemóveis, computadores, televisões, etc.

Recomendação: Retirar os condutores de 1.5mm² e colocar mais um condutor de 2.5mm², condutor de proteção (terra).
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: 1 tubo 2 fases e 2 neutros?

Mensagem por lcmmonteiro »

Pelo que entendo e corrija me se tiver errado usou condutores de 1.5 para algumas tomadas certo? Se a proteção desse circuito tiver disjuntor 16A o que irá acontecer ao fio de 1.5?

Apesar de não ser recomendado utilizar o mesmo tubo para vários circuitos e possível faze lo desde que se garantam as devidas proteções contra curto circuitos qual por norma não e efetuada .

Não tem que ficar receoso em ter um circuito de tomadas a alimentar 2 ou 3 tomadas seguidas o regulamento permite ter até 8 tomadas de uso geral no mesmo circuito. Se este circuito tiver secção mínima de 2.5 mm protegido a 16A está de acordo com as normas.

Deveria ficar receoso e preocupado em não ter o condutor terra nessas tomadas. Aqui podem surgir alguns riscos associados com alguns equipamentos que em caso de fuga podem surgir efeitos nos humanos e animais caso não exista escoamento e proteção diferencial.

Indica que tinha tubo PVC qual por norma não e usado se já era antigo ou seria VD ou pior...

Resumindo e concluindo se foi o próprio que realizou os serviços que descreve recomendo que contate um eletricista credenciado por forma a analisar a instalação e sua segurança.

Se contratou alguém então peça segundas opiniões e apure responsabilidades o quanto antes.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos
DiogoRocha85
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 ago 2021, 22:26
Localização: Lisboa

Re: 1 tubo 2 fases e 2 neutros?

Mensagem por DiogoRocha85 »

lcmmonteiro Escreveu: 13 ago 2021, 23:02 Pelo que entendo e corrija me se tiver errado usou condutores de 1.5 para algumas tomadas certo? Se a proteção desse circuito tiver disjuntor 16A o que irá acontecer ao fio de 1.5?
Já tinha disjuntor de 16 amps
lcmmonteiro Escreveu: 13 ago 2021, 23:02 Não tem que ficar receoso em ter um circuito de tomadas a alimentar 2 ou 3 tomadas seguidas o regulamento permite ter até 8 tomadas de uso geral no mesmo circuito. Se este circuito tiver secção mínima de 2.5 mm protegido a 16A está de acordo com as normas.
Então é preferível ter apenas o de 2,5 a alimentar as 3 tomadas e tiro o de 1,5?
lcmmonteiro Escreveu: 13 ago 2021, 23:02 Deveria ficar receoso e preocupado em não ter o condutor terra nessas tomadas. Aqui podem surgir alguns riscos associados com alguns equipamentos que em caso de fuga podem surgir efeitos nos humanos e animais caso não exista escoamento e proteção diferencial.
O prédio infelizmente ainda não tem terra.
lcmmonteiro Escreveu: 13 ago 2021, 23:02 Indica que tinha tubo PVC qual por norma não e usado se já era antigo ou seria VD ou pior...
Estava a reutilizar o tubo antigo para não ter que abrir mais um roço
E fui eu que fiz era só mesmo para rectificar este problema.

Obrigado pela resposta
DiogoRocha85
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 13 ago 2021, 22:26
Localização: Lisboa

Re: 1 tubo 2 fases e 2 neutros?

Mensagem por DiogoRocha85 »

joao-pt Escreveu: 13 ago 2021, 22:56 Não há qualquer problema em utilizar condutores de 2.5mm² para 3 tomadas, ainda para mais nos quartos, onde não é comum existirem cargas de grande potência, geralmente são telemóveis, computadores, televisões, etc.

Recomendação: Retirar os condutores de 1.5mm² e colocar mais um condutor de 2.5mm², condutor de proteção (terra).
Infelizmente o prédio ainda não tem terra na coluna.
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: 1 tubo 2 fases e 2 neutros?

Mensagem por ohmico »

Boas,

Cuidado que se fizer enfiamento de condutores de terra mas não executar o eléctrodo de terra, não pode ligar os condutores dos vários circuitos enfiados uns aos outros.

No caso de avaria por falta de isolamento vai por todos os circuitos com o condutor de terra em tensão.

Ohmico
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”