Instalação para carro eletrico

Responder
nmcp1993
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 jul 2021, 19:03
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez

Instalação para carro eletrico

Mensagem por nmcp1993 »

Bom dia, neste momento estou a pensar em por uma tomada 32A para o carregador para o carro elétrico.

Neste momento tenho:
Quadro principal:
Disjuntor EDP-->Diferencial 40A 300mA tipo AC--->Disjuntor P/ quadro cabe 20A 1P--->(fio 2.5mm 15metros- conduta 20mm)
Quadro cave:
Disjuntor 25A 1P+n-->Disjuntor 16A-->(fio 2.5mm 10metros - conduta 16mm)-->Tomada
Nota: conduta 20mm de diâmetro para o fio

Não conto aumentar potencia da EDP, neste momento tenho 45A monofásico

Tenho que aumentar o disjuntor da cabe para 32A ou 40A
Cabo para 6 ou 10mm dependendo se for 32A ou 40A.
Disjuntor cabe para 32A ou 40A - 1P+N
Disjuntor Tomada para 32A
Passar fios por favor visto não caberem na conduta
Tomada 32A

A minha maior é duvida é qual disjuntor coloco maior o geral do quadro cabe ou o disjuntor no quadro principal, ou coloco os dois iguais?

O que me aconselham?
Última edição por nmcp1993 em 02 ago 2021, 22:25, editado 1 vez no total.


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Instalação para carro eletrico

Mensagem por lcmmonteiro »

Boa noite meu caro.

Com o devido respeito mas para quem define no seu perfil o estatuto de "engenheiro" a sua escrita não permitiu entender aquilo que pensou quando escrevia...

De modo que solicito que volte um pouco atrás e considere a sua explicação por forma a que todos os leitores deste fórum a entendam de forma simples e clara.

Respondendo agora ainda que de forma curta às questões por si colocadas de uma forma direta e só direta:

o serviço que pretende realizar vai ser executado por quem ? pelo próprio ? ou apenas tenta reunir algumas informações para quando contatar um técnico já ter algumas ideias para uma conversa ??

com os maiores respeitos..

cumrpimentos.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Instalação para carro eletrico

Mensagem por luisilva78 »

Qual é a tomada de 32A que vai utilizar para esse trabalho? (as tomadas normalmente são de 16A e não podem ser usadas para correntes superiores)
Se o circuito do quadro da cave vai alimentar uma tomada de 32A, a protecção desse circuito deve ter pelo menos esse valor. A protecção do quadro que está a montante, deve ser superior ao que está no quadro parcial de forma a garantir a selectividade. O interruptor que está na entrada do quadro parcial deve ser superior ao disjuntor que está a alimentar esse circuito.

Então ficaria:
Quadro principal:
Disjuntor EDP-->Diferencial 63A 300mA tipo AC---> Disjuntor P/ quadro cave 50A 1P---> (fio 10mm2 15metros- calha)
Quadro cabe:
Interruptor Diferencial 63A 30mA 2P-->Disjuntor 32A 1P-->(fio 6mm2 10metros - calha)-->Tomada
nmcp1993
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 jul 2021, 19:03
Localização: Portugal
Enviou: 1 vez

Re: Instalação para carro eletrico

Mensagem por nmcp1993 »

luisilva78 Escreveu: 01 ago 2021, 10:15 Qual é a tomada de 32A que vai utilizar para esse trabalho? (as tomadas normalmente são de 16A e não podem ser usadas para correntes superiores)
Se o circuito do quadro da cave vai alimentar uma tomada de 32A, a protecção desse circuito deve ter pelo menos esse valor. A protecção do quadro que está a montante, deve ser superior ao que está no quadro parcial de forma a garantir a selectividade. O interruptor que está na entrada do quadro parcial deve ser superior ao disjuntor que está a alimentar esse circuito.

Então ficaria:
Quadro principal:
Disjuntor EDP-->Diferencial 63A 300mA tipo AC---> Disjuntor P/ quadro cave 50A 1P---> (fio 10mm2 15metros- calha)
Quadro cabe:
Interruptor Diferencial 63A 30mA 2P-->Disjuntor 32A 1P-->(fio 6mm2 10metros - calha)-->Tomada

Ok, obrigado
A tomada é industrial 32A (azul).
Os 45A(10.35Kva), de potência "EDP" chega-me, porque eu carrego o carro sempre a noite. Porque razão colocar os disjuntores com 63A e 50A no quadro principal, se não conto aumentar a potência?
Não chegava colocar 50A no principal e 40A o disjuntor para a cabe?
3 fios de 10mm2 pelo que percebi implica tubo de 25mm não chegando os 20mm já instalado, eu queria evitar usar calhas, mas não parece que tenho outra opção.
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Instalação para carro eletrico

Mensagem por rainbow »

nmcp1993 Escreveu: 01 ago 2021, 15:21
luisilva78 Escreveu: 01 ago 2021, 10:15 Qual é a tomada de 32A que vai utilizar para esse trabalho? (as tomadas normalmente são de 16A e não podem ser usadas para correntes superiores)
Se o circuito do quadro da cave vai alimentar uma tomada de 32A, a protecção desse circuito deve ter pelo menos esse valor. A protecção do quadro que está a montante, deve ser superior ao que está no quadro parcial de forma a garantir a selectividade. O interruptor que está na entrada do quadro parcial deve ser superior ao disjuntor que está a alimentar esse circuito.

Então ficaria:
Quadro principal:
Disjuntor EDP-->Diferencial 63A 300mA tipo AC---> Disjuntor P/ quadro cave 50A 1P---> (fio 10mm2 15metros- calha)
Quadro cabe:
Interruptor Diferencial 63A 30mA 2P-->Disjuntor 32A 1P-->(fio 6mm2 10metros - calha)-->Tomada

Ok, obrigado
A tomada é industrial 32A (azul).
Os 45A(10.35Kva), de potência "EDP" chega-me, porque eu carrego o carro sempre a noite. Porque razão colocar os disjuntores com 63A e 50A no quadro principal, se não conto aumentar a potência?
Não chegava colocar 50A no principal e 40A o disjuntor para a cabe?
3 fios de 10mm2 pelo que percebi implica tubo de 25mm não chegando os 20mm já instalado, eu queria evitar usar calhas, mas não parece que tenho outra opção.
Tenho de perguntar...o que é a cabe?
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”