Quadro secundário para termocumulador?

Responder
lf0nseca
Curioso
Curioso
Mensagens: 24
Registado: 11 set 2016, 21:10
Enviou: 2 vezes

Quadro secundário para termocumulador?

Mensagem por lf0nseca »

Viva,

Gostaria de saber se é seguro montar um disjuntor diferencial de 16A10mA ou 16A30mA num quadro secundário a servir só a alimentação de um termocumulador (eu sei que não cumpre as normas; refiro-me apenas a se é seguro). Tenho um diferencial de 30mA a proteger a entrada do quadro geral, mas está a disparar com alguma frequência e não consigo identificar o circuito. Quero substituír por um de 300mA e colocar um de 10mA ou 30mA a proteger só o termocumulador, mas não consigo passar mais cabo especificamente para o termoacumulador; Pergunto se é seguro colocar um quadro secundário perto do termoacumulador a alimentar só o termoacumulador (está numa despensa, não tem problemas de humidade nem nada semelhante). Não sendo seguro gostava de perceber o motivo.

Obrigado!
Luis


Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 690
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 48 vezes

Re: Quadro secundário para termocumulador?

Mensagem por Josecalado »

Boas!

É seguro se garantir a eficiência da ligação de terra, bem como valor de terra adequado, desde o elétrodo até ao ponto de ligação do termoacumulador, e instalar interruptor diferencial igual ou inferior a 30mA.

Cumprs.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Quadro secundário para termocumulador?

Mensagem por pedro caetano »

boas. o unico inconveniente que pode haver é que pode ter circuitos que precisem de 30 ma e vão ter 300ma. o termo necessita de 30ma e se dispara é alguma coisa que não esta bem. convem chamar alguem entendido na materia cump
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Quadro secundário para termocumulador?

Mensagem por joao-pt »

Se queres gastar dinheiro, podes instalar um diferencial de 10 mA junto ao termoacumulador, nada te garante que vais conseguir saber qual é a origem do problema. Pode disparar o de 10 mA uma vez e na vez seguinte disparar o de 30 mA, não chegas a conclusão nenhuma e não resolves o problema.

O melhor será contactares um técnico que faça a avaliação da instalação e que identifique e resolva o problema.

Substituir um diferencial de 30 mA por um de 300 mA pode levar à morte de alguém, depois deste aviso, se decidires avançar não foi por falta de alerta.
pcardoso1974
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 31 dez 2018, 10:41
Localização: Porto
Enviou: 4 vezes

Re: Quadro secundário para termocumulador?

Mensagem por pcardoso1974 »

Acabei de substituir um de 300 mA à entrada por um de 30 mA. Espero ter mais sorte... teve isso a funcionar bem durante muito tempo?

Viva,

Gostaria de saber se é seguro montar um disjuntor diferencial de 16A10mA ou 16A30mA num quadro secundário a servir só a alimentação de um termocumulador (eu sei que não cumpre as normas; refiro-me apenas a se é seguro). Tenho um diferencial de 30mA a proteger a entrada do quadro geral, mas está a disparar com alguma frequência e não consigo identificar o circuito. Quero substituír por um de 300mA e colocar um de 10mA ou 30mA a proteger só o termocumulador, mas não consigo passar mais cabo especificamente para o termoacumulador; Pergunto se é seguro colocar um quadro secundário perto do termoacumulador a alimentar só o termoacumulador (está numa despensa, não tem problemas de humidade nem nada semelhante). Não sendo seguro gostava de perceber o motivo.

Obrigado!
Luis
[/quote]
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”