Questões sobre Instalação Eléctrica

maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por maverick »

Boa tarde,

Espero que todos se encontrem bem. Venho por este meio colocar algumas questões que espero que me saibam esclarecer.
A minha casa é um apartamento num prédio construído no final dos anos 40, que ainda possuía a instalação eléctrica original.
No sentido de renovar a mesma, considerei substituir os cabos existentes (ainda aqueles forrados a pano) por fiação nova, utilizando os encanamentos existentes.

A minha ideia seria a seguinte:
1 circuito iluminação, fase em fio de 1,5, neutro em fio de 1,5 e terra
1 circuito tomadas, fase em fio 2,5, neutro 1,5, terra

Possivelmente fazer a separação das tomadas dos quartos e das áreas comuns, com as mesmas considerações.
No entanto, referente a este ponto, gostaria de colocar a seguinte questão:
já testei que os 5 fios (2 tomadas, 2 iluminação, terra) passam nos encanamentos existentes. Se fizer dois circuitos para tomadas, passam a ser 7 fios.
Existe algum limite/regra ou legislação referente ao máximo de fios que se deve passar, ou se deverão ficar com folga, ou se, passando os 7 e ficando apertado, representa algum risco?

No que diz respeito à cozinha, considerei o seguinte:
Colocar um disjuntor para a cozinha no quadro principal. O par que liga a este disjuntor iria para a cozinha, onde colocaria um quadro secundário só para a cozinha, de forma a colocar disjuntores para os diferentes electrodomésticos (ex. 1 para máquina lavar roupa, outro para máquina lavar loiça, outro para termo acumulador, outro para as tomadas, outro para a iluminação).
Há alguma legislação que impeça ou regulamente a existência deste quadro secundário? O que deverei ter em consideração?

Obrigado e cumprimentos!


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por joao-pt »

maverick Escreveu: 08 jun 2021, 17:53 (...)
A minha ideia seria a seguinte:
1 circuito iluminação, fase em fio de 1,5, neutro em fio de 1,5 e terra
1 circuito tomadas, fase em fio 2,5, neutro 1,5, terra
(...)
Iluminação todos os condutores a 1.5mm² (fase, neutro e condutor de proteção (terra)).
Tomadas todos os condutores a 2.5mm² (fase, neutro e condutor de proteção).

Podes ter um quadro elétrico na cozinha, essa é muitas vezes a solução em remodelações.

Tendo em conta tudo o que tencionas fazer e as dúvidas que tens, o melhor é contactares um técnico.

Sabes qual o valor dos diferenciais a instalar? Sabes o valor da terra de proteção? Sem isto a utilidade do condutor de proteção é nenhuma para não dizer que é pior do que não ter nada.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por pedro caetano »

boas. pode fazer os circuitos que quiser tanto de tomadas como iluminação, mas cada um num tubo não juntos no mesmo tubo, quanto á cozinha pode por um quadro parcial para ela, com o respetivo dijuntor a proteger a linha que vai para ela, no quadro geral. tubagem toda nova conforme manda o regulamento e respetivas proteções, isto é diferenciais. mas aconselho falar com um tecnico cump
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por maverick »

joao-pt Escreveu: 08 jun 2021, 19:31
maverick Escreveu: 08 jun 2021, 17:53 (...)
A minha ideia seria a seguinte:
1 circuito iluminação, fase em fio de 1,5, neutro em fio de 1,5 e terra
1 circuito tomadas, fase em fio 2,5, neutro 1,5, terra
(...)
Iluminação todos os condutores a 1.5mm² (fase, neutro e condutor de proteção (terra)).
Tomadas todos os condutores a 2.5mm² (fase, neutro e condutor de proteção).
Boa noite e obrigado pelas respostas.
Sobre este ponto, fiquei um pouco confuso: recentemente em conversa casual com um electricista (que faz serviços para a EDP) coloquei a questão sobre o condutor de proteção, e a resposta foi de que havia apenas 1 terra, e que este seria comum.
Agora indica que é 1 terra para cada circuito. Uma vez que a pessoa que me disse isto era um profissional certificado, da Efacec e a fazer serviço para a EDP, tomei a informação como garantida/correcta. No entanto a informação que aqui oferece é contrária.
Será possível elucidar sobre o porquê da diferente resposta facultada então? Não percebo mesmo porque me diriam que a terra é comum quando não o é.
joao-pt Escreveu: 08 jun 2021, 19:31 Sabes qual o valor dos diferenciais a instalar? Sabes o valor da terra de proteção? Sem isto a utilidade do condutor de proteção é nenhuma para não dizer que é pior do que não ter nada.
Para a execução dos quadros irei contratar um profissional. A minha questão era no sentido de compreender sobre se seria legal ter um quadro parcial só para a cozinha ou não.
pedro caetano Escreveu: 08 jun 2021, 19:35 boas. pode fazer os circuitos que quiser tanto de tomadas como iluminação, mas cada um num tubo não juntos no mesmo tubo, quanto á cozinha pode por um quadro parcial para ela, com o respetivo dijuntor a proteger a linha que vai para ela, no quadro geral. tubagem toda nova conforme manda o regulamento e respetivas proteções, isto é diferenciais. mas aconselho falar com um tecnico cump
Boa noite e novamente agradeço a sua resposta.
Sobre a sua resposta, mais uma vez, levanta-me questões.
Com quem falei, presencialmente, sobre este assunto, disseram-me que não havia problema nenhum em usar o tubo existente, que até existem tipos de gel lubrificante próprio para passar os cabos nesses tubos caso eles custem a passar.
Agora diz-me aqui que é 1 tubo por cada circuito. Não só um tubo, mas teriam que ser novos, o que iria tornar uma obra muito mais cara quando não há planeamento que seja necessário partir as paredes todas. Pessoalmente, e na minha limitada experiência na área, que passa essencialmente por uma posição de observador, nunca vi passarem 1 tubo separado para cada par. Por exemplo, em 2019 acompanhei as obras de remodelação de um pequeno escritório de uma empresa à qual estava a prestar serviços, com um electricista certificado que tratou da parte eléctrica, e tenho a certeza que os tubos eram comuns para iluminação e tomadas no encaminhamento central. O que vai contra o que aqui se afirma. Seria possível direccionar-me à legislação referente a isto?
Obrigado
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por luisilva78 »

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por Mário »

Boas "maverick"

O que o "joao-pt" escreveu está correcto!

Se fizeres como ele diz não há problema!

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por Mário »

Boas
maverick Escreveu: 09 jun 2021, 00:02
joao-pt Escreveu: 08 jun 2021, 19:31
maverick Escreveu: 08 jun 2021, 17:53 (...)


No entanto a informação que aqui oferece é contrária.
Será possível elucidar sobre o porquê da diferente resposta facultada então? Não percebo mesmo porque me diriam que a terra é comum quando não o é.
Quem é que do forum escreveu que a terra não é comum?
joao-pt Escreveu: 08 jun 2021, 19:31 Sabes qual o valor dos diferenciais a instalar? Sabes o valor da terra de proteção? Sem isto a utilidade do condutor de proteção é nenhuma para não dizer que é pior do que não ter nada.
Para a execução dos quadros irei contratar um profissional. A minha questão era no sentido de compreender sobre se seria legal ter um quadro parcial só para a cozinha ou não.
Sim é legal
pedro caetano Escreveu: 08 jun 2021, 19:35 boas. pode fazer os circuitos que quiser tanto de tomadas como iluminação, mas cada um num tubo não juntos no mesmo tubo, quanto á cozinha pode por um quadro parcial para ela, com o respetivo dijuntor a proteger a linha que vai para ela, no quadro geral. tubagem toda nova conforme manda o regulamento e respetivas proteções, isto é diferenciais. mas aconselho falar com um tecnico cump

Agora diz-me aqui que é 1 tubo por cada circuito. Não só um tubo, mas teriam que ser novos, o que iria tornar uma obra muito mais cara quando não há planeamento que seja necessário partir as paredes todas. Pessoalmente, e na minha limitada experiência na área, que passa essencialmente por uma posição de observador, nunca vi passarem 1 tubo separado para cada par.
É por circuito


Por exemplo, em 2019 acompanhei as obras de remodelação de um pequeno escritório de uma empresa à qual estava a prestar serviços, com um electricista certificado que tratou da parte eléctrica, e tenho a certeza que os tubos eram comuns para iluminação e tomadas no encaminhamento central.
Podes dar a morada para mandar desligar a energia electrica?
Obrigado
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por maverick »

Olá boa tarde Mário, mais uma vez agradeço as respostas!
Mário Escreveu: 09 jun 2021, 11:11 Quem é que do forum escreveu que a terra não é comum?
Ora, eu entendo que isto pode ser uma questão de interpretação (neste caso, má interpretação minha). No entanto, na resposta do joao-pt lê-se:
joao-pt Escreveu: 08 jun 2021, 19:31 Iluminação todos os condutores a 1.5mm² (fase, neutro e condutor de proteção (terra)).
Tomadas todos os condutores a 2.5mm² (fase, neutro e condutor de proteção).
Ora isto a mim dá a entender que existe uma terra para as tomadas (com condutor 2,5mm), e outra terra para a iluminação - que já agora é raro o candeeiro que venha com ligação terra, mas ainda assim, e neste caso a terra da iluminação com condutor 1,5mm.
No meu entender, face a esta informação, depreendo que o condutor terra não é comum, mas sim um condutor terra dedicado para as tomadas, e outro para a iluminação, inclusive de diferente espessura.
Mário Escreveu: 09 jun 2021, 11:11 É por circuito
Bem, eu aceito a vossa indicação. Eu estou a planear a obra, compreender os seus requerimentos e o que será necessário. Se é efectivamente necessário um tubo por cada circuito, terei que planear os trabalhos para a passagem dos tubos de acordo com isso.
Só não compreendo porque é que anteriormente me disseram que não havia problema em passar 2 circuitos no mesmo tubo, e até o comentário de que havia o tal gel lubrificante para ajudar a passar os fios nos pontos mais difíceis. Foi uma informação que dei como garantida, e que agora representa uma grande diferença no que será necessário.
Mário Escreveu: 09 jun 2021, 11:11 Podes dar a morada para mandar desligar a energia electrica?
Hehe epa eu por acaso não sou chibo portanto deixo ao critério das fiscalizações que lá forem tomarem conta disso.

Até digo que uma outra vez vi um electricista que fez uma instalação eléctrica que corria em tubo directamente por baixo da canalização de água, também em ambiente empresarial. Isso fez-me mais confusão, e não sei se de facto será legal ou não, até pode não ter nada a ver, mas pronto, a realidade é que não diz nada ao meu caso.

Aquilo que procuro exactamente é compreender o que será necessário e o que será correcto, para que quando iniciar as remodelações, as coisas fiquem bem feitas. Preocupa-me que um electricista certificado que trabalha no que entendo como empresa com grande know-how nesta área me diga que os circuitos podem partilhar o mesmo tudo, e aqui dizem que isso é contra as normas. O que me garante que o electricista que eu contrate não diga o mesmo, ou seja, que pode ir tudo no mesmo tubo?
Outra coisa que me disseram e que agora, face à informação do @joao-pt, já fico na dúvida, é que a fase para as tomadas seria 2,5mm e o neutro podia ser 1,5mm. Afinal é tudo 2,5mm para as tomadas, e devo dar como errada a informação dada anteriormente?

P.S. - Expresso também o meu agradecimento ao @luisilva78 pelo DL, que estou a ler, mas são 190 páginas e não é célere ler tudo. Se fosse possível indicar os artigos específicos à situação, seria mais fácil, mas não há problema hei de lá chegar.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por Mário »

O que João disse é;
Tomadas 2.5
Iluminação 1.5
Atenção se há forno ou placas de fogão, 2.5mm2 pode ser pouco

Como a secção do condutor de fase é inferior a 16mm2,
o condutor de terra tem que ter a mesma secção do condutor de fase.

Actualmente é obrigatório ter o terra em todos os pontos, como a janela do WC se for metálica e dentro do respectivo volume.

Só é permitido ter condutores de fase dentro do mesmo tubo se forem fases diferentes ( sistema trifásico).

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.

maverick, eu compreendo que quem não esteja ligado à área de electricidade tenha alguma dificuldade em entender o que é explicado aqui no fórum, que é um fórum principalmente para quem é da área.
No entanto, vou tentar ser um pouco mais explicito para que você também possa entender.
Respondendo às questões sobre as quais ainda tem dúvidas:

1- A terra é comum e cada circuito leva o respectivo fio de terra (protecção). Isto significa que cada circuito necessita de ser alimentado pela fase, neutro e terra para poder funcionar correctamente, ou seja, cada circuito leva efectivamente um fio de terra, o que pode dar a entender que há mais do que uma terra. Na prática, existem vários circuitos e cada um tem de levar o fio de terra.
O que acontece depois é que todos os fios de terra vão ligar a um ponto comum, no quadro eléctrico, e é por isso que se diz que a terra é comum naquela instalação. Ou seja, a terra é comum porque em cada instalação apenas existe uma terra. No entanto, cada circuito leva o respectivo fio de terra.

2- Um tubo por circuito, acho que esta parte já entendeu. Provavelmente disseram-lhe que podem passar dois circuitos no mesmo tubo (e atenção que aqui estou a especular porque não consigo ler pensamentos) e que até existe um gel lubrificante que facilita a coisa, porque actualmente quem certifica a instalação é o electricista (técnico) e portanto "pode" fazer o que lhe apetece, ao passo que antigamente existia uma entidade certificadora independente.
Na prática, existem instalações nas quais passam mais do que um circuito no mesmo tubo, o que não significa que seja correcto, quer tecnicamente, quer legalmente.
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por maverick »

Mais uma vez agradeço a todos pelas vossas respostas.
Irei planear de acordo com a nova informação fornecida, onde passar os tubos para levar cada circuito de forma independente.
Como o apartamento tem um pé-direito alto (quase 3m) estou agora a ponderar colocar tecto falso (não estava nos planos iniciais) e por cima do tecto falso instalar tubagens PVC para passar o circuito da iluminação, e manter o das tomadas nas tubagens existentes. O único ponto comum onde os circuitos se iriam cruzar, desta forma, seria nas caixas de derivação onde depois a tubagem leva às tomadas e à iluminação, isto não tem problema, ou tem?

Sobre o quadro parcial na cozinha, existe alguma regra particular que deva considerar? O quadro pode ser dentro da cozinha, ou tem que ser fora? Sei que o quadro tem que ficar num local adequadamente identificado e de fácil acesso, também em conversa casual mas com uma pessoa que não tem nada a ver com a área disse-me que o quadro parcial não poderia ficar dentro da cozinha. Isto confirma-se? Obrigado.
Mário Escreveu: 09 jun 2021, 15:02 O que João disse é;
Tomadas 2.5
Iluminação 1.5
Atenção se há forno ou placas de fogão, 2.5mm2 pode ser pouco
Não sou fã de placas de fogão eléctricas, gosto muito de fogão a gás... há quem ache defeito!
Mas estou a pensar substituir o esquentador por um termo-acumulador.
Qual é a espessura a seguir a 2.5mm? Aproveitando "que estamos na cozinha", estava a pensar usar o fio de espessura a seguir a 2,5mm para ligar do disjuntor no quadro principal até ao quadro da cozinha, e na cozinha usar 2,5mm para os vários electrodomésticos e tomadas.
Mais uma vez reforço, isto é só uma questão de planeamento para saber exactamente como vai ficar o quê e onde. Os quadros serão executados por electricistas certificados, mas de acordo com o planeamento e com as normas.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por nelmindo »

Pode achar um preciosismo, mas junta no mesmo texto "espessura" e dimensões lineares "mm", pode fazer confusão em algumas pessoas.

Os condutores são caracterizados por uma secção (área) e não por uma espessura (diâmetro). Por tratar-se de uma área, então deverá vir em mm2.

Ex:
... "estava a pensar usar o fio de espessura secção a seguir a 2,5mm2 para ligar do disjuntor no quadro principal até ao quadro da cozinha, e na cozinha usar 2,5mm para os vários electrodomésticos e tomadas."...
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por rainbow »

maverick Escreveu: 09 jun 2021, 15:44 O único ponto comum onde os circuitos se iriam cruzar, desta forma, seria nas caixas de derivação onde depois a tubagem leva às tomadas e à iluminação, isto não tem problema, ou tem?
Sim. Separe os circuitos. Iluminação "para um lado", tomadas "para o outro".
maverick Escreveu: 09 jun 2021, 15:44 O quadro pode ser dentro da cozinha, ou tem que ser fora?
Sim, pode ter um quadro dentro da cozinha.
maverick Escreveu: 09 jun 2021, 15:44 Qual é a espessura a seguir a 2.5mm? Aproveitando "que estamos na cozinha", estava a pensar usar o fio de espessura a seguir a 2,5mm para ligar do disjuntor no quadro principal até ao quadro da cozinha, e na cozinha usar 2,5mm para os vários electrodomésticos e tomadas.
A seguir, tem a secção de 4mm2.
A secção do cabo para ligar um quadro a outro depende da potência, e o valor mínimo é de 6mm2 ou 10mm2 (se não estou em erro, agora não me lembro exactamente do valor mínimo).
A secção de 2,5mm2 serve para tomadas de uso geral, inclusive na cozinha, mas pode não ser suficiente para usos específicos (certos electrodomésticos).
maverick
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 08 jun 2021, 17:38
Localização: Lisboa
Enviou: 22 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por maverick »

nelmindo Escreveu: 09 jun 2021, 16:19 Pode achar um preciosismo, mas junta no mesmo texto "espessura" e dimensões lineares "mm", pode fazer confusão em algumas pessoas.

Os condutores são caracterizados por uma secção (área) e não por uma espessura (diâmetro). Por tratar-se de uma área, então deverá vir em mm2.

Ex:
... "estava a pensar usar o fio de espessura secção a seguir a 2,5mm2 para ligar do disjuntor no quadro principal até ao quadro da cozinha, e na cozinha usar 2,5mm para os vários electrodomésticos e tomadas."...
Eu também sou gosto de preciosismos, e é sempre bom aprender. Peço desde já desculpa pela má utilização de termos.
Mas não entendi muito bem esta explicação. A área que refere é, digamos, a área correspondente à face do condutor num corte transversal? O condutor é de 2,5mm2 ou 2,5mm? Falamos apenas do cobre e não do isolamento, certo?
rainbow Escreveu: 09 jun 2021, 16:43
maverick Escreveu: 09 jun 2021, 15:44 O único ponto comum onde os circuitos se iriam cruzar, desta forma, seria nas caixas de derivação onde depois a tubagem leva às tomadas e à iluminação, isto não tem problema, ou tem?
Sim. Separe os circuitos. Iluminação "para um lado", tomadas "para o outro".
Ok! Peço desculpa pela minha dificuldade de interpretação, mas ... já determinamos que os circuitos vão em tubagens independentes. OK.
Mas depois na parede temos as caixas de derivação já existentes. As caixas de derivação tem uma saída para cima, que vai para a iluminação, e uma saída para baixo, que vai para as tomadas. Isto é a instalação como está. Gostava de poder aproveitar alguma coisa sem ter que partir as paredes, e como solução para as tubagens diferentes para os diferentes circuitos pode-se passar por cima de tecto falso, mas para dentro das paredes tem que haver um ponto de entrada.
O que eu quis dizer é, há problema de entregar os circuitos que vem em tubagens diferentes nesta caixa de derivação? Obviamente, sem que os fios se cruzem... se calhar até seria possível criar algum género de divisória para garantir que os fios "não se vêem", mas como é nestas caixas que tem as tubagens já dentro da parede, e a minha ideia é passar as tubagens novas por fora no tecto falso, seria útil - no meu entender, que pode estar errado - fazer esta passagem. Não sei também se me faço compreender bem.
rainbow Escreveu: 09 jun 2021, 16:43
maverick Escreveu: 09 jun 2021, 15:44 O quadro pode ser dentro da cozinha, ou tem que ser fora?
Sim, pode ter um quadro dentro da cozinha.
maverick Escreveu: 09 jun 2021, 15:44 Qual é a espessura a seguir a 2.5mm? Aproveitando "que estamos na cozinha", estava a pensar usar o fio de espessura a seguir a 2,5mm para ligar do disjuntor no quadro principal até ao quadro da cozinha, e na cozinha usar 2,5mm para os vários electrodomésticos e tomadas.
A seguir, tem a secção de 4mm2.
A secção do cabo para ligar um quadro a outro depende da potência, e o valor mínimo é de 6mm2 ou 10mm2 (se não estou em erro, agora não me lembro exactamente do valor mínimo).
A secção de 2,5mm2 serve para tomadas de uso geral, inclusive na cozinha, mas pode não ser suficiente para usos específicos (certos electrodomésticos).
Ou seja, neste caso devo considerar entre o disjuntor no quadro principal e o quadro parcial na cozinha, um condutor com o mínimo 6mm?
E depois, consoante os electrodomésticos, 4mm ou 2,5mm. É isto?

Obrigado pelas respostas e pela vossa paciência!
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Questões sobre Instalação Eléctrica

Mensagem por rainbow »

maverick Escreveu: 09 jun 2021, 17:03 A área que refere é, digamos, a área correspondente à face do condutor num corte transversal?
Sim. O condutor de cobre é circular. Fazendo um corte transversal, "obtém-se" um circulo. A área desse circulo é a secção, e é expressa em mm2.
maverick Escreveu: 09 jun 2021, 17:03 Ou seja, neste caso devo considerar entre o disjuntor no quadro principal e o quadro parcial na cozinha, um condutor com o mínimo 6mm?
E depois, consoante os electrodomésticos, 4mm ou 2,5mm. É isto?
Sim, 6 ou 10 mm2, no mínimo (pode ser necessário uma secção maior). Espere até um colega confirmar qual é o mínimo. E não é um condutor, é um cabo (com fase, neutro e terra).
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”