Troca de caixa de Portinhola

Responder
Vitorlourenço
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 14 mar 2021, 15:09
Localização: Charneca de Caparica

Troca de caixa de Portinhola

Mensagem por Vitorlourenço »

Boa tarde.
Peço o favor que me informe do seguinte:
Tenho que substituir uma caixa de portinhola, antiga em mau estado (caixa metálica quadrada), por uma P100 com seccionadores-fusíveis da Quitérios.
Para retirar a caixa de portinhola antiga, penso em desligar os condutores da baixada (subterrânea), a minha ideia será cortar os condutores rente aos terminais e isolar os respetivos condutores. Envio foto em anexo.
Como isolar os respetivos condutores que estão em carga?
Com fita isoladora ou há outra forma de isolar?
Tenho luvas isoladoras até 500 VAC.
Quando colocar a caixa de portinhola nova P100 que tem os seccionadores-fusíveis, a minha dúvida é se ligo os condutores da baixada (foto 1) sem terminais (parece ser cabo com condutores planos) ou se ligo com terminais.
Se ligo com terminais, qual os mais indicados?
Os condutores do cabo de saída até ao contador parecem ser entrelaçados (foto 2) também precisam de terminais (ponteiras) ou outro tipo de terminais ou ligo diretamente no seccionador-fusível?

Cumprimentos, obrigado
Vitor Lourenço


Vitorlourenço
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 14 mar 2021, 15:09
Localização: Charneca de Caparica

Troca de caixa de Portinhola

Mensagem por Vitorlourenço »

Envio em anexo as fotos da caixa de portinhola que me esqueci de colocar no assunto anterior.
Anexos
Portinhola.pdf
Fotos da caixa de portinhola
(575.33 KiB) Transferido 210 vezes
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Troca de caixa de Portinhola

Mensagem por pedro caetano »

boas. náo concordo com essa solução para executar o trabalho para ja não é legal e não é em segurança. porque não pede para desligarem a rede, e prepara a caixa e faz o serviço como deve ser. isto é o meu ponto de vista cump
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Troca de caixa de Portinhola

Mensagem por lcmmonteiro »

2 tópicos com o mesmo assunto...

Parece me não ter a real noção no que se vai meter...

Acredite que mesmo com muita experiência e dotado dos equipamentos de protecção previstos o risco é muito elevado.

Confesso que já o fiz uma vez e apesar de ter corrido bem nunca mais volto a fazer.

A segurança acima de tudo. Não só de quem executa o serviço mas também da instalação.

Não esquecer que não existem dispositivos de proteção nesse cabo. Se algo correr mal acredite que vai ser muito mau.

Qualquer técnico pede o corte da energia nesse ramal e executa o serviço de forma tranquila e segura.

Com as questões que colocou parece não saber o suficiente para essa intervenção. De modo que recomendo que contacte um técnico responsável que informará dos procedimentos necessários para um correto serviço.
Vitorlourenço
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 14 mar 2021, 15:09
Localização: Charneca de Caparica

Re: Troca de caixa de Portinhola

Mensagem por Vitorlourenço »

Boa tarde.
Agradeço o esclarecimento que foi dado, não ia fazer o serviço sem ter uma opinião válida e também pensei no corte de energia.
Anteriormente, entrei em contacto com a EDP Distribuição (e-redes) e coloquei a questão da troca da caixa de portinhola e informaram, que um eletricista encartado pode fazer o serviço. Coloquei a questão de a baixada ser desligada, para supostamente poder fazer o serviço em segurança e informaram que teria de fazer o pedido por escrito.

Obrigado
Vitor Lourenço
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Troca de caixa de Portinhola

Mensagem por ENERGY »

Vitorlourenço Escreveu: 15 mar 2021, 14:17 Boa tarde.
Agradeço o esclarecimento que foi dado, não ia fazer o serviço sem ter uma opinião válida e também pensei no corte de energia.
Anteriormente, entrei em contacto com a EDP Distribuição (e-redes) e coloquei a questão da troca da caixa de portinhola e informaram, que um eletricista encartado pode fazer o serviço. Coloquei a questão de a baixada ser desligada, para supostamente poder fazer o serviço em segurança e informaram que teria de fazer o pedido por escrito.

Obrigado
Vitor Lourenço
Boas
Está tudo dito, não pode, nem deve fazer esse serviço, trata-se de um ramal subterrâneo propriedade da E- Redes, logo qualquer intervenção deve ser executada com o conhecimento da E - Redes e por pessoal credenciado pela mesma.
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Troca de caixa de Portinhola

Mensagem por damon »

Tenho essa duvida também:

Se pedir para desligar a EDP, eles cortam o ramal subterraneo, e voltam a ligar no mesmo dia?
para o predio ficar com energia...se não os moradores vão reclamar...

como se costuma fazer?
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”