Renovação instalação elétrica moradia

Responder
msed12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 fev 2021, 21:41
Localização: Aveiro
Enviou: 3 vezes

Renovação instalação elétrica moradia

Mensagem por msed12 »

Boa noite.
Enquanto novato aqui no fórum venho apresentar um esquema para o quadro elétrico aqui de casa de modo a pedir opiniões do pessoal experiente/profissional aqui do fórum. Este esquema foi elaborado por mim, um mero estudante de medicina que está a ajudar nas obras da casa da família pelo que se baseia no que vi em fóruns (apenas portugueses), opiniões de amigos eletricistas, etc. A instalação atual (3,45kVA) é basicamente uma catástrofe porque apesar de não dar problemas é perigo iminente: dois disjuntores unipolares (a fazer de disjuntor bipolar: 1 para fase e 1 para neutro) de 16A e daí para a frente fio 1.5 mm2 que passa de tomadas para caixas de derivação, para luzes, para mais tomadas etc. No esquema aparecem forno e placa de indução que é apenas um objetivo futuro, a casa tem tudo a gás atualmente. É frequente haverem cortes gerais na região quando há tempestades (tipo Leslie, Elsa etc.) pelo que há uns anos que temos gerador, porém é usado de forma perigosa com ligação direta por macho-cabo-macho a uma tomada da casa (a casa é toda um circuito). Assim o objetivo é ligar ao inversor como no esquema mas não sei se é necessário um regulador de tensão ou apenas recomendado. Nos circuitos de iluminação não sei se fará sentido colocar disjuntores 1P+N. Peço desculpa pelo testamento mas tinha que tentar explicar a situação :D:D:D

Imagem.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Renovação instalação elétrica moradia

Mensagem por joao-pt »

Não referiste alguns pontos que considero importantes:
- Instalação da terra de proteção (existe ou vai ser feita).
- Instalação de condutores e canalizações elétricas novas.
- Condutor de proteção (igual secção) (verde-amarelo) a acompanhar a fase e o neutro por toda a instalação.

Relativamente ao esquema, um dos interruptores diferenciais tem de ser alterado, conforme está, os 2 de 30 mA, é apenas gastar dinheiro, não acrescenta nada. Outra indicação, o valor dos diferenciais deve ser pensado de acordo com o valor da terra de proteção.

Resumindo, acho que será melhor contactares um técnico para fazer tudo como deve ser, gastas o dinheiro apenas uma vez e evitas andar a colocar remendos mais tarde.

Deve ser esta a imagem que queres partilhar:
Imagem
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Renovação instalação elétrica moradia

Mensagem por rio »

o primeiro diferencial pode ser 40A 300ma
tens alguma razao em especial para queres aplicar aplicar disjuntores bipolares ( cortam F e N)
normalmente e unipolares so cortam a fase
atençao ao calibre do fio que vais por para a placa de induçao atençao ao consumo da placa
sem conhecer o modelo exacto , mas utiliza no minimo 4mm
para o forno se queres utilizar disjuntor de 20a utiliza tambem 4mm
mas acho que estas a ser optimista com um disjuntor de corte bipolar de 32 A
acho que nao vais conseguir utilizar isso tudo apenas com tarifario monofasico de 32A
msed12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 fev 2021, 21:41
Localização: Aveiro
Enviou: 3 vezes

Re: Renovação instalação elétrica moradia

Mensagem por msed12 »

Agradeço desde já pelas respostas.
Os tubos andam a ser instalados neste momento e condutores serão todos mudados também:
1.5 iluminação
2.5 tomadas
4 forno
6 placa
A instalação de terra será também feita para toda a casa com a mesma secção da fase e neutro do respetivo circuito sendo que atualmente apenas frigorifico e maquinas de louça e roupa têm.
Quanto aos circuitos de iluminação ponho também 1P+N ou é indiferente?
R.inglês
Curioso
Curioso
Mensagens: 21
Registado: 14 dez 2020, 20:47
Localização: Maceira TVD
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Renovação instalação elétrica moradia

Mensagem por R.inglês »

Os diferenciais sao ligados em paralelo e não em serie. Antes dos diferenciais coloque um interruptor de corte geral. O disjuntor de 32A que tem a seguir ao primeiro diferencial não é necessario e os disjuntores de tomadas e iluminação não são necessários serem bipolares. Espero ter ajudado.
msed12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 fev 2021, 21:41
Localização: Aveiro
Enviou: 3 vezes

Re: Renovação instalação elétrica moradia

Mensagem por msed12 »

Novamente obrigado pelas sugestões. Quanto ao uso do gerador está bem da forma apresentada? É necessário o regulador de tensão?
Apresento aqui um novo esquema adaptado. Não sei como é que ponho a imagem como o joão-pt pôs mas enfim, aqui vai:
https://ibb.co/HPCcJ8S
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Renovação instalação elétrica moradia

Mensagem por joao-pt »

Deixa os disjuntores 1P+N, a diferença no valor final da obra será irrisória mas, se achares por bem, pede orçamento para as duas situações. Pode ajudar muito ter um disjuntor 1P+N (ou bipolar) em avarias que surjam mais tarde.

Esse gerador tem potência para as cargas todas? Atenção às proteções e ao dimensionamento das mesmas.

O que queres dizer com regulador de tensão? Os geradores têm um regulador (automático) de tensão (AVR).

Relembro que o valor dos diferenciais está relacionado com o valor da terra de proteção.
msed12 Escreveu: 06 fev 2021, 17:50 Apresento aqui um novo esquema adaptado. Não sei como é que ponho a imagem como o joão-pt pôs mas enfim, aqui vai:
https://ibb.co/HPCcJ8S
É pelo link direto da imagem, mas podes ir para baixo e em:
Embed codes -> Full image (linked) -> BBCode -> copias esse link e colas na mensagem aqui no fórum.
msed12
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 05 fev 2021, 21:41
Localização: Aveiro
Enviou: 3 vezes

Re: Renovação instalação elétrica moradia

Mensagem por msed12 »

joao-pt Escreveu: 06 fev 2021, 22:39 Deixa os disjuntores 1P+N, a diferença no valor final da obra será irrisória mas, se achares por bem, pede orçamento para as duas situações. Pode ajudar muito ter um disjuntor 1P+N (ou bipolar) em avarias que surjam mais tarde.

Esse gerador tem potência para as cargas todas? Atenção às proteções e ao dimensionamento das mesmas.

O que queres dizer com regulador de tensão? Os geradores têm um regulador (automático) de tensão (AVR).

Relembro que o valor dos diferenciais está relacionado com o valor da terra de proteção.
msed12 Escreveu: 06 fev 2021, 17:50 Apresento aqui um novo esquema adaptado. Não sei como é que ponho a imagem como o joão-pt pôs mas enfim, aqui vai:
https://ibb.co/HPCcJ8S
É pelo link direto da imagem, mas podes ir para baixo e em:
Embed codes -> Full image (linked) -> BBCode -> copias esse link e colas na mensagem aqui no fórum.
Muito Obrigado. Irei manter então os disjuntores 1P+N (não são os bipolares 2P porque não tenho espaço no quadro para tanto módulo). Eu sei que os geradores têm mas não sei até que ponto é que é fiável suficiente para se ligar directamente a uma casa (falando de geradores acessíveis à carteira dos comuns mortais). Quanto à potência do gerador é o suficiente para manter iluminação, frigoríficos, TV etc. Não será para forno ou placa de indução.
Com regulador quero dizer estabilizador como isto: https://www.castroelectronica.pt/produc ... vo-motor-2
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”