Automático de Escada Theben Elpa 8

Responder
Anselmo93
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 24 mai 2026, 23:29
Profissão: Técnico Instalador Eletricista

Automático de Escada Theben Elpa 8

Mensagem por Anselmo93 »

Boa noite,

Fui chamado para resolver o seguinte problema:

Uma garagem engloba 3 prédios e esta está dividida em 3 circuitos de iluminação, 1 para cada zona da garagem referente a cada prédio.

No circuito de iluminação nº 3, ao pressionar nos botões basculantes, as luzes não acendem. Acendem somente quando o Automático de Escada 'Theben Elpa 8' está com a patilha no modo "sempre ligado" e ficam assim mesmo, sempre ligadas. Assim que passo a patilha para o modo temporizado, as luzes permanecem acesas, mas ao final do tempo definido, apagam, e deixam de ter controlo pelos respetivos botões basculantes.

Após colocar a patilha no modo temporizado, medi a tensão entre os bornes N e 4 (sendo este o que está associado aos botões) e inicialmente apresenta 56V, sendo que, passado pouco tempo, e antes mesmo das luzes apagarem, dá-se um clique no automático e a tensão entre estes bornes cai para 0V.

Nos outros Automáticos de escada a tensão é de 236V entre estes bornes e está tudo certo e está tudo a funcionar bem.

Esta situação ocorreu há pouco tempo, os moradores dizem que foi feita substituição de 2 tubos fluorescentes por LED e trocados 3 botões basculantes que perderam a sua pequena luz. Passadas cerca de 2 semanas dizem que passou a acontecer esta situação e não sabem se pode haver ou não alguma relação. Confesso que assim à primeira também não estou a ver se pode ou não ter influência.

Eu fui verificar todas as caixas de derivação referentes a este circuito e encontrei alguns fios em conectores, em que os fios apresentavam alguma oxidação, cortei algumas pontas e refiz ligação em novos conectores em todas as ligações que vi neste estado - Tal também não resolveu o problema.

Liguei o fio do borne 4 de um dos automáticos de escada de outro circuito de iluminação, que estava OK, e liguei-o no mesmo borne do automático de escada com "defeito", resultou no mesmo, também não resolveu o problema.

Confesso que estou perdido pois comecei há relativamente pouco tempo na área da manutenção elétrica e, apesar de gostar pela complexidade que por vezes comporta, este mistério não estou a conseguir resolver, pelo menos da forma mais rápida como gostaria e por isso pedia a vossa ajuda caso já tenham apanhado alguma situação igual ou semelhante.

Agradeço imenso por dicas e por vozes mais experientes para ajudarem aqui o maçarico.

Um abraço "técnico"
Coldhx
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2026, 17:48
Profissão: Eng. Informático
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Automático de Escada Theben Elpa 8

Mensagem por Coldhx »

Anselmo93 Escreveu: 24 mai 2026, 23:51 Liguei o fio do borne 4 de um dos automáticos de escada de outro circuito de iluminação, que estava OK, e liguei-o no mesmo borne do automático de escada com "defeito", resultou no mesmo, também não resolveu o problema.
Uma ideia é fazer também o teste inverso, trocar o automático de escada com "defeito" por um "bom", e ver se funciona. Assim consegue isolar de que lado está o problema.

Também diz que a tensão entre comando e neutro no "defeituoso" é 56v (diferente dos restantes 236v), outra ideia é seguir estes condutores (comando e neutro) até à origem, pois algum poderá estar ligado no sitio errado.
Última edição por Coldhx em 25 mai 2026, 00:32, editado 4 vezes no total.
Coldhx
Curioso
Curioso
Registado: 04 mar 2026, 17:48
Profissão: Eng. Informático
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Mensagem por Coldhx »

postado por erro, pf apagar
Anselmo93
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Anselmo93 »

Coldhx Escreveu: 25 mai 2026, 00:24
Anselmo93 Escreveu: 24 mai 2026, 23:51 Liguei o fio do borne 4 de um dos automáticos de escada de outro circuito de iluminação, que estava OK, e liguei-o no mesmo borne do automático de escada com "defeito", resultou no mesmo, também não resolveu o problema.
Uma ideia é fazer também o teste inverso, trocar o automático de escada com "defeito" por um "bom", e ver se funciona. Assim consegue isolar de que lado está o problema.

Também diz que a tensão entre comando e neutro no "defeituoso" é 56v (diferente dos restantes 236v), outra ideia é seguir estes condutores (comando e neutro) até à origem, pois algum poderá estar ligado no sitio errado.
Obrigado, e sim, faz-me sentido que seja algum problema nas sucessivas derivações do fio de comando dos pulsadores, havendo possivelmente algum ponto onde a resistência esteja a causar esta quebra de potencial. Vou verificar nas restantes caixas de derivação e caso necessário, refazer ligações. Se entretanto resolver o problema partilho aqui, na eventualidade de um dia mais alguém ter o mesmo problema.
helioneves
Pré Oficial
Pré Oficial
Registado: 09 mar 2019, 13:13
Profissão: Procura-se
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 14 vezes
Contacto:

Mensagem por helioneves »

Coldhx Escreveu: 25 mai 2026, 00:24 Uma ideia é fazer também o teste inverso, trocar o automático de escada com "defeito" por um "bom", e ver se funciona. Assim consegue isolar de que lado está o problema.
Você depois diz que postou isto por engano, mas eu não acho descabido o seu conselho!...
Essa dos 56V... "cheira-me" a uma ligação ao neutro que não está a ser "bem feita"... tipo, como quando chegamos a uma tomada e colocamos apenas uma ponta de prova do multímetro no buraco da fase e ficamos com a outra ponta de prova na mão, mas sem a enfiar no alvéolo do neutro... :roll:
Anselmo93
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Anselmo93 »

helioneves Escreveu: 25 mai 2026, 12:20
Coldhx Escreveu: 25 mai 2026, 00:24 Uma ideia é fazer também o teste inverso, trocar o automático de escada com "defeito" por um "bom", e ver se funciona. Assim consegue isolar de que lado está o problema.
Você depois diz que postou isto por engano, mas eu não acho descabido o seu conselho!...
Essa dos 56V... "cheira-me" a uma ligação ao neutro que não está a ser "bem feita"... tipo, como quando chegamos a uma tomada e colocamos apenas uma ponta de prova do multímetro no buraco da fase e ficamos com a outra ponta de prova na mão, mas sem a enfiar no alvéolo do neutro... :roll:
Epa, às vezes acontece!

E sim ou é algures na ligação do fio de comando dos pulsadorea ou no neutro, vou andar de caixa em caixa e ver se está tudo ok.

Alguma coisa há-de ser.

Um abraço e obrigado pela partilha
Anselmo93
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação

Mensagem por Anselmo93 »

Coldhx Escreveu: 25 mai 2026, 00:24

Bom dia,

Segui os fios todos até ao quadro e as ligações estão OK. Único apontamento é na caixa de derivação do circuito de iluminação onde está o problema, existe um fio que é o do comando dos pulsadores, e que estava oxidado, após cortar e decapar o isolamento noto que continuo mais escurecido que os restantes fios. Não sei se pode estar a ajudar o problema.

Também já li noutros fóruns que os próprios LED dos pulsadores consomem uma pequena corrente, e o theben Elpa 8 tem um limite de 50mA. São 4 pulsadores no total, e são da efapel.

Outro pormenor que tenho de alterar, o antigo tinha a patilha para o esquema 3, e o novo vinha no modo do esquema de ligações 4. Tendo confirmado o esquema de ligações, faz-me sentido de facto que seja para ligar com a patilha no 3.

Estes problemas aconteceram duas semanas de ter trocado duas lâmpadas fluorescentes por LED e ter substituído 2 pulsadores.

Questiono se estas alterações no circuito podem ter conduzido a avaria interna do theben Elpa por utilizar pulsadores com consumo maior do seu LED interno.

Abraço
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”