Conversão trifásio-monofásico casa

Responder
spitye
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 13 mar 2026, 14:56
Profissão: Técnico

Conversão trifásio-monofásico casa

Mensagem por spitye »

Saudações

Estou a renovar uma vivenda grande antiga, de alimentação trifásica, mas quer-se monofásica com potência até 10.35 kvA.

Os quadros já estão renovados, excepto os diferenciais tetrapolares, e já foi passado 4x10 do quadro entrada para o contador (foi pedida desselagem, aguardo pela selagem); foi decidido passar já 4x10 por questões de disponibilidade de MO; quando passar a monof liga-se 2. A questão é q do contador para o dcp está a 4, e do dcp para alimentação não sei. A baixada é aérea (cabo torçado).

Já vi PMA, diz 13.8 kvA trifásico, pelo q estimo q a baixada esteja com condutores de 6.

Falei com algumas pessoas que me explicaram que teria de ser eu a passar cabo torç LXS (provavelmente 4x16) desde contador e fazer baixada, ou seja, pagar tudo pois tem de ser empresa certificada etc.

No entanto também já me disseram que se pedir aumento de potência , a E Redes é forçada a dar condições para tal, ficando eles com os custos.

Alguém que já tenha tido situação semelhante?
TiagoSSilva
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Registado: 29 abr 2015, 09:52

Re: Conversão trifásio-monofásico casa

Mensagem por TiagoSSilva »

O que eu faria nesse caso seria, deixar tudo preparado na instalação do contador para a frente e depois disso o cliente deverá pedir ao fornecedor de energia a alteração de trifásico para monofásico, ou seja ver o que a E-Redes faz, daí para a frente eles é que têm a responsabilidade de VERIFICAR se o ramal é ou não o adequado para tal!
Responder

Voltar para “Eletricidade Residencial”