Saudações
Estou a renovar uma vivenda grande antiga, de alimentação trifásica, mas quer-se monofásica com potência até 10.35 kvA.
Os quadros já estão renovados, excepto os diferenciais tetrapolares, e já foi passado 4x10 do quadro entrada para o contador (foi pedida desselagem, aguardo pela selagem); foi decidido passar já 4x10 por questões de disponibilidade de MO; quando passar a monof liga-se 2. A questão é q do contador para o dcp está a 4, e do dcp para alimentação não sei. A baixada é aérea (cabo torçado).
Já vi PMA, diz 13.8 kvA trifásico, pelo q estimo q a baixada esteja com condutores de 6.
Falei com algumas pessoas que me explicaram que teria de ser eu a passar cabo torç LXS (provavelmente 4x16) desde contador e fazer baixada, ou seja, pagar tudo pois tem de ser empresa certificada etc.
No entanto também já me disseram que se pedir aumento de potência , a E Redes é forçada a dar condições para tal, ficando eles com os custos.
Alguém que já tenha tido situação semelhante?
Conversão trifásio-monofásico casa
-
TiagoSSilva
- Faça a sua apresentação

- Mensagens: 5
- Registado: 29 abr 2015, 09:52
Re: Conversão trifásio-monofásico casa
O que eu faria nesse caso seria, deixar tudo preparado na instalação do contador para a frente e depois disso o cliente deverá pedir ao fornecedor de energia a alteração de trifásico para monofásico, ou seja ver o que a E-Redes faz, daí para a frente eles é que têm a responsabilidade de VERIFICAR se o ramal é ou não o adequado para tal!