Uma "Portinhola" com dois contadores

Responder
Ruccas
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 27 ago 2009, 10:25
Localização: Carcavelos
Enviou: 4 vezes

Uma "Portinhola" com dois contadores

Mensagem por Ruccas »

Hallo Pessoal!!!
Estou com uma duvida respeitante uma instalação eléctrica nova que vou efectuar.
Vou fazer uma instalação eléctrica numa moradia bifamiliar em que a chegada do cabo da EDP, chega ao local via subterrâneo, ligado a uma portinhola aérea antiga com um espaço muito reduzido instalada dentro da propriedade da moradia. O vizinho do lado que está ligado a esta portinhola em conjunto com o meu cliente, fez obras e instalou o contador no exterior do muro circundante da propriedade, mas não alteraram a portinhola.
O meu cliente quer alterar aquela "caixinha" que está na fachada da moradia do lado dele.
A minha questão é: Posso instalar uma portinhola normalizada P100 com duas saídas sem protecção, que é como está de momento, ou instalo protecções nas duas saídas, incluindo dois ligadores de neutro amovíveis? Ambas as instalações são monofásicas de 10,35 Kwa cada. Os contractos estão activos.

Desde já obrigado pela vossa atenção.


ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Uma "Portinhola" com dois contadores

Mensagem por ENERGY »

Ruccas Escreveu: 30 nov 2020, 20:53 Hallo Pessoal!!!
Estou com uma duvida respeitante uma instalação eléctrica nova que vou efectuar.
Vou fazer uma instalação eléctrica numa moradia bifamiliar em que a chegada do cabo da EDP, chega ao local via subterrâneo, ligado a uma portinhola aérea antiga com um espaço muito reduzido instalada dentro da propriedade da moradia. O vizinho do lado que está ligado a esta portinhola em conjunto com o meu cliente, fez obras e instalou o contador no exterior do muro circundante da propriedade, mas não alteraram a portinhola.
O meu cliente quer alterar aquela "caixinha" que está na fachada da moradia do lado dele.
A minha questão é: Posso instalar uma portinhola normalizada P100 com duas saídas sem protecção, que é como está de momento, ou instalo protecções nas duas saídas, incluindo dois ligadores de neutro amovíveis? Ambas as instalações são monofásicas de 10,35 Kwa cada. Os contractos estão activos.

Desde já obrigado pela vossa atenção.
Boas
Terá de ir à EDPD e solicitar a passagem a ramal subterrâneo.
A portinhola P100 Dupla, mas cuidado que a EDPD pode não aceitar, pois os locais de consumo existentes são de clientes diferentes, e como tal o mais certo é ter de criar 2 pontos de entrega, ou seja 2 portinholas P100, mas com a visita do Técnico da EDPD no local poderá esclarecer esse assunto.
Cpts.
Energy
Ruccas
Curioso
Curioso
Mensagens: 17
Registado: 27 ago 2009, 10:25
Localização: Carcavelos
Enviou: 4 vezes

Re: Uma "Portinhola" com dois contadores

Mensagem por Ruccas »

Pelo que eu soube, aquelas instalações estão assim há anos. Mas vou ver o que posso fazer. Não quero levantar uma lebre com a EDP nem deixar a instalação como está de momento.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Uma "Portinhola" com dois contadores

Mensagem por damon »

Boas,

Tive uma situação semelhante em Oeiras,
onde existia uma portinhola no interior da casa, para 2 casas, no Rc e 1 andar (com respectivos contadores)
com ramal subterraneo

Como fiz:

Coloquei uma caixa 2E+2S (uma portinhola com 2 saidas),
E o cliente pediu uma alteração ao ramal existente, (mas tem de ser o cliente a pedir a EDP)
e coloquei 2 contadores no muro exterior
a minha sorte é que o proprietario era dono das 2 casas, foi mais facil resolver porque fizemos obras nas 2 casas

Depois a EDP deu lhe o orçamento, ele escolheu um empreiteiro, e ligaram a nova caixa P2x100,
Agora na sua situação acho que o cliente que está a fazer obras neste momento vai ter que suportar os custos todos de alteração de ramal
Responder

Voltar para “Discussão Eletricidade”