Extractor de casa de banho

Responder
pltavares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 jan 2010, 23:30

Extractor de casa de banho

Mensagem por pltavares »

Saudações a todos.

A minha dúvida é a seguinte: Adquiri um extractor/ventilador de casa de banho da marca 'equation' modelo Hygro e este sistema além dos orificios L e N tem um outro denominado SL. Pelo que consigo entender da documentação, o L deverá estar ligado de forma permanente, antes do interruptor, equanto o SL servirá para ligar a fase a uma lampada. No esquema, o L está ligado antes do interruptor e o SL após este. A minha dúvida é se será necessário fazer a ligação deste SL.

Coloco em anexo o esquema que vem no manual. Afinal, uma imagem vale três paragrafos. :)

Obrigado pela vossa ajuda.

Pedro Tavares
Anexos
Numer001.png
(56.45 KiB) Transferido 59 vezes


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Extractor de casa de banho

Mensagem por nelmindo »

sim, deve fazer como o circuito manda.
No entanto pelo que percebi, é um modelo com "detector de humidade", se quer controlar a "vontade própria dele", ligue o L também depois do interruptor. Assim só liga e desliga como o senhor quer (acho que foi isto que percebi da dúvida, porque no fundo está um pouco confusa)
pltavares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 jan 2010, 23:30

Re: Extractor de casa de banho

Mensagem por pltavares »

Obrigado pela resposta.

Sim, é um modelo com detector de humidade e tempo.

No fundo, a minha dúvida é saber para que serve a ligação SL, se tenho de a utilizar e como a devo usar,

Obrigado.
Electro 99
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1084
Registado: 26 fev 2009, 18:21
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Extractor de casa de banho

Mensagem por Electro 99 »

pltavares Escreveu:Obrigado pela resposta.

Sim, é um modelo com detector de humidade e tempo.

No fundo, a minha dúvida é saber para que serve a ligação SL, se tenho de a utilizar e como a devo usar,

Obrigado.
O que eu acho é o seguinte:

Este extractor deve estar ligado ao circuito de iluminação da casa de banho. Sempre que alguem entra na casa de banho e acende a luz, acciona também o extractor. Conheço um sistema assim.

Estarei certo?
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Extractor de casa de banho

Mensagem por nelmindo »

Electro 99 Escreveu:
pltavares Escreveu:Obrigado pela resposta.

Sim, é um modelo com detector de humidade e tempo.

No fundo, a minha dúvida é saber para que serve a ligação SL, se tenho de a utilizar e como a devo usar,

Obrigado.
O que eu acho é o seguinte:

Este extractor deve estar ligado ao circuito de iluminação da casa de banho. Sempre que alguem entra na casa de banho e acende a luz, acciona também o extractor. Conheço um sistema assim.

Estarei certo?

A ligação SL é para o ventilador saber quando é que se ligou a luz, para se colocar em funcionamento. Depois da luz se desligar, o ventilador continua a funcional durante algum tempo, "buscando" energia pelo fio L. Por isso é que deve ser ligado permanente se quizer esta funcionalidade.
pltavares
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 03 jan 2010, 23:30

Re: Extractor de casa de banho

Mensagem por pltavares »

nelmindo Escreveu:

A ligação SL é para o ventilador saber quando é que se ligou a luz, para se colocar em funcionamento. Depois da luz se desligar, o ventilador continua a funcional durante algum tempo, "buscando" energia pelo fio L. Por isso é que deve ser ligado permanente se quizer esta funcionalidade.
[/quote]


Faz todo o sentido que assim seja porque uma das caracteristicas é poder definir o tempo de funcionamento logo que a percentagem volte ao limite estabelecido, isto é, depois de acabar o banho, o extractor continua a funcionar enquanto o nivel de humidade está acima do pré-estabelecido e assim que este esteja abaixo desse limite, existe um tempo (minutos) maximo de funcionamento.

Estou em crer que a sua resposta está correctissíma.

Muito obrigado pela vossa ajuda.

Pedro Tavares
jdias8474
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 14 ago 2017, 22:26
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Extractor de casa de banho

Mensagem por jdias8474 »

Boa tarde,

Onde é possível adquirir o extrator em questão?
joaosousa
Curioso
Curioso
Mensagens: 84
Registado: 20 out 2017, 10:39
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Extractor de casa de banho

Mensagem por joaosousa »

Temos de reparar na parte de potência e na parte de comando.


Se repararem pelo esquema a Fase L e o Neutro vão directos para o aparelho, e a fase L repica para o interruptor (circuito de comando da iluminação).
Desta forma o ventilador consegue trabalhar de forma automática. Liga e desliga consoante próprio comando interno dele (sensor de humidade, etc).

O SL é apenas um circuito de comando (tem um relé interno dentro do ventilador) que quando acendemos a luz via interruptor excita a bobine do relé e o ventilador liga forçosamente.

Caso não liguemos o circuito SL, o ventilador trabalha na mesma e a iluminação também. A única diferença é que se o sensor de humidade não detectar humidade e acendermos a luz o ventilador não liga.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Extractor de casa de banho

Mensagem por ENERGY »

Boas
Eu diria que de acordo com o esquema o extrator tanto funciona, liga/desliga automaticamente por detetar humidade, como também funciona manualmente ligando o interruptor, mesmo sem haver qualquer humidade.
E para uma casa de campo ou de fim de semana, ainda pode associar um IH e mete corrente diretamente no extrator pelo tempo que quer para ventilar o espaço e não ter cheiros, hehehe, tudo isto pode funcionar em simultâneo sem problemas.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”