Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

bartotaveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 27 out 2009, 18:58

Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por bartotaveira »

Boas.

Desde já dou os meus parabéns ao fórum, que hoje descobri por pesquisa, mas já li vários tópicos interessante e úteis.


Vou descrever o meu problema para ver se vocês me podem ajudar...

No último inverno instalei um recuperador a lenha na lareira da minha sala, funciona tudo bem excepto num aspecto... O ruído que as "turbinas" dele fazem quando ligado à corrente é um bastante incomodativo. Tem um regulador de velocidade, mas mesmo no mínimo é bastante audível.

Pelo que pude verificar o sistema é composto por duas "ventoínhas", um transformador para uma tensão mais baixa (acho eu porque existe uma pequena placa electrónica com alguns componentes), e um pequeno regulador de velocidade. O recuperador tem um disjuntor exclusivo no quadro eléctrico.



O que eu pretendia era conseguir baixar ainda mais a velocidade de modo a baixar também o ruído. Qual a Solução possível num caso destes...?


Ideias de quem percebe muito pouco de electricidade:
- Reduzir a voltagem com algum aparelho logo no quadro eléctrico (tipo 220V para 110V fazendo com que a voltagem baixe também nas "ventoínhas")
- Alterar o próprio regulador de velocidade já existente no recuperador...


Se acharem conveniente posso postar algumas fotos para perceberem melhor, e desculpem alguma bacorada... :)


Fiquem bem.


Avatar do Utilizador
MIG666
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 02 ago 2008, 21:24
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por MIG666 »

bartotaveira Escreveu:Boas.

O ruído que as "turbinas" dele fazem quando ligado à corrente é um bastante incomodativo. Tem um regulador de velocidade, mas mesmo no mínimo é bastante audível.

Pelo que pude verificar o sistema é composto por duas "ventoínhas", um transformador para uma tensão mais baixa (acho eu porque existe uma pequena placa electrónica com alguns componentes), e um pequeno regulador de velocidade. O recuperador tem um disjuntor exclusivo no quadro eléctrico.
O que eu pretendia era conseguir baixar ainda mais a velocidade de modo a baixar também o ruído. Qual a Solução possível num caso destes...?

Ideias de quem percebe muito pouco de electricidade:
- Reduzir a voltagem com algum aparelho logo no quadro eléctrico (tipo 220V para 110V fazendo com que a voltagem baixe também nas "ventoinhas")
- Alterar o próprio regulador de velocidade já existente no recuperador...

bacorada... :)

Fiquem bem.
*Bacoradas? Bem. Já percebi que estás fora do assunto. Reduzir a tensão quando já tem regulador de velocidade? Será que o que pensas ser "um pequeno regulador de velocidade" trabalha com 110V? Reduzir a velocidade, logo 'capacidade de movimentação/caudal de ar'!.
Pensa: Então para que estarão lá o raio das 'ventoinhas'? Estão àquela velocidade para alguma coisa é. Queres morrer intoxicado só para não teres ruído?
Pensa na qualidade do trabalho executado aquando da instalação, fixação das ventoinhas... Sabes que ás vezes, umas simples anilhas de borracha, usadas nas torneiras de água, intercaladas entre o aparelho (neste caso ventoinhas) e o chassi de fixação, amortecem o ruído? Boa sorte.
mig666
mig666
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por nelmindo »

"Pensa: Então para que estarão lá o raio das 'ventoinhas'? Estão àquela velocidade para alguma coisa é. Queres morrer intoxicado só para não teres ruído?"

A ventoinhas instaladas são para aumentar o rendimento o recumerador, na camara de ar existente nele. A sua redução na velocidade serve apenas para "diminuir" a tiragem de ar, e em nada influencia esta questão dos gases tóxicos.

Cuidado com estas soluções, que ao diminuir a velocidade, o recuperador pode aquecer partes mais sensiveis, tais como os referidos dispositivos electrónicos.
Não aconselho a fazer esse tipo de alterações por sua conta e risco.
No entanto se preferir continuar, tire umas fotos e publique-as aqui, para propormos soluções. Por outro lado pode tentar arranjar turbinas de geometria diferente, que façam menos ruido.
bartotaveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 27 out 2009, 18:58

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por bartotaveira »

Boas.

Pelo que sei essas mesmas ventoínhas apenas servem para ajudar a dissipar o calor do recuperador, aquecendo assim a sala mais rápido, nada tem a ver com a exaustão de gases. Até porque existe um termostato que liga essas mesmas ventoinhas só a partir dos 80ºC.

Para eliminar o ruído eu posso simplesmente desligar o disjuntor no quadro, mas o aquecimento da sala vai ser menos eficaz e a temperatura do próprio recuperador pode subir demasiado.

Quanto à qualidade da fixação não me parece má e acho que o ruído não é por causa de vibrações, mas sim da elevada velocidade de rotação.



A questão mantém-se. Alguém com alguma ideia...? :)


Fiquem bem.



EDIT: Não tinha lido a última mensagem, hoje ainda ou amanha vou tirar umas fotos e coloco aqui.
bartotaveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 27 out 2009, 18:58

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por bartotaveira »

Boas.

Aqui estão as fotos que falei:

Imagem Imagem Imagem


Imagem Imagem Imagem



Eu tenho consciência das consequências de diminuir a ventilação no recuperador. Gostava de ter uma solução em que conseguisse ter as velocidades normais, mas que quando a temperatura baixar eu pudesse diminuir ao ruído (normalmente a partir das 23h em que o lume se começa a apagar).


Espero que tenham umas ideias! :)


Fiquem bem.
J.Vieira
Curioso
Curioso
Mensagens: 94
Registado: 20 set 2009, 18:37
Localização: Coimbra

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por J.Vieira »

Boas,
Penso que este problema... está relacionado com a localização e tipo de ventilador.
Tendo consciência que ao diminuir a velocidade (vai claramente reduzir a vida útil do recuperador), A partir das 23h poder-se á desligar electricamente o ventilador. Deixa também de usufruir da circulação de ar quente na sala, que por vezes se mantém por algumas, ligando e desligando o ventilador.
bartotaveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 27 out 2009, 18:58

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por bartotaveira »

Boas.

Ligar e desligar o ventilador não é a melhor solução para mim. Um bom compromisso entre ruído/ventilação era o ideal. E não pensem que estou a ser exagerado, porque o ruído é mesmo muito, mesmo no mínimo. Já vi muitos outros recuperadores a trabalhar e nenhum se assemelha em termos de ruído! Mas verdade seja dita, em nenhum outro vi uma tiragem de ar semelhante, a 3 metros de distância consigo sentir claramente a circulação do ar quente!
Para ficarem com uma ideia, eu tenho aqui um daqueles termoventiladores eléctricos baratos e o barulho é semelhante, por isso imaginem!

Penso que com uma tiragem de ar um pouco menor não iria perder muito rendimento (o recuperador tem um rendimento de 74%) e o descanso para os ouvidos seria agradável. :)


A questão continua em aberto. Alguma solução para este problema?


Fiquem bem.
Avatar do Utilizador
patinhofeio
Quadro de Honra
Quadro de Honra
Mensagens: 513
Registado: 30 mar 2008, 10:45
Localização: 150 Km de Lisboa

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por patinhofeio »

Boas.
Em recuperadores de calor, nunca trabalhei, mas em ventoinhas há muito modelo e feitio.
Os computadores habitualmente trazem ventoinhas normais, que fazem pouco barulho, mas para quem dorme num quarto com pc ligado incomoda. A solução(sem ser desligar o pc) é mudar o tipo de ventoinha.
O ruído das ventoinhas deverá estar na fraca qualidade/lubrificação das mesmas e não na rotação.
Tente falar com o instalador desse recuperador para tentar saber a possibilidade de substituição das ventoinhas por outro modelo mais silencioso.
Abraço
Aprender sem pensar é tempo perdido - Confúcio
Participar neste fórum é um privilégio e não um direito
A vida é uma escola. Quem não aprende com a vida, considere-se morto
Avatar do Utilizador
MIG666
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 02 ago 2008, 21:24
Localização: Lisboa - Portugal

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por MIG666 »

patinhofeio Escreveu:Boas.
Em recuperadores de calor, nunca trabalhei, mas em ventoinhas há muito modelo e feitio.
Os computadores habitualmente trazem ventoinhas normais, que fazem pouco barulho, mas para quem dorme num quarto com pc ligado incomoda. A solução(sem ser desligar o pc) é mudar o tipo de ventoinha.
O ruído das ventoinhas deverá estar na fraca qualidade/lubrificação das mesmas e não na rotação.
Tente falar com o instalador desse recuperador para tentar saber a possibilidade de substituição das ventoinhas por outro modelo mais silencioso.
Abraço
* Concordo a 95% com esta solução. É evidente. Como disse antes "Pensa na qualidade do trabalho executado aquando da instalação".
É que, conheço gente,familiares, que têm recuperadores. Tenho lá estado. Nada a reclamar quanto a ruído. Há qualidade de material e de execução!...
mig666
bartotaveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 27 out 2009, 18:58

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por bartotaveira »

MIG666 Escreveu:
patinhofeio Escreveu:Boas.
Em recuperadores de calor, nunca trabalhei, mas em ventoinhas há muito modelo e feitio.
Os computadores habitualmente trazem ventoinhas normais, que fazem pouco barulho, mas para quem dorme num quarto com pc ligado incomoda. A solução(sem ser desligar o pc) é mudar o tipo de ventoinha.
O ruído das ventoinhas deverá estar na fraca qualidade/lubrificação das mesmas e não na rotação.
Tente falar com o instalador desse recuperador para tentar saber a possibilidade de substituição das ventoinhas por outro modelo mais silencioso.
Abraço
* Concordo a 95% com esta solução. É evidente. Como disse antes "Pensa na qualidade do trabalho executado aquando da instalação".
É que, conheço gente,familiares, que têm recuperadores. Tenho lá estado. Nada a reclamar quanto a ruído. Há qualidade de material e de execução!...

Boas.

Obrigado pelas respostas! Mudar as ventoinhas será bastante difícil, o acesso à zona das ventoinhas é difícil e o pouco conhecimento de electricidade também não ajuda...

Quanto à qualidade do recuperador e da instalação não me parece que seja a causa principal. A instalação está bem feita e daí não pode vir o problema. O recuperador é da marca "Sasac", tenho a noção que não é do melhor que se faz mas tem um bom rendimento (74% acho que e bom), as ventoinhas não sei se são de boa qualidade mas que elas funcionam a uma grande velocidade de rotação não tenho dúvida nenhuma...

Também frequento outras casas com recuperadores, incluindo em casa dos meus pais, e são bastante mais silenciosos. Mas numa coisa ainda não vi nenhum que consiga aquecer como o meu, isto porque o "airflow" produzido pelas ventoinhas é enorme. Eu só queria baixar um pouco esse "airflow" quando ele já não é necessário, e baixando assim o ruído.


Será possível baixar a rotação destas ventoinhas sem as substituir? :)


Fiquem bem.
Avatar do Utilizador
PJFC
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 16 out 2009, 09:52
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por PJFC »

Olá boa tarde.

Como estou a pensar também colocar um sistema desses...

1º gostaria de colocar uma questão: esse sistema é bom, ou seja, as ventoinhas fazem alguma coisa?? ajuda muito?


2º As ventoinhas não ligam/desligam sozinhas? é porque estive a investigar, e geralmente têm um termóstato para fazer isso !!


3º eu posso arranjar um esquema muito simples e varia-te a velocidade de 0 ao máximo muito facilmente (eu tenho um num exaustor-fui eu que fiz) ... percebes de electrónica?
bartotaveira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 9
Registado: 27 out 2009, 18:58

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por bartotaveira »

PJFC Escreveu:Olá boa tarde.

Como estou a pensar também colocar um sistema desses...

1º gostaria de colocar uma questão: esse sistema é bom, ou seja, as ventoinhas fazem alguma coisa?? ajuda muito?


2º As ventoinhas não ligam/desligam sozinhas? é porque estive a investigar, e geralmente têm um termóstato para fazer isso !!


3º eu posso arranjar um esquema muito simples e varia-te a velocidade de 0 ao máximo muito facilmente (eu tenho um num exaustor-fui eu que fiz) ... percebes de electrónica?

Boas.



1º As ventoinhas são o que ajudar o calor a dissipar-se do recuperador para toda a sala ou divisão onde estiver, além de não deixar sobreaquecer o próprio recuperador. Sem este sistema a eficiência baixa, e de que maneira... Com as turbinas ligadas é num instante que aqueço a minha sala! :)


2º As ventoinhas ligam e desligam sozinhas, no meu caso ligam aos 80ºC, mas basicamente elas estão sempre ligadas até o lume se apagar quase por completo.


3º Esse esquema era o que eu precisava! :) Não percebo muito de electrónica, mas com uma explicação não devo ter grande dificuldade.


Fica bem.
Avatar do Utilizador
PJFC
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 16 out 2009, 09:52
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por PJFC »

bartotaveira Escreveu:
PJFC Escreveu:Olá boa tarde.

Como estou a pensar também colocar um sistema desses...

1º gostaria de colocar uma questão: esse sistema é bom, ou seja, as ventoinhas fazem alguma coisa?? ajuda muito?


2º As ventoinhas não ligam/desligam sozinhas? é porque estive a investigar, e geralmente têm um termóstato para fazer isso !!


3º eu posso arranjar um esquema muito simples e varia-te a velocidade de 0 ao máximo muito facilmente (eu tenho um num exaustor-fui eu que fiz) ... percebes de electrónica?

Boas.



1º As ventoinhas são o que ajudar o calor a dissipar-se do recuperador para toda a sala ou divisão onde estiver, além de não deixar sobreaquecer o próprio recuperador. Sem este sistema a eficiência baixa, e de que maneira... Com as turbinas ligadas é num instante que aqueço a minha sala! :)


2º As ventoinhas ligam e desligam sozinhas, no meu caso ligam aos 80ºC, mas basicamente elas estão sempre ligadas até o lume se apagar quase por completo.


3º Esse esquema era o que eu precisava! :) Não percebo muito de electrónica, mas com uma explicação não devo ter grande dificuldade.


Fica bem.

Parece-me um sistema interessante. a- e o ar sai muito quente?

b- No local onde o ar sai (deve ter uma grelha) as paredes ou tecto (não sei onde está instalado) não ficam meias amareladas do calor?

c- quanto ao esquema, não é nada de especial - terás de comprar alguns componentes.
Mas antes disso, preciso de saber que tensão alimenta as ventoinhas, ou seja, se estas são alimentadas a 230v (a tensão que vai para as ventoinhas e não a que alimenta todo o circuito, pois podem ser diferentes). Vê se estas dizem lá alguma coisa. Senão terás de pegar num multímetro e medir a tensão. pois falas que aquilo tem um circuito electrónico- deve ser o controlo do termostato.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por nelmindo »

O ar que sai dos recuperadores, quando o recuperador está na sua potencia nominal, não dá para colocar a mão à frente das grelhas, devido à dor do calor.

Sim, as grelhas se forem brancas, ficam amarelas com o tempo. A própria parede se for clara, fica amarela ou cinza, mas isto não é devido aos gases da combustão (são cameras distintas e estanques), mas sim poeiras em suspenção, que por convecção são arrastadas e depositadas na parede. 5 em 5 anos recomenda-se que se pinte a parede, e aconselha-s o uso de grelhas escuras. É o mesmo efeito criado pelas armaduras de emergência, parece que algo ardeu e o "fumo" (parede suja) denuncia essa suposição. Há casas que junto dos radiadores, principalmente por cima deles, a perede está mais escura e lá não combustão...
Avatar do Utilizador
PJFC
Curioso
Curioso
Mensagens: 49
Registado: 16 out 2009, 09:52
Localização: Viseu
Contacto:

Re: Diminuir a velocidade da turbina de um recuperador a lenha

Mensagem por PJFC »

nelmindo Escreveu:O ar que sai dos recuperadores, quando o recuperador está na sua potencia nominal, não dá para colocar a mão à frente das grelhas, devido à dor do calor.

Sim, as grelhas se forem brancas, ficam amarelas com o tempo. A própria parede se for clara, fica amarela ou cinza, mas isto não é devido aos gases da combustão (são cameras distintas e estanques), mas sim poeiras em suspenção, que por convecção são arrastadas e depositadas na parede. 5 em 5 anos recomenda-se que se pinte a parede, e aconselha-s o uso de grelhas escuras. É o mesmo efeito criado pelas armaduras de emergência, parece que algo ardeu e o "fumo" (parede suja) denuncia essa suposição. Há casas que junto dos radiadores, principalmente por cima deles, a perede está mais escura e lá não combustão...

Quer então dizer que as condutas vão estar a altas temperaturas...
como pretendo passar pelo teto falso... pode ser perigoso???
Responder

Voltar para “Dúvidas”