falta de neutro

fred
Curioso
Curioso
Mensagens: 46
Registado: 25 mai 2007, 16:29
Localização: coimbra -cernache

Mensagem por fred »

Electro_PT Escreveu:
credo Escreveu:Por acaso aqui está uma questão que eu
gostaria de ver bem esclarecida.
Expliquem-me lá como é que uma falta de neutro pode
queimar recptores de satélite e relés de nivel
partindo do princpio que são monofásicos ( não conheço recptores
de satélite trifásicos).
Na minha perespectiva quando falta o neutro
excluindo motores ou maquinas trifásicas acabou
falta a corrente e nada funciona, o que é diferente de
um neutro mal apertado onde vai e vem a corrente e com esses picos queimar alguns componentes electronicos dos ditos.
Agora gostava que mais alguem desse outra opinião
porque já ouvi histórias onde a falta de neutro deu origem a
entrar 400 V na instalação (instalação monofasica) o que eu axo
absurdo, salvaguardando claro situações onde por avaria e ou engano
se metem duas fases onde deveria ser fase e neutro.
Cumps
Até à data, faltas de Neutro em instalações monofásicas que me tenham aparecido devem-se ao facto de que os apertos mecânicos dos parafusos tanto nas tomadas como nos disjuntores não estejam bem apertados. :evil:

Aconteceu-me ontem uma situação dessas :shock: , o múltimetro acusava num circuito de tomadas cerca de 150 Volts entre Fase e Neutro. Ao apertar o parafuso do disjuntor no Neutro, o contacto passou a ficar ok, o múltimetro já me acusava os 220 Volts. :wink:

Agora o que eu acho curioso é que por sistema de quem monta todo o tipo de aparelhagem e/ou quadros eléctricos nas instalações eléctricas, parece que têm medo de apertar os parafusos ou então sou muita bruto porque comigo, normalmente os ditos parafusos ainda dão sempre mais uma volta (sempre me ensinaram que o aperto mecânico deve ficar sempre bem apertado) :twisted:

Um abraço

estou plenamente de acordo, com o bom aperto dos parafusos, alias e aconselhavel em instalaçoes electricas que estejam sujeitas a bibraçoes apertar bem os parafusos de vez em quando.....pois estes desapertam-se mais facilmente...abraços


Avatar do Utilizador
wolfaxe
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 119
Registado: 11 out 2007, 08:58
Localização: Lisboa

Re: falta de neutro

Mensagem por wolfaxe »

Na rede de distribuição, quando falta o neutro, iremos ter uma tensão dita normal (230V) e as outras duas, uma mais baixa e outra mais alta.
JTS - Transformadores Eléctricos
Telf. 21 9883059
Nefelim

Re: falta de neutro

Mensagem por Nefelim »

Olá


A falta de neutro quando temos uma habitação com potências contratadas monofáicas de 1,15 a 6,9 KVA em passos de 5 A-10A-15-20-25-30A seja no exterior da instalação na rede da EDP ou no quadro eléctrico como a tensaõ entre Neutro e Fase é de 230 V, simplesmente deixa de "funcionar" os circuitos. Só há a Fase a tensão não pode estabelecer um circuito eléctrico, a corrente é zero e nada acontece, não há energia. Parte do principio que a falta de neutro é no inicio da canalização, já que o neutro está ligado há terra em város apoios e pode fechar-se pela terra, e haver desiquilibrios. Nesses casos até as instalações monofásicas estão afectadas. Se houver vários consumidores ligados a essa "falso neutro há uma circulação de corrente entre os circuitos de uma habitação e outra e podemos ter tensões elevadas há uma estrela de tensões desiquilibrada e neutro deslocado de algumas dezenas de volts. No pior dos casos a tensão poderia atingir os 460 Volts (230x2) V

Já numa instalação a 6,9 KVA trifásica de 3x10 A até 20,7 KVA -3x30 A e outras superiores a falta de neutro pode levar à destruição de equipamentos.

Quando a falta de neutro é no exterior a tensão entre fases é de 400 V, mas as cargas se distribuem pelas 3 fases, ficando as fases desiquilibradas algumas com tensões elevadas e outras menores em relação ao "neutro desligado" , ao ponto comum. Parte-se do principio de que a falta de neutro a montante e juzante não há ligações do neutro à terra.

Imaginemos 3 lâmpadas de igual potência ligadas cada uma á sua fase se há falta de neutro temos "uma estrela equilibrada" nesse caso as tensões em cada lâmpada são de 230 V já que a corrente de neutro era nula. Mas se desligar uma lâmpada temos duas lâmpadas em série entre duas fases e já a tensão que cai em cada lâmpada é de 400/2 =200 Volts e não 230 Volts. Vamos ver o exemplo com duas resistências de um forno eléctrico trifásico, já que o exemplo com as lampadas não é muito claro dado a sua resistência variar muito com a tempeartura e tensão.

No caso de um forno trifásico com 3 resistências diferentes imagina que se ligam só duas e que uma possui o dobro da potência da outra logo P=UxI P=U^2/R, metade da resistência da outra. Sem o neutro em vez de 230 Volts aplicados a cada resistência teremos 400 Volts nas duas resistências que ficam em série. Este exemplo é só para o caso de na rede não haver mais consumidores Logo R1 e R2 R2=2xR1 o dobro logo Rtotal= R1+2R1=3 R1 a tensaõ divide-se 66% numa resistência e 33% na outra ou seja 400 Vx66% e 400 Vx33% igual a 264 Volts e 132 Volts.

Se a relação for superior as tensões podem nuns casos ser mais desequilibrados. No caso de receptores resistivos a maior ou menor tensão implica maior ou menor consumo, podendo as resistências queimar. No caso dos electrodomêsticos os baixos ou altos valores das tensões provocam maus funcionamentos e avarias pois muitos equipamentos eléctrónicos não aguentam com tensões elevadas, e baixos valores fazem que nem funcionem, provocando avarias

Mas no caso de muitos consumidores a estrela das tensões pode deslocar o neutro e as fases ficam desiquilibradas, já a tensaõ entre fases naõ é de 400 Volts.


Outra caso é numa única instalação em que por qualquer motivo algum terminal se desapertou ou avariou o borne do diferencial e o neutro foi interrompido. Tal como descrito no parágrafo anterior a situação é a mesma

Por isso a EDP faz ligações à terra em vários pontos da rede de distribuição e agora o uso do Sistema TN e tentando obter uma terra de neutro o mais baixa possível 5 a 1 Ohms para que se houver um corte de alguma linha no neutro o circuito se possa fechar pela terra e não haver desiquilibrio de fases, ou ser minimo esse desiquilibrio

Mas no caso das 3 fases desquilibradas alguns casos as tensões chegam a atingir os 300 e tal volts nalguns receptores, em relação ao ponto comum de "neutro". O Neutro pode estar cortado, mas os receptores ficam ligados em Y (estrela) com cargas desiquilibradas e as tensões entre fase e "neutro falso" podem ser elevadas nuns casos e muito baixas noutros. Há um deslocamento do potêncial do neutro.


Um abraço
Última edição por Nefelim em 14 out 2007, 20:59, editado 2 vezes no total.
Nefelim

Re:

Mensagem por Nefelim »

admin Escreveu:Se numa instalação retirares o neutro a meio não ficara assim que e o mesmo que em cima .



Imagem


Fica assim mas se as resistências forem iguais cai 230 Volts em cada, já se forem diferentes há desiquilibrios e a tensão do "ponto comum-Neutro é deslocado.
paco
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 19 out 2008, 19:02

Re:

Mensagem por paco »

credo Escreveu:Então é assim "Do ponto de vista de alimentação, a nossa rede de fornecimento eléctrico é formada por um sistema trifasico de três fases compensadas através de um quarto conductor chamado neutro. Tendo em conta os diferentes elementos conectados à rede de alimentação podemos distinguir dois tipos de tensão de alimentação:
os que utilizam as três fases para sua alimentação e os que utilizam uma unica fase eo conductor comum - neutro.
Se a rede de distribuição não apresentar alterações, o valor de tensão proporcionadao em cada uma das fases é o adequado (230 V+/-10% segundo o regulamento).
Mas pode acontecer que as redes eléctricas de baixa tensão não tenham um comportamento adequado. O que acontece quando o conductor comum- neutro- tem uma avaria e se corta, seja por um borne de ligação mal apertado, trabalhos na via publica ou manobra de rede incorrectas?
Ao perder o conductor de neutro ou compensador, prduz-se por um lado um abaixamento da tensão nas fases com mais cargas ligadas e por outro um aumento da tensão acima da tensão suportada, na fase que tem menos cargas ligadas, quando se produz um corte do conductor neutro observamos que uma das fases não proporciona o valor de tensão adequado. Quando este fenomeno acontece e o valor de tensão maximo e superior ao valor de tensãomáximo permitido pelos equipamentos, estes podem chegar a destruir-se ou deteriorar-se prematuramente."
Cumps
Ps- Eu sei que um bocado longo mas não podia de deixar bem claro aqui o que realmente acontece quando à falta de neutro e no qual eu tambem tinha bastantes duvidas no fim é o que o colega ejom tinha dito anteriormente :idea:
muito obrigado,por esta óptima,explicação.
suponho ter resolvido,o meu problema,com ela.
tenho trifásica,que utilizo separadamente,isto é,não tenho qualquer equipamento trifásico ligado.
à pouco tempo,começaram a aparecer,equipamentos queimados,coisas estranhas a acontecerem,nomeadamente,ligava uns disjuntores,as lampadas que estavam,noutro sector,aumentavam o brilho,coisas deste género.
agora queimou a placa electronica dum frigorifico.
por isso,penso ,que com a sua sugestão,vou resolver o problema,trata-se de uma habitação,que está longe do local,onde vivo.quero dizer,que quando isto me aconteceu,não tinha qualquer aparelho de medida no local.
eu trabalhei uma vida inteira em electronica,mas nunca tive qualquer experiencia,em instalações electricas deste tipo.
agradeço bastante a explicação,e já estou ancioso por voltar ao local do crime.(apertar tudo o que seja neutros)se
houver mais alguma sugestão, eu agradeço.

muito obrigado,
paco
Avatar do Utilizador
Varejo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 4052
Registado: 14 jun 2007, 01:17
Localização: Lx
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

Re: Re:

Mensagem por Varejo »

paco Escreveu:
credo Escreveu:Então é assim "Do ponto de vista de alimentação, a nossa rede de fornecimento eléctrico é formada por um sistema trifasico de três fases compensadas através de um quarto conductor chamado neutro. Tendo em conta os diferentes elementos conectados à rede de alimentação podemos distinguir dois tipos de tensão de alimentação:
os que utilizam as três fases para sua alimentação e os que utilizam uma unica fase eo conductor comum - neutro.
Se a rede de distribuição não apresentar alterações, o valor de tensão proporcionadao em cada uma das fases é o adequado (230 V+/-10% segundo o regulamento).
Mas pode acontecer que as redes eléctricas de baixa tensão não tenham um comportamento adequado. O que acontece quando o conductor comum- neutro- tem uma avaria e se corta, seja por um borne de ligação mal apertado, trabalhos na via publica ou manobra de rede incorrectas?
Ao perder o conductor de neutro ou compensador, prduz-se por um lado um abaixamento da tensão nas fases com mais cargas ligadas e por outro um aumento da tensão acima da tensão suportada, na fase que tem menos cargas ligadas, quando se produz um corte do conductor neutro observamos que uma das fases não proporciona o valor de tensão adequado. Quando este fenomeno acontece e o valor de tensão maximo e superior ao valor de tensãomáximo permitido pelos equipamentos, estes podem chegar a destruir-se ou deteriorar-se prematuramente."
Cumps
Ps- Eu sei que um bocado longo mas não podia de deixar bem claro aqui o que realmente acontece quando à falta de neutro e no qual eu tambem tinha bastantes duvidas no fim é o que o colega ejom tinha dito anteriormente :idea:
muito obrigado,por esta óptima,explicação.
suponho ter resolvido,o meu problema,com ela.
tenho trifásica,que utilizo separadamente,isto é,não tenho qualquer equipamento trifásico ligado.
à pouco tempo,começaram a aparecer,equipamentos queimados,coisas estranhas a acontecerem,nomeadamente,ligava uns disjuntores,as lampadas que estavam,noutro sector,aumentavam o brilho,coisas deste género.
agora queimou a placa electronica dum frigorifico.
por isso,penso ,que com a sua sugestão,vou resolver o problema,trata-se de uma habitação,que está longe do local,onde vivo.quero dizer,que quando isto me aconteceu,não tinha qualquer aparelho de medida no local.
eu trabalhei uma vida inteira em electronica,mas nunca tive qualquer experiencia,em instalações electricas deste tipo.
agradeço bastante a explicação,e já estou ancioso por voltar ao local do crime.(apertar tudo o que seja neutros)se
houver mais alguma sugestão, eu agradeço.

muito obrigado,
paco
Boas, pelos sintomas é neutro mal apertado, tive no mês passado situação identica e era o neutro do geral mal apertado, como tal apertei e nunca mais deu problemas até hoje!!! :wink:
Teoria é quando se sabe tudo mas nada funciona. Prática é quando tudo funciona mas ninguém sabe porquê... aqui alia-se a teoria à prática... nada funciona e ninguém sabe porquê!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: falta de neutro

Mensagem por joaoosvaldo »

Penso que o desenho seguinte elucida bem o que pode acontecer por exemplo numa casa com instalação trifásica em que existem cargas trifásicas (o desenho foi feito à mão mas penso que dá para perceber!!!) de notar que as protecções neste caso não actuam e o equipamento monofásico "vai à vida" :) , o defeito pode ser a montante na rede de distribuição ou mesmo já na instalação do cliente:
Anexos
falta de neutro.jpg
falta de neutro.jpg (125.37 KiB) Visto 6275 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: falta de neutro

Mensagem por Duzia12 »

O problema não está nas possíveis malhas de defeito que na maioria dos casos induzem em tensão de contacto elevadas, as chamadas tensões parasitas que uma boa ligação é terra e protecção diferencial resolvem.


O facto prende-se com os desiquilibrios das tensão , já se sabe que entre fases é 400 V, mas a tensão fases e o neutro que ficou deslocado é que é diferentes > 400 V. nuns casos e noutros menores
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: falta de neutro

Mensagem por joaoosvaldo »

Duzia12 Escreveu:O problema não está nas possíveis malhas de defeito que na maioria dos casos induzem em tensão de contacto elevadas, as chamadas tensões parasitas que uma boa ligação é terra e protecção diferencial resolvem.


O facto prende-se com os desiquilibrios das tensão , já se sabe que entre fases é 400 V, mas a tensão fases e o neutro que ficou deslocado é que é diferentes > 400 V. nuns casos e noutros menores
Não percebi :? !!! Se a malha não se fechar não danifica qualquer equipamento (não lhe chame malha de defeito chame caminho da corrente por exemplo :? )!!! O equipamento monofásico fica sujeito à tensão composta +/- 400V que pode ser maior ou menor conforme o equilíbrio ou desequilíbrio da carga trifásica. Em princípio o motor "aguenta" com a falta do neutro a carga monofásica é que não!!!
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Nelson_1492
Curioso
Curioso
Mensagens: 80
Registado: 18 out 2009, 01:01
Localização: Margem Sul

Re: falta de neutro

Mensagem por Nelson_1492 »

Boas,

Caro João Osvaldo, nesse desenho o equipamento monofásico continuará a um potencial de 230V pois
está ligado ao neutro "artificial" criado na estrela do motor.
Como já referido o problema surge quando existem cargas não equilibradas, no caso de estarem por exemplo 3 cargas monofásicas ligadas cada uma ao neutro e a uma das fases,após a quebra do neutro na origem da instalação, a carga menor ficará submetida a uma tensão superior aos 230V.
Última edição por Nelson_1492 em 09 set 2010, 19:04, editado 1 vez no total.
Cumprimentos
Nelson
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: falta de neutro

Mensagem por Duzia12 »

Quem nunca aprendeu sistemas trifásicos nalgum curso 12º ano ou por aí não consegue perceber:
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: falta de neutro

Mensagem por nelmindo »

Nelson_1492 Escreveu:Boas,

Caro João Osvaldo, nesse desenho o equipamento monofásico continuará a um potencial de 230V pois
está ligado ao neutro "artificial" criado na estrela do motor.
Como já referido o problema surge quando existem cargas não equilibradas, no caso de estarem por exemplo 3 cargas monofásicas ligadas cada uma ao neutro e a uma das fases,após a quebra do neutro na origem da instalação, a carga menor ficará submetida a uma tensão superior aos 230V.

Embora o exemplo do Osvaldo não tenha sido feliz, pelo facto de os motores normalmente não usarem neutro, mas se usar como exemplo iluminação de um pavilhão, perfeitamente distribuido pelas três fazes, ficando a "estrela equilibrada", o neutro "virtual" existe, se forem só aquelas cargas (as da iluminação). Como o colega representou e bem no esquema, a partir do momento que se acrescenta uma carga, neste caso monofásica, esse neutro virtual irá alterar o seu ponto central no esquema vectorial, obrigando a alterar as tensões simples aplicadas nos ramos, podendo as cargas aplicadas nos ramos ficarem com mais ou menos tensão, podendo variar desde 0V até ao valor da tensão composta, na pior das situações. Quem fica em maus lençóis, são os tramos com menor carga, que lhe serão aplicadas tensões superiores para que foram construídos, que no exemplo colocado são os enrolamentos quem não têm a carga monofásica em paralelo!!!
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: falta de neutro

Mensagem por joaoosvaldo »

O único inconveniente do meu exemplo anterior é apenas e só o facto de ter o motor ligado em estrela situação que não é muito comum mas é possível e para o caso em análise é perfeitamente perceptível, com a imagem seguinte também penso que se percebe que a tensão no equipamento monofásico será superior aos 230V:
Anexos
falta de neutro.jpg
(316.86 KiB) Transferido 32 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Duzia12
Oficial
Oficial
Mensagens: 5245
Registado: 27 fev 2008, 20:53
Localização: Barcelos
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 17 vezes

Re: falta de neutro

Mensagem por Duzia12 »

Tenho de ver os meus "calhamaços" para entender isto.
Avatar do Utilizador
joaoosvaldo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 3378
Registado: 24 out 2008, 15:06
Localização: Norte
Enviou: 18 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: falta de neutro

Mensagem por joaoosvaldo »

Tenho um pequeno erro no cálculo da impedância Z1 do circuito anteriormente apresentado que assim é que está correcto (mas as conclusões são as mesmas):
Anexos
erro expressão cálculo de Z1.jpg
erro expressão cálculo de Z1.jpg (10.21 KiB) Visto 6237 vezes
Cumprimentos,

João Osvaldo Sousa


Email: [email protected]
Responder

Voltar para “Dúvidas”