Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Promax »

Boa tarde,

Estou a tirar um curso TIE, e estou com algumas dúvidas em relação ás responsabilidades, termo de responsabilidades de execução, entre outros.

Sobpúnhamos que estou a trabalhar por conta de outrem. Sou obrigado a assinar termo de responsabilidade, faça eu a montagem do quadro e demais instalações (tudo), ou monte só parte da instalação?
Posso recusar-me a assinar o termo de responsabilidade execução?

Para ser sincero, é algo de que tenho receio. Mesmo que eu faça uma instalação bem dimensionada, sem defeitos e futuramente alguém dono dessa instalação sofrer algum dano, por abrir tomadas, etc, ou até um incendio causado por um curto circuito em que um disjuntor não atue.

Vou ser responsável por algum dos incidentes?


Agradeço que me elucidem sff

Cumprimentos


Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Promax »

Boa tarde,

Alguém me pode dar uma ajuda, nas questões que coloquei neste post.

Obrigado desde já.


Cumprimentos
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Responsabilidades... cada um é responsável pelo que quer, pelo que diz que vai ser. Já fui responsável pela execução do trabalho de outros, outros já foram responsáveis pelo meu trabalho... é uma questão que cada um terá de ter atenção e avaliar se pode ou deve ser responsável.


Cumps!
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Promax »

Gil82 Escreveu: 25 nov 2022, 14:07 Boas!

Responsabilidades... cada um é responsável pelo que quer, pelo que diz que vai ser. Já fui responsável pela execução do trabalho de outros, outros já foram responsáveis pelo meu trabalho... é uma questão que cada um terá de ter atenção e avaliar se pode ou deve ser responsável.


Cumps!
Agradeço a sua resposta.

Mas em relação ás responsabilidades. Por exemplo: é executada uma instalação bem feita, tudo dentro das normas. Sobpúnhamos que existe alguém que vai lá mexer/alterar o que foi feito? Ou que o dono da moradia (se for o caso) sofre um acidente elétrico por curiosidade ou por ir alterar algo, ou que num curto circuito o disjuntor não desarma e pode levar até a um incêndio?

O técnico responsável pela execução, é responsável por algum dos incidentes referidos acima? Se sim, de que forma?

Ou seja o que pode acontecer ao técnico responsável legalmente se algum dos incidentes que referi acontecer, ou até outros.

Sinceramente estou mesmo com receio de um dia assinar um termo de responsabilidade de execução.


Outra questão é, sou obrigado a assinar termo de responsabilidade, trabalhando por conta de outrem? Faça eu parte da instalação, ou até toda?


Agradeço a vossa colaboração
Caos21
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 02 jul 2013, 00:57
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Caos21 »

Boas
É prudente pensar-se antes.
Levantou várias questões, que poderão levar a uma resposta extensa.
Os termos de responsabilidade pela execução de instalações elétricas são assumidos pelos técnicos responsáveis pela execução de instalações elétricas, conforme DGEG (TRIESP).
A ficha de execução da instalação elétrica, modelo m.º 936 da INCM, onde se pode referir a responsabilidade.
Estes 2 formulários deverão ser ato corrente de boa prática e profissionalismo.
Mas por desconhecimento do cliente e por incuria dos técnicos não são entregues.
Resultado, passa a ser o cliente o responsável pelo trabalho do técnico.
Os TRIESP para exercerem atividade algumas obrigações legais para com a DGEG, IMPIC, ISS e AT e depois há os outros.
Mas recomendo que se informe e faça o seu caminho, caminhando.
espero ter ajudado.
Bem haja
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Gil82 »

Promax Escreveu: 25 nov 2022, 18:16
Gil82 Escreveu: 25 nov 2022, 14:07 Boas!

Responsabilidades... cada um é responsável pelo que quer, pelo que diz que vai ser. Já fui responsável pela execução do trabalho de outros, outros já foram responsáveis pelo meu trabalho... é uma questão que cada um terá de ter atenção e avaliar se pode ou deve ser responsável.


Cumps!
Agradeço a sua resposta.

Mas em relação ás responsabilidades. Por exemplo: é executada uma instalação bem feita, tudo dentro das normas. Sobpúnhamos que existe alguém que vai lá mexer/alterar o que foi feito? Ou que o dono da moradia (se for o caso) sofre um acidente elétrico por curiosidade ou por ir alterar algo, ou que num curto circuito o disjuntor não desarma e pode levar até a um incêndio?

O técnico responsável pela execução, é responsável por algum dos incidentes referidos acima? Se sim, de que forma?

Ou seja o que pode acontecer ao técnico responsável legalmente se algum dos incidentes que referi acontecer, ou até outros.

Sinceramente estou mesmo com receio de um dia assinar um termo de responsabilidade de execução.


Outra questão é, sou obrigado a assinar termo de responsabilidade, trabalhando por conta de outrem? Faça eu parte da instalação, ou até toda?


Agradeço a vossa colaboração

Boas!

Na nossa função como técnicos responsáveis pela execução das instalações, os acidentes podem acontecer, claro. E por isso podemos ser chamados a responder perante entidades ou tribunais. No entanto existem formas de nos protegermos e ficarmos descansados com a responsabilidade que nos obrigam a ter. Para isso há sempre a necessidade de verificarmos que, no nosso entender, a instalação está segura e de que não oferece riscos. A segurança sempre acima de tudo! A partir daí estamos de consciência tranquila. O que o dono da instalação faz a partir daí não será problema meu, portanto uma sugestão que dou, é usar as entidades certificadoras de instalações elétricas, mesmo nos casos onde não é obrigatória inspeção, sempre que possível. Espero ter ajudado! :)


Cumps!
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Promax »

Gil82 Escreveu: 28 nov 2022, 09:33
Promax Escreveu: 25 nov 2022, 18:16
Gil82 Escreveu: 25 nov 2022, 14:07 Boas!

Responsabilidades... cada um é responsável pelo que quer, pelo que diz que vai ser. Já fui responsável pela execução do trabalho de outros, outros já foram responsáveis pelo meu trabalho... é uma questão que cada um terá de ter atenção e avaliar se pode ou deve ser responsável.


Cumps!
Agradeço a sua resposta.

Mas em relação ás responsabilidades. Por exemplo: é executada uma instalação bem feita, tudo dentro das normas. Sobpúnhamos que existe alguém que vai lá mexer/alterar o que foi feito? Ou que o dono da moradia (se for o caso) sofre um acidente elétrico por curiosidade ou por ir alterar algo, ou que num curto circuito o disjuntor não desarma e pode levar até a um incêndio?

O técnico responsável pela execução, é responsável por algum dos incidentes referidos acima? Se sim, de que forma?

Ou seja o que pode acontecer ao técnico responsável legalmente se algum dos incidentes que referi acontecer, ou até outros.

Sinceramente estou mesmo com receio de um dia assinar um termo de responsabilidade de execução.


Outra questão é, sou obrigado a assinar termo de responsabilidade, trabalhando por conta de outrem? Faça eu parte da instalação, ou até toda?


Agradeço a vossa colaboração

Boas!

Na nossa função como técnicos responsáveis pela execução das instalações, os acidentes podem acontecer, claro. E por isso podemos ser chamados a responder perante entidades ou tribunais. No entanto existem formas de nos protegermos e ficarmos descansados com a responsabilidade que nos obrigam a ter. Para isso há sempre a necessidade de verificarmos que, no nosso entender, a instalação está segura e de que não oferece riscos. A segurança sempre acima de tudo! A partir daí estamos de consciência tranquila. O que o dono da instalação faz a partir daí não será problema meu, portanto uma sugestão que dou, é usar as entidades certificadoras de instalações elétricas, mesmo nos casos onde não é obrigatória inspeção, sempre que possível. Espero ter ajudado! :)


Cumps!
Obrigado pelas respostas.

O Gil82 recorre a entidades certificadoras de Instalações elétricas para certificar instalações mesmo com 6.9KVA?
Fica cara uma certificação, por exemplo para 6.9KVA?

Não tinha pensado nisso, dessa forma a entidade certificadora é que fica responsável certo? Não quero dizer que é para fazer as coisas mal feitas, mas para quem pelo menos no inicio não quer arriscar.

Cumprimentos
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Promax »

A informação que me deram no curso é que para novas instalações tem que se entrgar à DGEG a ficha eletrotécnica e o termo de execução, para novas instalações ou para aumento de potência. Estão corretas estas informações?
Informaram também que podemos fazer a execução de qualquer potência mas só podemos certificar até 6.9KVA.

Uma questão surge é, se executar uma instalação até 6.9KVA, terei que entregar a ficha eletrotécnica e o termo de execução. Mas pedindo a uma empresa certificadora para certificar, a responsabilidade é do técnico que passou o termo de responsabilidade pela execução ou já da em presa certificadora, vista que foi ela que por fim certificou?


Nos cursos aprende-se muita coisa, mas outras não, e surgem as dúvidas.


Cumprimentos
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Sim quando preciso recorro a uma entidade certificadora e peço uma inspeção à instalação, mesmo sem ser obrigatória. Penso que o valor continua semelhante a uma inspeção normal.
Não deixas de ficar responsável pela mesma, mas no entanto está certificada (sim está certificada, mas não serve para passar a responsabilidade de execução para terceiros)! Não te podem acusar de não zelares pela segurança das pessoas e bens! Eu pelo menos fico de consciência tranquila...


Cumps!
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Gil82 »

Promax Escreveu: 29 nov 2022, 09:48 A informação que me deram no curso é que para novas instalações tem que se entrgar à DGEG a ficha eletrotécnica e o termo de execução, para novas instalações ou para aumento de potência. Estão corretas estas informações?
Informaram também que podemos fazer a execução de qualquer potência mas só podemos certificar até 6.9KVA.

Uma questão surge é, se executar uma instalação até 6.9KVA, terei que entregar a ficha eletrotécnica e o termo de execução. Mas pedindo a uma empresa certificadora para certificar, a responsabilidade é do técnico que passou o termo de responsabilidade pela execução ou já da em presa certificadora, vista que foi ela que por fim certificou?


Nos cursos aprende-se muita coisa, mas outras não, e surgem as dúvidas.


Cumprimentos

Boas!

Vê bem o DL 96/2017 e a alteração DL 61/2018 no que respeita às certificações e necessidade de projeto.


Cumps!
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Promax »

Gil82 Escreveu: 29 nov 2022, 09:58
Promax Escreveu: 29 nov 2022, 09:48 A informação que me deram no curso é que para novas instalações tem que se entrgar à DGEG a ficha eletrotécnica e o termo de execução, para novas instalações ou para aumento de potência. Estão corretas estas informações?
Informaram também que podemos fazer a execução de qualquer potência mas só podemos certificar até 6.9KVA.

Uma questão surge é, se executar uma instalação até 6.9KVA, terei que entregar a ficha eletrotécnica e o termo de execução. Mas pedindo a uma empresa certificadora para certificar, a responsabilidade é do técnico que passou o termo de responsabilidade pela execução ou já da em presa certificadora, vista que foi ela que por fim certificou?


Nos cursos aprende-se muita coisa, mas outras não, e surgem as dúvidas.


Cumprimentos

Boas!

Vê bem o DL 96/2017 e a alteração DL 61/2018 no que respeita às certificações e necessidade de projeto.


Cumps!
Vou dar uma vista de olhos.

Esqueci-me de dizer que ao que me ensinaram no curso, para instalações novas até 6.9KVA não é necessário projeto. Está correto?
E que nestas instalações podemos executar e certificar?


Obrigado pela ajuda

Cumprimentos
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Gil82 »

Promax Escreveu: 29 nov 2022, 10:25
Gil82 Escreveu: 29 nov 2022, 09:58
Promax Escreveu: 29 nov 2022, 09:48 A informação que me deram no curso é que para novas instalações tem que se entrgar à DGEG a ficha eletrotécnica e o termo de execução, para novas instalações ou para aumento de potência. Estão corretas estas informações?
Informaram também que podemos fazer a execução de qualquer potência mas só podemos certificar até 6.9KVA.

Uma questão surge é, se executar uma instalação até 6.9KVA, terei que entregar a ficha eletrotécnica e o termo de execução. Mas pedindo a uma empresa certificadora para certificar, a responsabilidade é do técnico que passou o termo de responsabilidade pela execução ou já da em presa certificadora, vista que foi ela que por fim certificou?


Nos cursos aprende-se muita coisa, mas outras não, e surgem as dúvidas.


Cumprimentos

Boas!

Vê bem o DL 96/2017 e a alteração DL 61/2018 no que respeita às certificações e necessidade de projeto.


Cumps!
Vou dar uma vista de olhos.

Esqueci-me de dizer que ao que me ensinaram no curso, para instalações novas até 6.9KVA não é necessário projeto. Está correto?
E que nestas instalações podemos executar e certificar?


Obrigado pela ajuda

Cumprimentos
Boas!

Sim até 6,9kVA não é preciso projeto, excepto se a instalação elétrica estiver estabelecida em imóvel coletivo ou não, cujo somatório das potências a alimentar pela rede seja superior a 10,35 kVA.
Para estas instalações basta entregar Declaração de conformidade da execução ou termo de responsabilidade pela execução.


Cumps!
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Promax »

Gil82 Escreveu: 29 nov 2022, 14:53 Boas!

Sim até 6,9kVA não é preciso projeto, excepto se a instalação elétrica estiver estabelecida em imóvel coletivo ou não, cujo somatório das potências a alimentar pela rede seja superior a 10,35 kVA.
Para estas instalações basta entregar Declaração de conformidade da execução ou termo de responsabilidade pela execução.


Cumps!
Já soube de algum caso em que o técnico foi responsabilizado por um incidente?

Cada vez mais pessoas não capacitadas mexem parte elétrica, como fazer modificações, instalar Shellys, sonoff, etc. Isso são alterações ao que foi feito pelo técnico que assinou e se responsabilizou, para além disso, podem sofrer choques elétricos, etc, que podem futuramente dar dores de cabeça aos técnicos.

Exemplo: Um disjuntor não atua em caso de curto circuito, a habitação incendeia, a culpa será de quem?

Sei que não dá para colocar fotos quando se entrega o termo de responsabilidade pela execução, a DGEG deveria cobrar dos técnicos fotos do quadro, algumas tomadas etc, é a minha opinião, desta forma o técnico ficava mais salvaguardado e fazia-se instalações com mais brio.

Em que situações é que se tem que entregar a Declaração de conformidade da execução?

Cumps
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por Gil82 »

Promax Escreveu: 29 nov 2022, 15:23
Gil82 Escreveu: 29 nov 2022, 14:53 Boas!

Sim até 6,9kVA não é preciso projeto, excepto se a instalação elétrica estiver estabelecida em imóvel coletivo ou não, cujo somatório das potências a alimentar pela rede seja superior a 10,35 kVA.
Para estas instalações basta entregar Declaração de conformidade da execução ou termo de responsabilidade pela execução.


Cumps!
Já soube de algum caso em que o técnico foi responsabilizado por um incidente?

Cada vez mais pessoas não capacitadas mexem parte elétrica, como fazer modificações, instalar Shellys, sonoff, etc. Isso são alterações ao que foi feito pelo técnico que assinou e se responsabilizou, para além disso, podem sofrer choques elétricos, etc, que podem futuramente dar dores de cabeça aos técnicos.

Exemplo: Um disjuntor não atua em caso de curto circuito, a habitação incendeia, a culpa será de quem?

Sei que não dá para colocar fotos quando se entrega o termo de responsabilidade pela execução, a DGEG deveria cobrar dos técnicos fotos do quadro, algumas tomadas etc, é a minha opinião, desta forma o técnico ficava mais salvaguardado e fazia-se instalações com mais brio.

Em que situações é que se tem que entregar a Declaração de conformidade da execução?

Cumps
Boas!

Percebo a sua preocupação, mas não se pode ver a coisa dessa perspetiva. Eu sou técnico responsável pela execução de Escolas, Centros de Saúde, Centros de Dia... As instalações foram certificadas (algumas sem ir a CERTIEL), foram feitos ensaios e até agora nunca tive um problema em que fosse chamado. Desde que as coias sejam feitas como mandam as normas não terá de se preocupar.

A Declaração de conformidade da execução é preciso entregar quando não é obrigatória a certificação da instalação.


Cumps!
mariamascas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 12 jun 2017, 17:56
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Responsabilidades - Termo de responsabilidades execução IESP

Mensagem por mariamascas »

Olá a todos!
Sou técnica devidamente inscrita na DGEG, e estou com uma dúvida semelhante.
Ora, para certificar uma instalação para pedir o aumento de potência para os 6,9 KvA a DGEG pede-me um termo de responsabilidade pela execução, o que a meu ver não faz sentido se não tiver sido eu a executar os trabalhos. Não devia ser para estas situações que existe o termo de responsabilidade para exploração? Falaram também na declaração de conformidade, poderá ser aplicada a estes casos?

Desde já muito obrigada!
Responder

Voltar para “Dúvidas”