Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Responder
MariaFernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 03 set 2021, 19:45
Localização: Beira Baixa
Enviou: 4 vezes

Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por MariaFernandes »

Olá a todos,

Gostaria de vos pedir ajuda aqui numa bricolage que pretendo fazer no meu quarto. Tenho a ideia na minha cabeça, mas gostava de vos perguntar se estou a pensar direito ou se vou queimar a casa toda :lol: .

Então é o seguinte, eu no meu quarto tenho a luz do tecto que posso acender logo à entrada do quarto e também através de um interruptor do lado direito da cama. Ora, eu gostava de colocar mais outro interruptor para comandar essa mesma luz, mas do lado esquerdo da cama.

Para isso pensei em comprar um comutador de escada de superficie, fios elétricos (dos flexiveis) e ligadores que ligam fios duros com flexiveis (se é que existem desses ligadores). Se não existirem em vez de fio flexivel compro do fio duro, embora eu preferisse fio flexivel (é mais facil para depois por na calha).

Ora bem, para a instalação o que estava a idealizar era o seguinte (por passos):
- Abrir o interruptor existente, tirar todas as ligações ao interruptor e ligar cada um dos fios existentes a ligadores com 3 entradas cada.
- Colocar 2 fios flexiveis para cada fio existente em cada ligador. Ou seja, um fio novo liga ao interruptor antigo, e o outro fio novo vai ligar ao interruptor novo (do outro lado da cama).
- Depois de ter as ligações feitas coloco calha de superficie (por detras da cabeceira da cama para não se ver).
- Voilá ou nem por isso?

Pergunto-vos se o procedimento está correcto? E acima de tudo duas duvidas: - Será que existem ligadores de fio duro (que é o que existe no interruptor) para fio flexivel? E será que vou ter espaço dentro da caixa do interruptor existente para colocar lá os vários ligadores?

Obrigada a todos pela ajuda!


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 989
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 378 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por pedro caetano »

boas. aconselho a procurar um tecnico, para executar esse trabalho, o que quer fazer é acender essa luz de 3 pontos que é á entrada leva um escada á direita da cama leva um inversor, e á esquerda leva outro escada, o inversor leva 4 fios. portanto não é tão facil como pareçe. cump
rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por rainbow »

Boa tarde.
MariaFernandes Escreveu: 04 set 2021, 17:30 - Voilá ou nem por isso?
Nem por isso.
MariaFernandes Escreveu: 04 set 2021, 17:30 Pergunto-vos se o procedimento está correcto?
Não.
MariaFernandes Escreveu: 04 set 2021, 17:30 Será que existem ligadores de fio duro (que é o que existe no interruptor) para fio flexivel?
Nem sei exactamente o que pretende dizer com isso. Existem ligadores rápidos por exemplo, que permitem ligar fios unifilares (rígidos) e fios multifilares (flexíveis). Exemplo de ligador
MariaFernandes Escreveu: 04 set 2021, 17:30 E será que vou ter espaço dentro da caixa do interruptor existente para colocar lá os vários ligadores?
É difícil de dizer, não sabendo o que lá está, mas provavelmente não.

O que precisa, no caso que descreveu, é uma comutação de escada a 3 pontos. Assumindo que já tem uma comutação de escada com 2 pontos, precisará de um comutador inversor para adicionar o terceiro ponto de comutação.

Como o colega pedro caetano disse anteriormente, este não é um trabalho simples de bricolage, requer conhecimentos técnicos, e portanto como o colega já tinha alertado, deverá chamar um electricista para realizar o trabalho.
MariaFernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 03 set 2021, 19:45
Localização: Beira Baixa
Enviou: 4 vezes

Re: Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por MariaFernandes »

Boa noite,

Aos utilizadores rainbow e Pedro Caetano o meu obrigada.

Realmente pensei que fosse mais simples do que o que referem, como tal vou deixar esse meu projecto para quando precisar de chamar um eletricista :lol: :lol:

Em relação aos fios, rainbow, era isso mesmo que referia. Chamei fios duros aos unifilares e flexiveis aos multifilares. Lembro-me sempre de ouvir que tinha de se ter cuidado a ligar estes dois tipos de fios com um ligador, mas o ligador que refere resolve esse problema.

Obrigada mais uma vez. Já deu para aprender um pouco mais!

Cumprimentos,
Maria Fernandes
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por luisilva78 »

Na realidade precisava de comprar o tal comutador de escada saliente e um inversor para substituir o que tem no outro lado da cama. Os fios para colocar na calha podem ser rígidos mas como vai ter que substituir o aparelho, pode comprar com ligadores a parafuso. Teria que passar 3 fios entre os 2 aparelhos de um lado e outro da cama. 2 dia fios ligam os 2 aparelhos entre si, o outro liga a um dos fios que estão ligados neste momento no comutador de escada da cama.

Não é tão directo como pode parecer inicialmente, mas penso que pode ser feito. Atenção que os trabalhos de electricidade devem ser executados por profissionais qualificados.
MariaFernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 03 set 2021, 19:45
Localização: Beira Baixa
Enviou: 4 vezes

Re: Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por MariaFernandes »

luisilva78 Escreveu: 04 set 2021, 23:54 Na realidade precisava de comprar o tal comutador de escada saliente e um inversor para substituir o que tem no outro lado da cama. Os fios para colocar na calha podem ser rígidos mas como vai ter que substituir o aparelho, pode comprar com ligadores a parafuso. Teria que passar 3 fios entre os 2 aparelhos de um lado e outro da cama. 2 dia fios ligam os 2 aparelhos entre si, o outro liga a um dos fios que estão ligados neste momento no comutador de escada da cama.

Não é tão directo como pode parecer inicialmente, mas penso que pode ser feito. Atenção que os trabalhos de electricidade devem ser executados por profissionais qualificados.
Boa noite, Sr. Luis Silva. Obrigada pela sua mensagem.

Ora bem, lendo o que escreveu fez-me visualizar o esquema na minha cabeça. Sendo assim segundo percebi no inversor (que irá substituir o que tenho actualmente), ligar-se-ão 4 fios, e ao novo comutador de escada de superficie ficarão ligados 3 fios. É isso?

Relativamente ao tipo de fio, existe alguma diferença entre o fio rigido e o flexivel a nível de qualidade? Um fio rigido de 1.5mm de secção tem a mesma qualidade de um fio flexível com a mesma secção? (É uma dúvida que sempre tive, qual o melhor tipo de fio). Já agora, os ligadores de parafuso não podem ser usados para ligar fio flexivel pois não?

Obrigada
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por luisilva78 »

MariaFernandes Escreveu: 05 set 2021, 02:18 Ora bem, lendo o que escreveu fez-me visualizar o esquema na minha cabeça.
Umas pesquisas para ver umas imagens também pode ajudará visualizar:

Comutação de escada (2 pontos)
Comutação de escada (2 pontos)
18-0.jpg (15.05 KiB) Visto 990 vezes
Comutação de escada (3 pontos)
Comutação de escada (3 pontos)
22-0.jpg (16.44 KiB) Visto 990 vezes
MariaFernandes Escreveu: 05 set 2021, 02:18 Sendo assim segundo percebi no inversor (que irá substituir o que tenho actualmente), ligar-se-ão 4 fios, e ao novo comutador de escada de superficie ficarão ligados 3 fios. É isso?
Sim. Há um 3° fio que originalmente está ligado ao comutador de escada da cama inicial que agora tem que ligar ao comutador de escada do outro lado da cama.
MariaFernandes Escreveu: 05 set 2021, 02:18 Relativamente ao tipo de fio, existe alguma diferença entre o fio rigido e o flexivel a nível de qualidade? Um fio rigido de 1.5mm de secção tem a mesma qualidade de um fio flexível com a mesma secção? (É uma dúvida que sempre tive, qual o melhor tipo de fio).
É a mesma coisa. Um tipo pode ser melhor para uma função que outro, mas é a mesma coisa. Rígido supostamente é para instalações fixas e flexível para instalações móveis. Quando se usa fio flexível tem que se usar ponteiras, e não é muito aconselhado para ligadores rápidos por isso, muita gente prefere fio rígido.
MariaFernandes Escreveu: 05 set 2021, 02:18 Já agora, os ligadores de parafuso não podem ser usados para ligar fio flexivel pois não?
Podem, por isso é que eu falo nisso. Ao contrário é que não é muito aconselhado (ligadores rápidos com fio flexível). Mas mesmo com ligadores a parafuso deve-se usar ponteiras.
MariaFernandes
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 7
Registado: 03 set 2021, 19:45
Localização: Beira Baixa
Enviou: 4 vezes

Re: Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por MariaFernandes »

Olá a todos!!

Trago boas notícias!

Em primeiro lugar quero agradecer a todos os que me ajudaram nesta conversa, mas em especial ao Sr. Luis Silva pelas dicas precisas que me deu, e acima de tudo pelos desenhos que me fez e que muito me ajudaram!

Ora bem, fui hoje de manhã á loja comprar todo o material necessário, e em conversa com o Sr. da loja ele aconselhou-me a levar o fio duro (unifilar). Disse-me que interruptores e tomadas o mais seguro é usar fio duro.

Estive durante a manhã aqui á luta e consegui colocar tudo a funcionar! Para isto foi muito muito importante os desenhos do Sr. Luis Silva que me ajudaram muito. Não vou dizer que ficou logo tudo a funcionar á primeira, porque não foi esse o caso, mas com uma tentativa erro ficou tudo direito. Agora consigo ligar e desligar a luz dos 3 interruptores de forma independente!!

Só não gostei foi do interruptor de superficie. É um bocado para o feio, é muito grosso, mas só tinham esse modelo na loja. Eu é que pintei o meu quarto á pouco tempo, senão dá-me vontade de partir a parede e meter os fios a passar por um tubo por dentro e assim meter um interruptor dos normais. Mas pronto, também não gostei de ter que usar os fios duros porque são muito tesos e vi-me aflita para espalma-los a todos para ficarem na calha direitos.

Mas pronto, está tudo a funcionar é o que interessa! Vim aqui só mesmo para agradecer em especial ao Sr. Luis Silva, senão fosse ele neste momento não conseguia ligar as luzes dos dois lados da cama! Um beijinho e um bem haja!
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Colocar um novo interruptor a partir de outro já existente

Mensagem por luisilva78 »

Obrigado MariaFernandes mas o mérito foi seu. Já fez mais que alguns "electricistas" que conheço.
Boa continuação!
Responder

Voltar para “Dúvidas”