Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Responder
Dodô39
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jun 2021, 09:43
Localização: Rio de Janeiro
Enviou: 5 vezes

Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por Dodô39 »

O que acontece é que ao medir com o multimetro verifiquei que está chegando a tensão de 127V na tomada que eu instalei para um circuito onde será ligado um ar condicionado de janela de 12000 btus no quarto de um cliente.. No entanto quando fui fazer o teste da tomada ligando o aparelho o mesmo não funcionou.. E ao ligar uma furadeira nessa tomada a mesma não funcionou, porém ao pressionar seu gatilho a lâmpada que fica na sala do cliente acende... Isso estando apenas este circuito que criei para o ac ligado e com todos os circuitos da casa estando desligados, inclusive o da iluminação da sala.. 😳😳😳

Quando meço a fase que vem do disjuntor com o terra (sistema tt) apresenta uma tensão de 49V que é muito reduzida 😳

Ao medir está fase com o neutro de uma tomada de uso geral também apresenta essa mesma tensão...

Obs.: O mais curioso é que TODOS EQUIPAMENTOS funcionam normalmente nessa casa.

Queria saber dos colegas se alguém aí já pegou uma situação dessas pra poder me dar uma luz, pois sinceramente já não sei mais o que fazer.


rainbow
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1399
Registado: 10 ago 2009, 10:15
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por rainbow »

Dodô39 Escreveu: 15 jun 2021, 10:20 E ao ligar uma furadeira nessa tomada a mesma não funcionou, porém ao pressionar seu gatilho a lâmpada que fica na sala do cliente acende...
Ui que medo.
Chama um electricista.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
O colega vai fazer o seguinte:
Sem ter nada ligado na tomada que instalou, a luz da sala funciona ao manipular o interruptor?
se sim, com a luz da sala ligada vai medir a tensao da tomada que instalou

Cps

A. Castro
Dodô39
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jun 2021, 09:43
Localização: Rio de Janeiro
Enviou: 5 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por Dodô39 »

Fala meu amigo, boa tarde!

Cara ao ligar o interruptor da luz da sala a lâmpada acende... E ao medir a tensão da tomada no momento em que a luz está acesa ou apagada os 127V se mantem.

Outra coisa curiosa que eu observei fazendo algumas medições foi que no momento em que o gatilho da furadeira é acionado acendendo a lâmpada da sala é que o retorno que fica no interruptor dessa lâmpada fica energizado (com fase), mesmo com o disjuntor que alimenta este circuito de iluminação estando desligado..

E quando deixo de pressionar o gatilho da furadeira, deixa de ter tensão no retorno do interruptor da sala no mesmo instante.

O estranho também é que ao medir a fase de uma tomada de uso geral que tem no quarto junto com o terra (sistema tt) dá o valor de 127V, porém quando meço esse mesmo terra com a fase que vem do disjuntor que pus para a tomada do ac o valor já muda para 49V.. E quando eu meço também a fase que vem do disjuntor geral que alimenta a casa toda junto com esse mesmo terra da tomada apresenta para mim também uma tensão de apenas 49V.

Obs.: Esse terra (sistema tt) por opção do cliente foi criado exclusivamente para essa tomada do ar condicionado... Nas outras tomadas da casa não tem aterramento.

É importante destacar também que essa casa é muito antiga, com fiações e disjuntores antigos, por falar em disjuntores no qdc da casa só existem 3 no total, sendo que um é apenas para o chuveiro, o outro para a casa toda e esse último que pus para o circuito do ar condicionado.. Todos modelo NEMA.

Desde já lhe agradeço pela sua ajuda!
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por Faiante »

Boas meu caro "Dodô39"

Relativamente à questão colocada, permita-me dizer-lhe que essa situação indicia falta de neutro. Reaperte os parafusos nos bornes da tomada
e verá que resolve a falta de neutro. E assim, tudo fica bem.

Cptos

JAG
Venancio
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 06 mar 2021, 19:09
Profissão: Eletricista
Localização: Charneca da Caparica
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por Venancio »

Olá
Plenamente de acordo tem uma tensão direi falsa devido à falta do Neutro ,pelo que poderá ser a falta de aperto na tomada ou mesmo na origem. Pelos defeitos apontados não existe terra nem diferencial no local.
Venancio
Curioso
Curioso
Mensagens: 20
Registado: 06 mar 2021, 19:09
Profissão: Eletricista
Localização: Charneca da Caparica
Enviou: 5 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por Venancio »

Olá
Plenamente de acordo tem uma tensão direi falsa devido à falta do Neutro ,pelo que poderá ser a falta de aperto na tomada ou mesmo na origem. Pelos defeitos apontados não existe terra nem diferencial no local ,também tem de verificar a tensão de chegada ao disjuntor geral.
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Colega Dodo39, a descriçao que faz acontece quando se introduz um receptor de maior potencia em serie com outro de menor potencia...
Vai ter que ir ao quadro eléctrico de onde vem os fios para a sua tomada e verificar as ligaçoes. Aparentemente uma delas nao està ligada no sitio certo.

Cps
A. Castro


Dodô39 Escreveu: 15 jun 2021, 18:04 Fala meu amigo, boa tarde!

Cara ao ligar o interruptor da luz da sala a lâmpada acende... E ao medir a tensão da tomada no momento em que a luz está acesa ou apagada os 127V se mantem.

Outra coisa curiosa que eu observei fazendo algumas medições foi que no momento em que o gatilho da furadeira é acionado acendendo a lâmpada da sala é que o retorno que fica no interruptor dessa lâmpada fica energizado (com fase), mesmo com o disjuntor que alimenta este circuito de iluminação estando desligado..

E quando deixo de pressionar o gatilho da furadeira, deixa de ter tensão no retorno do interruptor da sala no mesmo instante.

O estranho também é que ao medir a fase de uma tomada de uso geral que tem no quarto junto com o terra (sistema tt) dá o valor de 127V, porém quando meço esse mesmo terra com a fase que vem do disjuntor que pus para a tomada do ac o valor já muda para 49V.. E quando eu meço também a fase que vem do disjuntor geral que alimenta a casa toda junto com esse mesmo terra da tomada apresenta para mim também uma tensão de apenas 49V.

Obs.: Esse terra (sistema tt) por opção do cliente foi criado exclusivamente para essa tomada do ar condicionado... Nas outras tomadas da casa não tem aterramento.

É importante destacar também que essa casa é muito antiga, com fiações e disjuntores antigos, por falar em disjuntores no qdc da casa só existem 3 no total, sendo que um é apenas para o chuveiro, o outro para a casa toda e esse último que pus para o circuito do ar condicionado.. Todos modelo NEMA.

Desde já lhe agradeço pela sua ajuda!
Dodô39
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 15 jun 2021, 09:43
Localização: Rio de Janeiro
Enviou: 5 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por Dodô39 »

Bom dia pessoal!

Os bornes da tomada e a conexão do neutro no qdc estão bem apertadas... Infelizmente não é esse o caso.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por pedro caetano »

boas . para mim existe uma ma ligação, pergunto o que é que a lampada tem a a ver com a tomada, se diz que liga a furadeira e acende a lampada, deixa de presionar o botão a lampada apaga. ai qualquer coisa não esta bem cump
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Tomada tem tensão porém não funciona de jeito nenhum ☹️

Mensagem por jodsbrum »

Essa casa está alimentada com trifásico ou monofásico? Essa tomada que colocou para o ar condicionado vem diretamente do quadro?
Responder

Voltar para “Dúvidas”