Dúvida sobre instalação de 24v

Responder
Blackbass
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 abr 2021, 18:56
Localização: Campo Maior

Dúvida sobre instalação de 24v

Mensagem por Blackbass »

Boa tarde

Tenho um terreno onde quero instalar uns depósitos de água para fazer rega gota a gota.
A ideia é instalar os depósitos a cerca de 200 metros de distância ( sítio mais alto do terreno) do ponto de corrente que tenho.
Quero que a água abra através de eletrovalvula de 24v.
Para isso quero instalar um transformador num relógio.
Tenho isso a funcionar noutro depósito que está a cerca de 15 metros e funciona tudo bem.
A minha dúvida é se a 200 metros vou ter corrente suficiente para a eletrovalvula abrir? Estava a pensar usar um cabo Fininho. Não sei se posso.
Não sou eletricista. Sou um curioso por isso desculpem se os termos técnicos não estiverem certos.
Obrigado por lerem e pela ajuda que me possam dar


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Dúvida sobre instalação de 24v

Mensagem por pedro caetano »

boas. acho que para essa distancia convem cabo grosso nunca fino, pois esta a trabalhar com corrente baixa logo tem mais perdas. cump
mpinto
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 505
Registado: 24 abr 2009, 00:23
Agradecimento recebido: 21 vezes

Re: Dúvida sobre instalação de 24v

Mensagem por mpinto »

Vá ao AKI tem lá uns programadores com 4 electroválvulas programáveis separadamente e apenas duas pilhas de 1,5V. Funcionam muito bem e a pilha dura mais de 1/2 ano
Blackbass
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 abr 2021, 18:56
Localização: Campo Maior

Re: Dúvida sobre instalação de 24v

Mensagem por Blackbass »

Boa tarde
Obrigado pelas opiniões.

Tinha ideia (não sou eletricista) que seria ao contrário. Que cabo mais fino tinha menos perda, mas se você diz é porque sabe. Obrigado.


Quanto ao relógio já tenho 1.
As eletrovalvulas é que vou adaptar umas de ar que abrem magneticamente con pressão a 0bares e são de latão por isso não enferrujam.
As de água precisam no mínimo 1 bar para abrir e regar por gravidade e ter 1 bar não é possível.
Foi uma artimanha que arranjei para regar um jardim a partir de um depósito e resulta muito bem.
Blackbass
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 26 abr 2021, 18:56
Localização: Campo Maior

Re: Dúvida sobre instalação de 24v

Mensagem por Blackbass »

mpinto Escreveu: 28 abr 2021, 18:12 Vá ao AKI tem lá uns programadores com 4 electroválvulas programáveis separadamente e apenas duas pilhas de 1,5V. Funcionam muito bem e a pilha dura mais de 1/2 ano
Nao tinha entendido bem a solução amigo
O programador era para evitar a corrente e cabo correto?
Mas já tenho as eletrovalvulas e o relógio e preciso que seja de 1 polegada por causa do caudal.
Em todo o caso obrigado pela sugestão.
Responder

Voltar para “Dúvidas”