Terra em imovel

Responder
Petermo
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 06 fev 2014, 10:04
Localização: Santarém
Agradecimento recebido: 1 vez

Terra em imovel

Mensagem por Petermo »

Olá a todos

Comprei um apartamento num edifício antigo onde a instalação colectiva está muito arcaica e até agora não há vontade de se fazer uma instalação colectiva nova, porém vou ter que fazer uma instalação electrica nova no meu imóvel devido ao mau estado da existente, mas se a instalação colectiva já é muito antiga a ligação à Terra tambem o é. E a pergunta que se coloca é se tenho que fazer um terramento individual(só para a minha fracção já que o meu apartamento é no R/chão e tenho um logradouro onde posso fazer) ou aproveitar a ligação da terra do edifício apesar da idade e da mesma não cumprir provavelmente as normas??

Boas


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Terra em imovel

Mensagem por lcmmonteiro »

Bom dia.

Seguindo as normas técnicas a linha de terra deve ser única e percorrer toda a coluna montante onde em conjunto com as entradas seguir para cada quadro de entrada.

O mais indicado será um técnico qualificado analisar o estado da instalação coletiva existente e aconselhar os serviços complementares para uma correta instalação de acordo com as normas.

Da mesma forma se aplica à sua instalação individual qual deverá ser executada por técnico responsável e inscrito na dgeg por forma a assumir a responsabilidade pela execução da mesma e caso necessite de aumento de potência ficará já confortável para a necessidade de uma inspeção.

Espero ter sido útil.

Cumprimentos.
Petermo
Curioso
Curioso
Mensagens: 48
Registado: 06 fev 2014, 10:04
Localização: Santarém
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Terra em imovel

Mensagem por Petermo »

Pois o ideal seria fazer uma instalação colectiva nova e dessa forma alimentar as respectivas fracções, mas é necessário que todos de acordo que não é fácil, apesar de ser electromecânico estou inscrito na DGEG embora não esteja familiarizado com certas situações, pelo que aquilo que diz respeito à minha fracção não me preocupa, mas precisamente a instalação colectiva devido à sua antiguidade e do facto da Terra das fracções dependerem da Terra da instalação Colectiva e em caso dos outros proprietarios não me autorizarem a fazer alguma coisa, eu ser independente no que toca à Terra da minha fracção, mas claro o correcto seria ter o Terra através da instalação colectiva.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Terra em imovel

Mensagem por joao-pt »

O melhor será expores a situação em reunião de condomínio, se és da área, terás mais facilidade em explicar os riscos de não terem uma boa terra de proteção. Para concluíres isso terás de ter valores concretos do valor atual da terra de proteção.
Responder

Voltar para “Dúvidas”