Substituição de cumutadores duplos

Responder
vmpaixao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 17 fev 2021, 23:21
Localização: Lisboa

Substituição de cumutadores duplos

Mensagem por vmpaixao »

Boa noite,

Tenho uma instalação na minha garagem com dois pontos de luz e dois interruptores duplos que pretendo substituir. Adquiri dois cumutadores duplos da LEXMAN (Leroy Merlin) e neste momento não estou a ver como fazer as ligações nestes novos comutadores. A intenção é poder comandar individualmente os dois pontos de luz a partir de qualquer um dos cumutadores duplos. Anexo um "boneco" que tem por objectivo mostrar os fios que tenho nos locais onde pretendo instalar os dois novos cumutadores bem como uma foto da parte traseira dos comutadores.

Será que é suficiente para que alguém me consiga ajudar a perceber o que devo ligar onde. Esta cumutação estava a funcionar com aparelhagem antiga mas já muito danificada que acabei por remover por completo e agora não sei como instalar os novos comutadores.

As ligações do neutro não estão representadas no "boneco" mas elas estão presentes e a chegar aos pontos de luz.

Desde já obrigado.
Anexos
cumutação.pdf
(213.34 KiB) Transferido 125 vezes


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Substituição de cumutadores duplos

Mensagem por lcmmonteiro »

Se bem entendi pretende controlar dois pontos de luz separados através de dois comandos com 2 teclas ou seja 2 comutadores de escada duplo certo?

E que no esquema que partilhou só tem 3 fios entre os 2 comutadores de escada...

Cumprimentos
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 986
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Substituição de cumutadores duplos

Mensagem por pedro caetano »

boas para fazer o que pretende tem de ter mais fios e não 3 em cada comutador. cump
Anexos
Esq ESC DPL.jpg
Esq ESC DPL.jpg (36.05 KiB) Visto 1465 vezes
rio
Curioso
Curioso
Mensagens: 56
Registado: 03 ago 2020, 10:10
Localização: sintra
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: Substituição de cumutadores duplos

Mensagem por rio »

para o que quer tem de ter 4 fios entre comutadores

2 fios para cada lampada / tecla
Promax
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 189
Registado: 14 dez 2020, 11:49
Localização: Portugal
Enviou: 17 vezes

Re: Substituição de cumutadores duplos

Mensagem por Promax »

Tem que passar mais 2 fios para a outra comutação, eu fiz isso há pouco mais de 1 mês, primeira vez que fiz com uma enfiadeira de 15m, comprei que nao tinha também, cabos de 1.5mm para comutação acho que está dentro da norma.

2 efapel escada duplo, separei os pontos de luz.
Bem programado, fica bem feito :)
vmpaixao
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 17 fev 2021, 23:21
Localização: Lisboa

Re: Substituição de cumutadores duplos

Mensagem por vmpaixao »

Bom dia,

Obrigado pelas diversas dicas. De todas as elas concluo que me falta um fio entre dos dois comutadores e que tenho uma fase a mais a chegar ao cumutador da esquerda. Passando o fio em falta e eliminando a fase que tenho a mais julgo ter reunidas as condições para montar a cumutação.

Caro Pedro Caetano, o esquema que partilhou é claro, mas posso aplica-lo aos meus cumutadores? Julgo que as ligações podem variar de fabricante para fabricante certo? Ou existe uma norma?

Mais uma vez obrigado a todos.

Cumprimentos.
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Substituição de cumutadores duplos

Mensagem por luisilva78 »

As setas que entram (2 e 5) são os pontos centrais dos comutadores. Neste ponto liga as fases ou as saídas para as lâmpadas. São equivalentes aos "L" dos EFAPEL:
comutação.PNG
(Nesta imagem vê-se um pouco melhor)
Os restantes pontos são as setas que saem. (entra no 2 sai no 3 e 6; entra no 5 sai no 1 e 4).
Responder

Voltar para “Dúvidas”