Corrente de curto circuito

asmith
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 06 dez 2012, 21:35
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Corrente de curto circuito

Mensagem por asmith »

Aqui ninguém se chateia são discussões amigáveis :)

Há documentos da edp das características da rede, mas sim em rigor que eu tenha conhecimento não conseguimos ter essa informação facilmente, para isso há uns valores padrão que se usam nos cálculos.


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Corrente de curto circuito

Mensagem por luisilva78 »

elfo106 Escreveu: 09 out 2020, 00:13 Não se zanguem por minha causa :shock:

Pois a minha questão é mesmo essa. Como saber quando devo usar disjuntores com poder de corte de 6kA ou 10kA.

As várias formulas existentes requerem alguns dados que não é normal sabermos e não me parece que quando alguém faz um projeto de um quadro eléctrico para uma residência, saiba os detalhes do transformador que a alimenta para poder fazer o cálculo.
Tinha ideia que a questão era outra.
Sendo assim, como pode ver nesta discussão em que o assunto era +/- esse, chegámos à conclusão que a única maneira de saber isso com "alguma" certeza é mesmo fazendo os cálculos.

E agora pergunto eu: Não é só a corrente nominal e o Poder de Corte que caracterizam um disjuntor. Como é que escolhe a curva? É sempre "C", ou tem algum critério? A discussão que indiquei antes era nesse sentido. A resposta à questão também está na corrente de curto-circuito (mas neste caso na mínima, como indiquei num dos posts anteriores).
elfo106
Curioso
Curioso
Mensagens: 72
Registado: 08 nov 2013, 21:23
Enviou: 20 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Corrente de curto circuito

Mensagem por elfo106 »

E agora pergunto eu: Não é só a corrente nominal e o Poder de Corte que caracterizam um disjuntor. Como é que escolhe a curva? É sempre "C", ou tem algum critério? A discussão que indiquei antes era nesse sentido. A resposta à questão também está na corrente de curto-circuito (mas neste caso na mínima, como indiquei num dos posts anteriores).
Pois bem visto...
Responder

Voltar para “Dúvidas”