30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

ricardo80cv
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 24 mai 2020, 11:04
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por ricardo80cv »

Estão aqui boas respostas, entre as quais ser quase impossível controlar isso dessa forma. Seja como for se mete um disjuntor de 16Amp, obviamente que caso haja um consumo de 20Amp por exemplo, vai disparar sempre o da casa que está a consumir 20 e não o geral.

Agora pode é estar essa casa a consumir 20 numa determinada altura e o da casa ao lado estar a consumir 15, já vai dar 35, e aí disparar o geral porque está no limite dele tendo em conta o consumo das duas casas.

É sempre uma gestão complicada de fazer. Tem de haver consciência da parte dos usuários de tentar não ultrapassar ali os 15/16 Amp para que ambas em conjunto não ultrapassem os 30 senão aí é certo que vai disparar.

Outra coisa, se o geral está numa casa (deduzo que esse mesmo quadro tenha diferencial) convém a outra casa ter um diferencial tb para proteções de passagens à terra. Senão, qualquer passagem à terra vais disparar sempre o geral.


Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por Faiante »

Muito boas noites meu caro " Amfernandez"

Peço desculpa por só hoje ter visto o seu pedido de ajuda?

Todavia, aquilo que pretende com o solicitado, jamais poderá acontecer!
Isto porquê?
Porque na prática é impossível colocar dois disjuntores de 15A a distribuir pelos dois andares, sendo 15 A para cada um. Logo, feitas as contas
30/2= 15 A. Ora isto em teoria é tudo muito bonito, mas na prática o que propõe não é exequível e, porquê?

Porque em eletricidade existe uma resposta para a sua questão.

Vou tentar explicar ao meu amigo, permita-me que o trate assim doravante.

1º - Em Portugal a norma europeia (CE) legisla sobre disjuntores, enquadrando estes nas intensidades seguintes: - 6A: 10A: 16A: 20A: 25A 30A.
Todas estas intensidades são calibradas para os disjuntores monofásicos.
2º - Dependendo da curva de atuação, que existem em toda a tipologia de disjuntores, quer sejam monofásicos ou trifásicos, sejam eles modulares,
ou em caixa moldada, começam todos por pela curva B, C, D, etc.

3º - Depois desta pequena introdução aos disjuntores, cada curva, deverá ser multiplicada por 3 ou 5, caso o disjuntor pertença à curva B, quanto
à curva D, deverá ser multiplicada pelos fatores 5 ou 10. Para a curva D o valor de IN será multiplicado pelos valores de 10 ou 20 IN.
Em que IN toma os valores de 6,10,16,20,25 ou 30 e por aí fora até um determinado valor, depois desse valor deve-se executar a proteção ao
circuito elétrico (leia-se condutor) através de fusível.

4º - Por isso a tipologia construtiva dos aparelhos limitadores de corrente da EDP apresentam curvas de temporização inferiores a estes disjuntores
unipolares ou outros.

5º- Daí ser praticamente impossível haver compatibilidade entre os aparelhos acima referidos.


Vejamos então como acontece na prática um disjuntor de 16A se for da classe B vai funcionar não aos 16A mas sim aos 3x16= 48A. Isto passado
1 hora, ele atua.
E porquê? Esta atuação (abertura) deve-se ao circuito do disparador magnetotérmico, composto por duas lâminas de coeficientes de dilatação
térmica diferentes, em que regra geral, são utilizados o invar e o níquel.
Quanto ao circuito eletromagnético, que é composto por uma bobina ele irá atuar (abrir) aos 5x16A=80A. Em caso de curto-circuito podendo
este disparo do disjuntor ocorrer instantaneamente, porque o relé eletromagnético só atua por curto circuito.

Daí que os disjuntores em causa, EDP e disjuntores do quadro de cliente não sejam compatíveis com a solução que propõe.

Nota: - Estas curvas são dimensionadas pelos fabricantes, através da limitação térmica desenvolvida num curto-circuito ou numa sobrecarga
prevista na atuação do referido aparelho de proteção.
Na configuração da classe térmica não está previsto o nº 1, porque representa uma classe muito alta de temperatura. Nos disjuntores
norma geral aparece referenciado o nº 3. Este nº representa a classe térmica de energia mais baixa desenvolvida num curto-circuito I2 T.


Cptos

JAG
Amfernandez
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 16 mai 2020, 08:33
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por Amfernandez »

Faiante Escreveu: 15 jun 2020, 23:15 Muito boas noites meu caro " Amfernandez"

Peço desculpa por só hoje ter visto o seu pedido de ajuda?

Todavia, aquilo que pretende com o solicitado, jamais poderá acontecer!
Isto porquê?
Porque na prática é impossível colocar dois disjuntores de 15A a distribuir pelos dois andares, sendo 15 A para cada um. Logo, feitas as contas
30/2= 15 A. Ora isto em teoria é tudo muito bonito, mas na prática o que propõe não é exequível e, porquê?

Porque em eletricidade existe uma resposta para a sua questão.

Vou tentar explicar ao meu amigo, permita-me que o trate assim doravante.

1º - Em Portugal a norma europeia (CE) legisla sobre disjuntores, enquadrando estes nas intensidades seguintes: - 6A: 10A: 16A: 20A: 25A 30A.
Todas estas intensidades são calibradas para os disjuntores monofásicos.
2º - Dependendo da curva de atuação, que existem em toda a tipologia de disjuntores, quer sejam monofásicos ou trifásicos, sejam eles modulares,
ou em caixa moldada, começam todos por pela curva B, C, D, etc.

3º - Depois desta pequena introdução aos disjuntores, cada curva, deverá ser multiplicada por 3 ou 5, caso o disjuntor pertença à curva B, quanto
à curva D, deverá ser multiplicada pelos fatores 5 ou 10. Para a curva D o valor de IN será multiplicado pelos valores de 10 ou 20 IN.
Em que IN toma os valores de 6,10,16,20,25 ou 30 e por aí fora até um determinado valor, depois desse valor deve-se executar a proteção ao
circuito elétrico (leia-se condutor) através de fusível.

4º - Por isso a tipologia construtiva dos aparelhos limitadores de corrente da EDP apresentam curvas de temporização inferiores a estes disjuntores
unipolares ou outros.

5º- Daí ser praticamente impossível haver compatibilidade entre os aparelhos acima referidos.


Vejamos então como acontece na prática um disjuntor de 16A se for da classe B vai funcionar não aos 16A mas sim aos 3x16= 48A. Isto passado
1 hora, ele atua.
E porquê? Esta atuação (abertura) deve-se ao circuito do disparador magnetotérmico, composto por duas lâminas de coeficientes de dilatação
térmica diferentes, em que regra geral, são utilizados o invar e o níquel.
Quanto ao circuito eletromagnético, que é composto por uma bobina ele irá atuar (abrir) aos 5x16A=80A. Em caso de curto-circuito podendo
este disparo do disjuntor ocorrer instantaneamente, porque o relé eletromagnético só atua por curto circuito.

Daí que os disjuntores em causa, EDP e disjuntores do quadro de cliente não sejam compatíveis com a solução que propõe.

Nota: - Estas curvas são dimensionadas pelos fabricantes, através da limitação térmica desenvolvida num curto-circuito ou numa sobrecarga
prevista na atuação do referido aparelho de proteção.
Na configuração da classe térmica não está previsto o nº 1, porque representa uma classe muito alta de temperatura. Nos disjuntores
norma geral aparece referenciado o nº 3. Este nº representa a classe térmica de energia mais baixa desenvolvida num curto-circuito I2 T.


Cptos

JAG
Boa noite Jah.

Desde já começo por agradeçer a sua explicação, pena ser demasiado técnica para mim.
Vou tentar simplificar o porquê de eu pretender fazer:
O quadro da EDP encontra-se na minha casa. Eu, sei (por várias tabelas que existem), que raramente tenho ligados um total de aparelhos de ultrapasse os 15A, precisamente para o inquilino não ficar também sem eletricidade, até eu voltar a ligar o quadro.
Sabendo eu que o inquilino não tem o mesmo cuidado do que eu, por pensar ser possivel, limitar a casa do inquino a 15A, pretendia que sempre que ele ultrapassasse os seus 15A, o dijuntor dele é que poderia disparar, e ser ele proprio a reativa-lo na sua casa, evitando ter que ser eu a voltar a ligar o quadro geral.
Se poe algum motivo eu nao estiver em casa, se o quadro disparar o inquilino tera de esperar pela minha chegada, o que se torna muito incomodo para ele, mas tb para mim, peli facto de o Sr. estar a pagar renda e estar com esta limitação.

De referir, que o inquilino desde que entrou na casa, sempre teve conhecimento desta limitação, porém, se fosse possível, seria ele ter acesso ao seu próprio disjuntor cada vez que o mesmo desarmasse.

Espero ter sido claro sobre a minha intenção.

Um abraço e muito obrigado a todos pelos varios comentarios.

Cumprimentos

Antonio Fernandes
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por Faiante »

Muito boa tarde meu amigo "Amfernandez"


Meu amigo! Permita-me que lhe faça uma pequena observação?

Diga-nos sena fração onde reside o seu inquilino, existe um quadro parcial com possibilidade de colocar um disjuntor diferencial, monofásico?

Se sim, será aconselhável que o amigo adquira um disjuntor ± igual ao que existe no seu quadro elétrico. Assim consegue resolver parcialmente
o problema que tem em mãos.

Uma outra opção seria colocar uma nova baixada, apenas para alimentar essa fração na qual vive o inquilino. Nesse caso teria a solução ideal,
embora, reconheça que existem custos associados a esta opção. Com a agravante de ter de solicitar uma inspeção para essa fração e,
naturalmente ter de adequar a instalação elétrica às normas regulamentares em vigor.
Ora esta última opção que lhe indiquei, é aquela que apresenta custos elevados, pelo que lhe sugiro a primeira opção. Caso haja disponibilidade
no quadro parcial para esse efeito. Neste contexto, ficará com parte da solução resolvida.

Face ao que descreveu no post anterior, e atendendo a que só esta tipologia de disjuntores possuem a particularidade de ser calibrados a 15 A.


Cptos

JAG
Amfernandez
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 16 mai 2020, 08:33
Localização: Lisboa
Enviou: 6 vezes

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por Amfernandez »

Faiante Escreveu: 17 jun 2020, 15:43 Muito boa tarde meu amigo "Amfernandez"


Meu amigo! Permita-me que lhe faça uma pequena observação?

Diga-nos sena fração onde reside o seu inquilino, existe um quadro parcial com possibilidade de colocar um disjuntor diferencial, monofásico?

Se sim, será aconselhável que o amigo adquira um disjuntor ± igual ao que existe no seu quadro elétrico. Assim consegue resolver parcialmente
o problema que tem em mãos.

Uma outra opção seria colocar uma nova baixada, apenas para alimentar essa fração na qual vive o inquilino. Nesse caso teria a solução ideal,
embora, reconheça que existem custos associados a esta opção. Com a agravante de ter de solicitar uma inspeção para essa fração e,
naturalmente ter de adequar a instalação elétrica às normas regulamentares em vigor.
Ora esta última opção que lhe indiquei, é aquela que apresenta custos elevados, pelo que lhe sugiro a primeira opção. Caso haja disponibilidade
no quadro parcial para esse efeito. Neste contexto, ficará com parte da solução resolvida.

Face ao que descreveu no post anterior, e atendendo a que só esta tipologia de disjuntores possuem a particularidade de ser calibrados a 15 A.


Cptos

JAG
Bom dia amigo Jag

Não tenho esse tipo d4 caixa no inquilino com esse diferencial/dijuntor, mas se a solução pode parcialmente resolvida dessa forma, com certeza não terei nenhum problema em fazer esse pequeno investimento.

Quanto á sua segunda opção, segundo um (aliás ate mais do que um), orçamento que já solicitei, poderá rondar entre os 2700 a 3000 euros, o que neste momento de crise, não tenho muito interesse em fazer um investimento tão elevado.

Muito grato pela sua sugestão Jag.

Abraço.
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por lcmmonteiro »

Gostava de entender como o amigo faiante consegue limitar a In máxima de 16A com um disjuntor diferencial.

E possivel explicar?
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por Faiante »

Boas tardes a todos os amigos e participantes neste especial fórum!

Respondendo ao colega "lcmmonteiro"

Meu caro "lcmmonteiro" a minha resposta no post anterior não foi totalmente concluída devido ao facto de que o Sr. " Amfernandez"
deveria colocar no quadro parcial um disjuntor de características idênticas ao colocado pela EDP no quadro geral entrada.

Existem muitos fornecedores que promovem esta tipologia construtiva de disjuntores, só assim é que o amigo "Amfernandez" consegue
resolver este delicado problema.

Em meu entender esta será a forma mais eficiente de solucionar um problema que a nenhum deles convirá. Existem no mercado elétrico,
disjuntores que possibilitam o calibre igual ao disjuntor da EDP, logo tem a possibilidade de calibrar o aparelho para o valor de 15 A.

Por outro lado importa também fazer referência a um outro pormenor que aqui ainda não foi abordado, e que tem a ver com a seletividade
entre aparelhos de proteção.

Para solucionar este problema basta que o amigo "Amfernandez" adquira um disjuntor cuja curva se situe o mais à direita possível da
curva magnetotérmica do disjuntor existente. Poderá até se assim entender perguntar ao vendedor qual o disjuntor aconselhável a
utilizar na seletividade em cascata.


Cptos
JAG
justme
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 702
Registado: 26 mai 2007, 21:17
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por justme »

Faiante Escreveu: 18 jun 2020, 15:26 Boas tardes a todos os amigos e participantes neste especial fórum!

Respondendo ao colega "lcmmonteiro"

(...)

Para solucionar este problema basta que o amigo "Amfernandez" adquira um disjuntor cuja curva se situe o mais à direita possível da curva magnetotérmica do disjuntor existente. Poderá até se assim entender perguntar ao vendedor qual o disjuntor aconselhável a utilizar na seletividade em cascata.



CptosJAG
Olá faiante,

na parte que realcei a laranja penso que está a referir-se aos disjuntores de 15 A e portanto deveria querer dizer:
"Para solucionar este problema basta que o amigo "Amfernandez" adquira um disjuntor cuja curva se situe o mais à esquerda possível da curva magnetotérmica do disjuntor existente. Poderá até se assim entender perguntar ao vendedor qual o disjuntor aconselhável a utilizar na seletividade em cascata."

Um abraço
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: 30Amp divisive/limitarl a 15 amp para cada casa, é possivel?

Mensagem por Faiante »

Olá meu caro " justme"


Desde já o meu obrigado pela observação assim como da excelente correção feita. Permita-me que lhe diga o quanto enganado estava porque
sempre me fora dito e ensinado que um disjuntor ou outro qualquer aparelho de proteção, para ser seletivo deve essencialmente fundir
mais rápido (aparelho a jusante) que o aparelho colocado de proteção colocado a montante.

Como aprendi na escola que apenas existia seletividade longitudinal e seletividade transversal, daí a minha confusão com aquilo que postei.
Por isso aqui fica o meu sentido obrigado, pela devida correção.


Cptos


JAG
Responder

Voltar para “Dúvidas”