Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Responder
riicardoo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 30 mai 2020, 19:27
Localização: Aveiro

Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Mensagem por riicardoo »

Boa tarde.
É a primeira vez que participo neste fórum e espero poder contar com a vossa ajuda, pois sou completamente leigo na àrea da eletrónica.
No corredor de casa tenho um ponto de luz em que consigo ligar/ desligar em dois locais distintos.
Agora queria acrescentar mais um ponto de luz. A dúvida é: consigo alimentar a segunda lâmpada, indo buscar energia a um dos interruptores (comutadores)?

Deixo foto do comutador mais proximo de onde quero montar a segunda lampada.

Obrigado desde já.

https://ibb.co/JRF9Sjk
Anexos
IMG_20200530_172200.jpg


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Mensagem por joao-pt »

Não consegues. Terás de ter sempre fase e neutro, sendo ainda recomendável o condutor de proteção.
riicardoo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 30 mai 2020, 19:27
Localização: Aveiro

Re: Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Mensagem por riicardoo »

joao-pt Escreveu: 30 mai 2020, 21:21 Não consegues. Terás de ter sempre fase e neutro, sendo ainda recomendável o condutor de proteção.
Obrigado pela resposta

Então terei que ir por exemplo ao ponto de luz que já tenho, de fazer lá a ligação para a segunda, por exemplo?
Pensei que conseguisse alimentar a segunda lâmpada, aproveitando as ligações que vêm da primeira/ comutador 1. Não sei se me faço entender
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Mensagem por Duende »

Boa noite.

Como foi fito, terá de utilizar Fase e Neutro.
Nos interruptores e comutadores só é utilizado o condutor de Fase (Com excepção de reguladores de iluminação e interruptor inteligentes porque também precisam de Fase e Neutro).
Logo, só é possível adicionar um ponto de luz na área que precisa a partir de outro ponto de luz no mesmo circuito pela razão de ter utilizar a mesma Fase e também o mesmo Neutro.

Cumprimentos
riicardoo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 30 mai 2020, 19:27
Localização: Aveiro

Re: Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Mensagem por riicardoo »

Duende Escreveu: 30 mai 2020, 21:56 Boa noite.

Como foi fito, terá de utilizar Fase e Neutro.
Nos interruptores e comutadores só é utilizado o condutor de Fase (Com excepção de reguladores de iluminação e interruptor inteligentes porque também precisam de Fase e Neutro).
Logo, só é possível adicionar um ponto de luz na área que precisa a partir de outro ponto de luz no mesmo circuito pela razão de ter utilizar a mesma Fase e também o mesmo Neutro.

Cumprimentos
Como sou leigo nesta àrea torna-se mais complicado perceber, mas obrigado pela vossa ajuda.
Então e é possivel ir buscar a Fase ao comutador, e o Neutro à ligação do ponto de luz já existente?
Assim só passava um fio por dentro do tubo que está na parede (onde há pouco espaço para passar mais fios devivo ao diametro do tubo)
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Mensagem por Duende »

Lamento, mas não é será possível assim. Se o fizer, a luz ficará permanentemente ligada. Quando liga a fase e neutro do mesmo circuito onde tem as lâmpadas significa que só ligará a luz quando pressionar o interruptor. O neutro na lâmpada despoleta o retorno desse circuito, enquanto que a Fase funciona como elemento de activação.
Logo, a forma mais fácil, onde gasta menos recursos e tempo para o que precisa, seja no início, no meio ou no fim desse circuito é, colocar a lâmpada que precisa derivando a partir de outra no mesmo local.

Cumprimentos
riicardoo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 30 mai 2020, 19:27
Localização: Aveiro

Re: Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Mensagem por riicardoo »

Duende Escreveu: 30 mai 2020, 23:02 Lamento, mas não é será possível assim. Se o fizer, a luz ficará permanentemente ligada. Quando liga a fase e neutro do mesmo circuito onde tem as lâmpadas significa que só ligará a luz quando pressionar o interruptor. O neutro na lâmpada despoleta o retorno desse circuito, enquanto que a Fase funciona como elemento de activação.
Logo, a forma mais fácil, onde gasta menos recursos e tempo para o que precisa, seja no início, no meio ou no fim desse circuito é, colocar a lâmpada que precisa derivando a partir de outra no mesmo local.

Cumprimentos
Obrigado pela ajuda. Estou a ver que será mais complicado do que pensei inicialmente.
Vou então buscar a Fase e o Neutro à ligação da lampada que já tenho. O maior problema nisso será passar mais fios por um tubo de 10/12mm .
ricardo80cv
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 24 mai 2020, 11:04
Localização: Alcobaça
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligar duas lampadas com comutadores de escada

Mensagem por ricardo80cv »

Riicardoo podes fazer isso que dizes mas certifica-te que o que vais buscar ao comutador de escada/interruptor não é a fase que o alimenta, ou seja, num interruptor tens a fase, noutro tens a fio que vai à primeira lâmpada, ora o que podes fazer é esse fio que vai à primeira lâmpada, ir tb à segunda, isso podes fazer e vai funcionar, agora ligares directamente a fase que alimenta os interruptores à segunda lâmpada, isso não podes porque vai ficar sempre acesa. Não sei se me fiz entender. Não esquecendo o neutro claro, mas isso penso que já tu sabes.
Responder

Voltar para “Dúvidas”