Distribuição em MT (Rede de Emergência)

Responder
Electrobom
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 147
Registado: 19 mar 2018, 14:27
Localização: Luanda
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Distribuição em MT (Rede de Emergência)

Mensagem por Electrobom »

Caros amigos,

Encontro-me envolvido num projecto de Distribuição de Energia em Media Tensão. No entanto está previsto 3 Postos de Transformação ( 2x1600KVA + 1x800KVA = 4000KVA). A rede de emergência (Grupos Geradores) é contituida por 4 Grupo Gerador de 1000KVA cada, em que cada Grupo gerador é ligado a um Transformador Elevador de 1000KVA (0.4/15kV) para posterior destribuição por meio de um ATS de MT.

É recomenda utilizar apenas um Transformador Elevador de 4000KVA (0.4/15KV) onde serão ligados todos os 4 Grupos Geradores?

Cpt,
Electrobom.


Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Distribuição em MT (Rede de Emergência)

Mensagem por Mário »

Boas

Podes ter só um elevador, mas em caso de avaria se tiveres dois, pode ser que consigas trabalhar pelo menos com metade da potencia. Ou como tens de inicio um para cada.


Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Electrobom
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 147
Registado: 19 mar 2018, 14:27
Localização: Luanda
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Distribuição em MT (Rede de Emergência)

Mensagem por Electrobom »

Caro Mario,

Grato pela tua sugestão. Irei manter dois PT elevador, para que em caso de alguma falha consigo ter 50% da potência total disponivel.

Cpts,
Electrobom.
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Distribuição em MT (Rede de Emergência)

Mensagem por Faiante »

Boa tarde meu caro "Electrobom"

Antes de mais os meus parabéns por colocar essa questão dos geradores aqui no fórum.

No entanto permita-me dizer-lhe que a potência de um gerador nunca será igual à de um Transformador:

Isto porquê? Porque se tem de acautelar, que o gerador terá a potência realmente necessária, para o caso de uma instalação apresentar picos de
tensão bruscos devido a arranques de motores de bombas ou outros tipos de arranque. Normalmente, afim de acautelar-mos esta situação
indevida, deve-se acrescenta-se + 25% à potência prevista.
Por outro lado, temos de ter o cuidado necessário de não sobredimensionar-mos o grupo gerador, uma vez que existe o perigo real do grupo
gerador poder vir a trabalhar com menos 30% de carga, podendo causar sérios problemas no motor.

Por outro lado, um transformador de 1000 KVA, sendo substituído como alimentação de recurso por um gerador, deverá multiplicar esta potência
por um fator de 0.8.
Face ao exposto, teremos:
1000 KVA X 0.8 = 800 KVA

Tal como atrás deixei dito, se multiplicarmos o valor encontrado de 800 KVA por 1.25. Assim, obtemos a potência de 1250 KVA equivalente
ao transformador elevador de 1000 KVA.

Nota: Será muito importante que os grupos geradores tenham as mesmas características técnicas construtivas. Por outro lado, quando efetuarem
a ligação do grupo de socorro à rede, verifique a questão do índice horário, caso contrário, será um tal ligar e desligar até encontrarem a
rotação perfeita da ligação na rede MT.

Cptos

JAG
Faiante
Electricista de 1ª
Electricista de 1ª
Mensagens: 372
Registado: 08 mai 2018, 10:58
Agradecimento recebido: 38 vezes

Re: Distribuição em MT (Rede de Emergência)

Mensagem por Faiante »

Boa noite caríssimos!

Peço imensa desculpa pelo facto de à pouco não ter sido explicito, e muito provavelmente ter induzido as pessoas em erro.
Indiquei como possível solução para o gerador de 1000 KVA a potência de 1250 KVA.

Ora para quem esteja menos distraído verá que o resultado da conta de 800 KVA X 1.25 = Dará os 1000 KVA e, não como mencionado os 1250 KVA
de potência nominal do transformador.

Agora sim está correta a minha intervenção, depois de corrigida complementarmente a informação que à pouco por mim foi prestada.

Uma vez mais as minhas humildes desculpas pela incorreção deixada.


Cptos

JAG
Responder

Voltar para “Dúvidas”