Módulos KNX podem ficar fora dos QE?

Responder
jfsmoreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 mai 2008, 22:25
Localização: Viana do Castelo

Módulos KNX podem ficar fora dos QE?

Mensagem por jfsmoreira »

Posso colocar os módulos KNX em locais longe dos QEs?

Ou seja, posso colocar as proteções no QE por exemplo: Ilum. Quartos + Tomadas Quartos + Estores + etc, e daí ir uma canalização por circuito até uma ou mais caixas contendo os módulos KNX e daí derivarem para os outros pontos?

Ou sou obrigado a colocar por cada cx com o módulo KNX uma proteção?

A ideia era ir 1 canalização de cada até um roupeiro e lá dentro retirava as saídas todas diretamente aos vários pontos de luz.


Jorge Moreira
Sérgio.P.S
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 jan 2019, 15:46
Localização: Lisboa

Re: Módulos KNX podem ficar fora dos QE?

Mensagem por Sérgio.P.S »

Boa tarde jfsmoreira.

Nunca executei uma instalação assim, mas tive uma situação em que tive quase para por um quadro de domótica ao lado do quadro eléctrico (isto porque a obra era faseada e havia problemas de espaço).

Na altura não me recordo de ter visto nada que o impedisse. A meu ver, o circuito está protegido e não vejo nada que faça alguma não conformidade.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Módulos KNX podem ficar fora dos QE?

Mensagem por ENERGY »

jfsmoreira Escreveu: 27 mai 2019, 14:18 Posso colocar os módulos KNX em locais longe dos QEs?

Ou seja, posso colocar as proteções no QE por exemplo: Ilum. Quartos + Tomadas Quartos + Estores + etc, e daí ir uma canalização por circuito até uma ou mais caixas contendo os módulos KNX e daí derivarem para os outros pontos?

Ou sou obrigado a colocar por cada cx com o módulo KNX uma proteção?

A ideia era ir 1 canalização de cada até um roupeiro e lá dentro retirava as saídas todas diretamente aos vários pontos de luz.
Boas
Já fiz uma enorme moradia de 3 pisos em que coloquei em determinados pontos Caixas de Q.E para colocar os módulos, e no Q.E desse piso tinha as proteções.
Agora nunca deve colocar as caixas e respetivas proteções dentro de roupeiros, despenseiros etc.
Cpts.
Energy
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 518
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Módulos KNX podem ficar fora dos QE?

Mensagem por Gil82 »

jfsmoreira Escreveu: 27 mai 2019, 14:18 Posso colocar os módulos KNX em locais longe dos QEs?

Ou seja, posso colocar as proteções no QE por exemplo: Ilum. Quartos + Tomadas Quartos + Estores + etc, e daí ir uma canalização por circuito até uma ou mais caixas contendo os módulos KNX e daí derivarem para os outros pontos?

Ou sou obrigado a colocar por cada cx com o módulo KNX uma proteção?

A ideia era ir 1 canalização de cada até um roupeiro e lá dentro retirava as saídas todas diretamente aos vários pontos de luz.
Boas!

Não há problema disso deste que sejam feitas as proteções necessárias. Cuidado com os roupeiros e afins por causa do acesso a esses elementos!


Cumps!
jfsmoreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 mai 2008, 22:25
Localização: Viana do Castelo

Re: Módulos KNX podem ficar fora dos QE?

Mensagem por jfsmoreira »

Boas,

Só agora voltei à carga.

A ideia seria colocar só os módulos KNX numa caixa.
As protecções não ficariam nessa caixa, mas sim nos QEs.

Posso colocar essa caixa, apenas com o módulo dentro do roupeiro? Não estou a ver a necessidade de lá ir (excepto manutenção/programação) uma vez que as proteções ficarão no QE acessível.

Outra questão:
Existem módulos KNX que tanto dão para estores, como para controlar iluminação e tomadas. Estes modulos utilizam entradas ( alimentações) diferentes ( ver por exmeplo o MaxInBox da Zennio). Posso usar um desses módulos por quarto para controlar em simultaneo iluminação (com entrada protegida a 10A), tomadas (com proteçao de 16A) e estores (proteção de 10A)?

Obg
Jorge Moreira
jfsmoreira
Curioso
Curioso
Mensagens: 31
Registado: 12 mai 2008, 22:25
Localização: Viana do Castelo

Re: Módulos KNX podem ficar fora dos QE?

Mensagem por jfsmoreira »

Estilo Isto...
Anexos
pedido IEP.pdf
(84.44 KiB) Transferido 72 vezes
Jorge Moreira
Responder

Voltar para “Dúvidas”