Duvida ITED Moradias com garagem comum

Responder
Sérgio.P.S
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 jan 2019, 15:46
Localização: Lisboa

Duvida ITED Moradias com garagem comum

Mensagem por Sérgio.P.S »

Boa tarde colegas,

Surgiu-me uma proposta para realizar um projecto de ITED sobre o qual venho-vos pedir a vossa ajuda/opinião.

A obra consiste num loteamento com 20 moradias com uma piscina e sala de condomínio no meio. 10 das moradias tem uma garagem em comum e as outras 10 tem outra garagem em comum (sendo as garagens apenas o corredor de acesso às boxes privadas acessíveis por cada uma das moradias).

Acontece que a obra já está feita desde 2008 mas foi embargada e parou. Na altura houve um projecto de ITED1 mas o novo dono não o tem e a câmara perdeu-o.
Com base nesse projecto, as moradias foram construídas com 1 CVM para 2 moradias + 1 CEMU + 1 PAT em cada moradia (sem ATE logo sem considerar a garagem comum).

Como todas estas infra-estruturas já se encontram instaladas e as casas finalizadas, pensei em indicar ao novo Dono o acréscimo de uma ZAP e uma CVM para cada moradia (passando de ITED1 para ITED3) e fazer um projecto considerando as moradias como sendo individuais - sem ATE. (o dono garantiu-me que não quer ITED nem na garagem nem na piscina)

Qual a vossa opinião?
Acham que se eu justificar isto na Memoria a ANACOM aceita visto que a obra já está quase concluída?

Agradeço desde já a Vossa resposta


Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Duvida ITED Moradias com garagem comum

Mensagem por angel_of_diablo »

Sérgio.P.S Escreveu: 26 mai 2019, 18:28 Boa tarde colegas,

Surgiu-me uma proposta para realizar um projecto de ITED sobre o qual venho-vos pedir a vossa ajuda/opinião.

A obra consiste num loteamento com 20 moradias com uma piscina e sala de condomínio no meio. 10 das moradias tem uma garagem em comum e as outras 10 tem outra garagem em comum (sendo as garagens apenas o corredor de acesso às boxes privadas acessíveis por cada uma das moradias).

Acontece que a obra já está feita desde 2008 mas foi embargada e parou. Na altura houve um projecto de ITED1 mas o novo dono não o tem e a câmara perdeu-o.
Com base nesse projecto, as moradias foram construídas com 1 CVM para 2 moradias + 1 CEMU + 1 PAT em cada moradia (sem ATE logo sem considerar a garagem comum).

Como todas estas infra-estruturas já se encontram instaladas e as casas finalizadas, pensei em indicar ao novo Dono o acréscimo de uma ZAP e uma CVM para cada moradia (passando de ITED1 para ITED3) e fazer um projecto considerando as moradias como sendo individuais - sem ATE. (o dono garantiu-me que não quer ITED nem na garagem nem na piscina)

Qual a vossa opinião?
Acham que se eu justificar isto na Memoria a ANACOM aceita visto que a obra já está quase concluída?

Agradeço desde já a Vossa resposta
Olá, boa tarde.
Parece-me que tens em mãos um Condomínio Privado, pelo que a rede exteriores terá de ser com ITUR Privada.
Relativamente ao ITED, moradias e sala de condomínio, também não colocaria ATE, mas sim CVM em cada moradia ligada á rede de distribuição da ITUR privada.
Parece-me bem em converteres do ITED 1 para o ITED 3 as moradias, no entanto, dizes que as moradias estão prontas, o que pode ser um grande problema, pois o ITED tem novas ou mais exigentes normas para tubos, cabos e tomadas. Já para não falar que pelo ITED 3, a ZAP tem tomada de fibra ou tubagem de reserva para a mesma, o que no ITED 1 não havia essa exigência, se não estou em erro.
A CEMU é um desperdício, mas se já lá está, enfim...

Certifica-te na câmara ou com o requerente de que o projeto ITED original foi aprovado na câmara, caso contrário, terás de efetuar tudo pelo ITED 3; pois se nunca existiu projeto aprovado, então teoricamente nunca existiu um projeto de ITED.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Sérgio.P.S
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 jan 2019, 15:46
Localização: Lisboa

Re: Duvida ITED Moradias com garagem comum

Mensagem por Sérgio.P.S »

Caro angel_of_diabo, muito obrigado pela tua resposta.

O projecto existiu mas a câmara perdeu-o e o novo dono também não o tem, por isso - tal como disseste - irei fazer um ITED3 e o Dono de Obra já aceitou as alterações no interior das moradias (a ZAP, alterar cablagens etc).

A tua ideia de ITUR era sem dúvida a melhor. O problema é que este "condominio" está confinado às moradias (as moradias rodeiam todo o lote, com as entradas das mesmas com acesso directo para a rua).

Isto, no meu entender, impossibilita-me de criar uma ITUR pois teria de passar as infra estrturas na via pública. Assim não posso fazer ITUR não é?

Obrigado mais uma vez.

Cumpz
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Duvida ITED Moradias com garagem comum

Mensagem por angel_of_diablo »

Sérgio.P.S Escreveu: 27 mai 2019, 21:06 Caro angel_of_diabo, muito obrigado pela tua resposta.

O projecto existiu mas a câmara perdeu-o e o novo dono também não o tem, por isso - tal como disseste - irei fazer um ITED3 e o Dono de Obra já aceitou as alterações no interior das moradias (a ZAP, alterar cablagens etc).

A tua ideia de ITUR era sem dúvida a melhor. O problema é que este "condominio" está confinado às moradias (as moradias rodeiam todo o lote, com as entradas das mesmas com acesso directo para a rua).

Isto, no meu entender, impossibilita-me de criar uma ITUR pois teria de passar as infra estrturas na via pública. Assim não posso fazer ITUR não é?

Obrigado mais uma vez.

Cumpz
Olá Sérgio.P.S.
No exterior só tens duas hipóteses:
1) ITUR Pública;
2) ITUR Privada.

A rua na qual todas as moradias dão acesso é acessível a qualquer pessoa ou só aos moradores do condomínio 8por exemplo com portão á entrada a limitar os acessos?
Se a rua é acessível a qualquer pessoa, então tens uma ITUR Pública e só tens de deixar tubagem, caixas de visita e pedestal para o Armário Técnico, todo o resto e da responsabilidade dos operadores;
Se a rua é privada, com controlo de acessos à mesma, então tens uma ITUR Privada, onde tens de fazer tudo, desde colocar ATU, tubos, caixas, cabos e cálculos.
Verifica como está registado esse condomínio no projeto de arquitetura.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Sérgio.P.S
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 jan 2019, 15:46
Localização: Lisboa

Re: Duvida ITED Moradias com garagem comum

Mensagem por Sérgio.P.S »

Olá angel_of_diabo,

Entretanto - com mesmo muito custo - consegui falar com uma técnica da ANACOM.

Segundo ela, não posso de todo não colocar ATE, mesmo que isso signifique partir a construção existente. Ninguém da Anacom aceita uma justificação para não se por ATE seja ela qual for.

Mesmo concordando comigo sobre o facto de isso não trazer mais valias (excepto o TDT que praticamente ninguem quer) tem de se por ATE.

Entretanto dadas estas complicações, já houve alterações da parte do Dono de Obra e em principio já não serei eu a resolver o assunto.

Aproveitando ainda o que escreveste, faço mais uma pergunta:
Neste caso, não existe portão à entrada, logo seria necessário fazer uma ITUR pública. Mas nesse caso, podemos usar infra-estruturas da via pública para passarmos as instalações particulares (mesmo sabendo que provavelmente não existe mais nada pois o lote é isolado)?

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Espero um dia poder retribuir.
Avatar do Utilizador
angel_of_diablo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 918
Registado: 25 jul 2008, 15:13
Localização: Leiria
Agradecimento recebido: 10 vezes

Re: Duvida ITED Moradias com garagem comum

Mensagem por angel_of_diablo »

Sérgio.P.S Escreveu: 28 mai 2019, 18:47 Olá angel_of_diabo,

Entretanto - com mesmo muito custo - consegui falar com uma técnica da ANACOM.

Segundo ela, não posso de todo não colocar ATE, mesmo que isso signifique partir a construção existente. Ninguém da Anacom aceita uma justificação para não se por ATE seja ela qual for.

Mesmo concordando comigo sobre o facto de isso não trazer mais valias (excepto o TDT que praticamente ninguem quer) tem de se por ATE.

Entretanto dadas estas complicações, já houve alterações da parte do Dono de Obra e em principio já não serei eu a resolver o assunto.

Aproveitando ainda o que escreveste, faço mais uma pergunta:
Neste caso, não existe portão à entrada, logo seria necessário fazer uma ITUR pública. Mas nesse caso, podemos usar infra-estruturas da via pública para passarmos as instalações particulares (mesmo sabendo que provavelmente não existe mais nada pois o lote é isolado)?

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Espero um dia poder retribuir.
Olá Sérgio.P.S.
Esta do ATE surpreendeu-me. A única razão que veja para o uso do ATE é que as moradias têm uma garagem em comum e ser considerado um edifício único.
Enfim, por outro lado "livraste" de boa em mexer nisso. É sempre uma dor de cabeça mexer em coisas já feitas ou mal feitas.
Também já estas a retribuir a minha "pouca ajuda", pois tenho em mãos um projeto de um condomínio privado pequeno com garagem comum, que se encontra parado neste momento, e que não estava a por ATE. Sendo assim, lá tenho de pensar naquilo de outra forma.
Quanto à ITUR, seja privada ou pública, não pode ser usada para passagem de cabos da rede individual ou coletiva dos edifícios (ITED), pelo menos nas tubagens míninas que as redes ITUR exigem.
"Nós somos todos ignorantes, mas em diferentes áreas".
É tudo, por agora...

Imagem
(angel_of_diablo)
Sérgio.P.S
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 11 jan 2019, 15:46
Localização: Lisboa

Re: Duvida ITED Moradias com garagem comum

Mensagem por Sérgio.P.S »

Olá angel_of_diabo,

Fico feliz por poder retribuir e alertar para evitar as multas pesadas da Anacom.

O conceito de colocar um ATE em moradias com garagem em comum é porque eles consideram esta disposição como um edifício na horizontal.

Segundo a engenheira com quem falei, em principio no ITED4 já vão prever isto.

Aproveito ainda para te transmitir o que ela me disse quanto às CVM's. Segundo o que me disse, a única justificação aceite para a não colocação de uma CVM é uma licença da Câmara. Qualquer outra justificação (por parte do projectista) não é considerada - sem excepção.

Fica o alerta.

Cumpz
Responder

Voltar para “Dúvidas”