Terra única

Responder
M97Pt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 30 dez 2018, 15:31
Localização: Porto

Terra única

Mensagem por M97Pt »

Boa tarde,

Sou estudante de engenharia eletrotécnica e neste momento estou a fazer um estudo sobre a rede subterrânea de distribuição do Porto e as suas especificidades e surgiu-me uma dúvida relativamente ao tópico das terras únicas. Não consigo perceber quais são as vantagens do seu uso. O que percebi para já foi que para conseguir interligar a terra de serviço e a terra de proteção é necessário uma resistência de terra igual ou inferior a 1 ohm. Sei da existência de métodos para reduzir o valor de terra tais como o aumento do comprimento dos tubos ou varetas, o aumento da superfície das chapas, o aumento da profundidade a que se encontra o elétrodo, o aumento da condutibilidade do solo ou o enterramento de um nº de elementos suficientes para que se atinja o valor deseja quando estiverem ligados em paralelo, respeitando algumas regras. Todas estas "condições" envolvem mais despesas, o que me faz questionar se compensa o uso da terra única.

Obrigado pelo vosso tempo,

Cumprimentos,
Miguel Pereira


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Terra única

Mensagem por joao-pt »

Por vezes torna-se mais fácil, sendo quase a única solução, ter uma terra única do que criar afastamento necessário entre as duas terras de forma a uma não influenciar a outra.
M97Pt
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 30 dez 2018, 15:31
Localização: Porto

Re: Terra única

Mensagem por M97Pt »

joao-pt Escreveu: 13 mai 2019, 18:51 Por vezes torna-se mais fácil, sendo quase a única solução, ter uma terra única do que criar afastamento necessário entre as duas terras de forma a uma não influenciar a outra.
Mas depois é necessário garantir <1 ohm, ou seja, um gasto adicional para alcançar essa condição. Não há vantagens em ter terra única para além de ser a solução necessária quando não se consegue o afastamento entre as 2 terras?
Responder

Voltar para “Dúvidas”