Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Responder
lmrpereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 abr 2019, 13:53
Localização: Esposende

Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Mensagem por lmrpereira »

Viva

Estou a estudar a possibilidade de instalar um ponto de carregamento para VE através da instalação de um novo contador. A minha garagem é comum (lugar de estacionamento marcado no pavimento) num condomínio de 100+ apartamentos com 16 vãos de escadas de acesso a esta garagem. Este edifício foi construido em inicios de 2002 pelo que não tem botoneiras de corte nos acessos às garagens. Foi-me referido de que para realizar a instalação deste novo quadro teria de instalar as botoneiras nos 16 acessos. Isto é mesmo assim ?

Consultei o GUIA TÉCNICO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PARA ALIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS e lá refere o seguinte:

Nota: Para o corte de emergência podem ser usados os dispositivos seguintes:
a) interruptores no circuito principal;
b) botões de pressão e análogos nos circuitos de comando (botoneiras de emergência)

O que significa "interruptores no circuito principal" ? Estamos a falar de um interruptor que pode ficar a próximo do ponto de carregamento ?

Obrigado desde já pela ajuda!


jomicorreia
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 04 ago 2016, 15:43
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Mensagem por jomicorreia »

Boas,

O interruptor tem de estar junto ao ponto de carregamento (é o que está escrito no Guia), acima apenas indicam duas possibilidades de instalação. E cada circuito tem de ser protegido por disjuntor + interruptor diferencial.
instalar as botoneiras nos 16 acessos
Não é necessário. Passo a explicar, as botoneiras de corte geral (emergência) podem ser instaladas junto aos quadros, a sua utilidade é devido à impossibilidade de um utente do espaço mexer no quarto já que apenas pessoal autorizado (estando o quadro fechado à chave) lhe pode mexer. E para que numa dada emergência se quiser cortar a energia, um utente ou os bombeiros lhes basta pressionar o botão.
lmrpereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 abr 2019, 13:53
Localização: Esposende

Re: Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Mensagem por lmrpereira »

Obrigado pela informação. O que diz faz muito mais sentido!
lmrpereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 abr 2019, 13:53
Localização: Esposende

Re: Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Mensagem por lmrpereira »

jomicorreia Escreveu: 10 abr 2019, 13:05 Boas,

O interruptor tem de estar junto ao ponto de carregamento (é o que está escrito no Guia), acima apenas indicam duas possibilidades de instalação. E cada circuito tem de ser protegido por disjuntor + interruptor diferencial.
instalar as botoneiras nos 16 acessos
Não é necessário. Passo a explicar, as botoneiras de corte geral (emergência) podem ser instaladas junto aos quadros, a sua utilidade é devido à impossibilidade de um utente do espaço mexer no quarto já que apenas pessoal autorizado (estando o quadro fechado à chave) lhe pode mexer. E para que numa dada emergência se quiser cortar a energia, um utente ou os bombeiros lhes basta pressionar o botão.
Se me permite duas questões adicionais para que serve e qual a importância/ncessiade de ter um:
  • Sinalizador com fusível
e
  • Sistema de controlo da carga
como é indicado no diagrama 7.3.2.4 do guia ?
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Mensagem por andrelima14 »

lmrpereira Escreveu: 10 abr 2019, 14:12
jomicorreia Escreveu: 10 abr 2019, 13:05 Boas,

O interruptor tem de estar junto ao ponto de carregamento (é o que está escrito no Guia), acima apenas indicam duas possibilidades de instalação. E cada circuito tem de ser protegido por disjuntor + interruptor diferencial.
instalar as botoneiras nos 16 acessos
Não é necessário. Passo a explicar, as botoneiras de corte geral (emergência) podem ser instaladas junto aos quadros, a sua utilidade é devido à impossibilidade de um utente do espaço mexer no quarto já que apenas pessoal autorizado (estando o quadro fechado à chave) lhe pode mexer. E para que numa dada emergência se quiser cortar a energia, um utente ou os bombeiros lhes basta pressionar o botão.
Se me permite duas questões adicionais para que serve e qual a importância/ncessiade de ter um:
  • Sinalizador com fusível
permite perceber se há tensão ou não nessa instalação
e
  • Sistema de controlo da carga

Utiliza-se quando temos um sistema de carregamentos cuja potência disponível não permite o carregamento à potência máxima de n utilizadores. Assim esse sistema de controlo faz a gestão das potências disponíveis nos pontos de carregamento permitindo que todos possam carregar em simultâneo.

como é indicado no diagrama 7.3.2.4 do guia ?
lmrpereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 abr 2019, 13:53
Localização: Esposende

Re: Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Mensagem por lmrpereira »

Obrigado pela resposta!!
jomicorreia
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 04 ago 2016, 15:43
Localização: Lisboa
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Mensagem por jomicorreia »

lmrpereira Escreveu: 10 abr 2019, 14:12
Se me permite duas questões adicionais para que serve e qual a importância/ncessiade de ter um:
  • Sinalizador com fusível
e
  • Sistema de controlo da carga
como é indicado no diagrama 7.3.2.4 do guia ?
Só para dizer uma coisa sobre os itens acima, não são obrigatórios.
lmrpereira
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 09 abr 2019, 13:53
Localização: Esposende

Re: Corte de Emergência - Instalação de ponto de carregamento para VE

Mensagem por lmrpereira »

Obrigado pela confirmação. Aproveito para perguntar se há algum sistema de controlo de carga que permita que o carro carregue sempre com a potência disponível evitando assim disparar o dinjuntor do quadro de serviços comums em caso de sobre carga (exemplo: carro a carregar, luzes da garagem ligadas e o portão abrir). Sei que há wallbox que fazem isto mas no meu caso eu não queria instalar uma e apenas usar o carregador que vem no carro.
Responder

Voltar para “Dúvidas”