Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Responder
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por dantas078 »

Bom dia.

Pediram-me para tratar de um processo (projecto) de um edifício abandonado que recebe actualmente um ramal com respectiva portinhola e caixa de contador mas que será alterada a sua composição para passarem a ser duas fracções residenciais sem partes comuns (a entrada de portão é a mesma mas pretendem que fique de abertura manual para não implicar serviços comuns). Existe ainda um anexo que será dividido em duas garagens independentes (uma para cada fracção).
Tenho dúvidas acerca da solução de alimentação que devo apresentar. Posso considerar duas portinholas como que fossem duas moradias independentes ou terei que considerar um armário de distribuição ou um quadro de colunas? (Existe sempre a questão de não existir nenhum espaço coberto que seja comum e portanto suponho que trabalharei sempre no muro limite de propriedade ou na fachada uma vez que está no limite da propriedade).
Alguém me pode ajudar na escolha da opção correcta?


Cumprimentos,
Dantas078
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por ENERGY »

Boas
Se na caderneta predial são 2 frações distintas e com entradas independentes para a via publica, penso que deve considerar 2 ramais de alimentação.
Cpts.
Energy
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por dantas078 »

Trata-se de um edifício que actualmente é apenas uma moradia mas está a ser alterado para que o piso R/C passa a ser um fogo e o piso 1 passa a ser outro fogo com acessos directos do logradouro mas para chegar da rua à porta de cada fogo é necessário entrar por um portão que é comum aos dois fogos.
Ou seja, quando referi que não existem partes comuns referia-me ao facto de não existir uma porta única no edifício para aceder aos dois fogos e por isso prescindir dos serviços comuns mas de facto existe um logradouro comum.
Cumprimentos,
Dantas078
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por ENERGY »

dantas078 Escreveu: 07 mar 2019, 22:17 Trata-se de um edifício que actualmente é apenas uma moradia mas está a ser alterado para que o piso R/C passa a ser um fogo e o piso 1 passa a ser outro fogo com acessos directos do logradouro mas para chegar da rua à porta de cada fogo é necessário entrar por um portão que é comum aos dois fogos.
Ou seja, quando referi que não existem partes comuns referia-me ao facto de não existir uma porta única no edifício para aceder aos dois fogos e por isso prescindir dos serviços comuns mas de facto existe um logradouro comum.
Boas
Nessa situação o que conta é a entrada principal e não segundas entradas por logradouros etc.
Se só tem uma entrada principal comum aos dois pisos, tem apenas um ramal de alimentação.
Vai ter serviços comuns, por exemplo para alimentar campainhas e iluminação do espaço comum, hall de entrada e escada de acesso ao 1ºpiso.
Cpts.
Energy
Avatar do Utilizador
hugopereira
Curioso
Curioso
Mensagens: 25
Registado: 24 mar 2008, 18:29
Localização: Moncarapacho; Olhão; Algarve
Agradecimento recebido: 1 vez
Contacto:

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por hugopereira »

Se não têm serviços comuns e quer 2 contadores de energia terá que ser com um caixa 2xP100, mesmo ramal e divide para dois. Parece-me ser a solução ideal.
Abraços

Hugo Pereira
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por lcmmonteiro »

A solução da 2xp100 parece me correta se de fato criarem 2 instalações distintas mas que partilham um ramal único.

No entanto nesta fase inicial dizem que não pretendem serviços comuns. .. mas talvez mais a frente essa ideia seja mudada...

Tudo depende da forma como a reconstrução dos fogos seja projetada ou seja o projectista vai ter que especificar como serão realizadas as alterações afectas a separação dos espaços tanto interiores e exteriores.

Se já tiver em sua posse a planta com as alterações finais será mais fácil receber ajuda.
dantas078
Curioso
Curioso
Mensagens: 19
Registado: 07 jan 2009, 12:22

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por dantas078 »

Boa noite.

Por causa de outro assunto fui à EDPD mas aproveitei e abordei este projecto. Curiosamente mostrando a arquitectura prevista e por se tratar de uma zona rurar, a solução que me recomendaram foi a que considero como sendo a mais prática embora não lhe veja enquadramento legal:
Considerar duas baixadas independentes (duas portinholas).
Estou indeciso porque não tenho esta solução formalizada por parte da EDPD...
Cumprimentos,
Dantas078
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por lcmmonteiro »

O ramal existente ainda esta atIvo? Qual a pma existente para esse ramal?

Qual a Potência prevista para cada fogo e ou o total?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por ENERGY »

dantas078 Escreveu: 08 mar 2019, 23:58 Boa noite.

Por causa de outro assunto fui à EDPD mas aproveitei e abordei este projecto. Curiosamente mostrando a arquitectura prevista e por se tratar de uma zona rurar, a solução que me recomendaram foi a que considero como sendo a mais prática embora não lhe veja enquadramento legal:
Considerar duas baixadas independentes (duas portinholas).
Estou indeciso porque não tenho esta solução formalizada por parte da EDPD...
Boas
Se colocar aqui uma planta dos imoveis, já é mais fácil darmos uma resposta concreta e regulamentar para a sua situação, de outra forma estamos aqui a dar ideias que podem ou não ser erradas e não viáveis para o seu caso.
Cpts.
Energy
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por dsrsantos »

Aproveito este tópico para colocar a mesma questão relativa à seguinte situação:
Num terreno irão existir 2 moradias (2 fracções) que comunicam com a via pública por uma zona comum exterior, havendo um único acesso ao espaço comum. No fundo assemelha-se a um pequeno condomínio fechado, mas em que não me parece fazer sentido trata-lo como tal.

Neste caso, será de prever duas portinholas e contagem no limite da propriedade, com entradas independentes para cada fracção, como tenho no esquema?
Na prática já vi esta solução aplicada várias vezes, mas fico sempre na dúvida se isto é 100% correcto, já que as facções não comunicam directamente com a via pública, mas sim com um espaço comum...
2 entradas.JPG
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Como prever chegada de rede a edifício com 2 fogos residenciais independentes?

Mensagem por ENERGY »

dsrsantos Escreveu: 18 mar 2019, 23:39 Aproveito este tópico para colocar a mesma questão relativa à seguinte situação:
Num terreno irão existir 2 moradias (2 fracções) que comunicam com a via pública por uma zona comum exterior, havendo um único acesso ao espaço comum. No fundo assemelha-se a um pequeno condomínio fechado, mas em que não me parece fazer sentido trata-lo como tal.

Neste caso, será de prever duas portinholas e contagem no limite da propriedade, com entradas independentes para cada fracção, como tenho no esquema?
Na prática já vi esta solução aplicada várias vezes, mas fico sempre na dúvida se isto é 100% correcto, já que as facções não comunicam directamente com a via pública, mas sim com um espaço comum...

2 entradas.JPG
Boas
Se não houver portão eletrico no acesso às frações, se não houver qualquer tipo de iluminação no espaço comum, etc, não vejo porque razão não possa ser assim.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”