Ligação fase nas tomadas

Responder
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Ligação fase nas tomadas

Mensagem por certiozd »

Boas,

Estive a trocar umas tomadas, e fiquei com uma dúvida. Por norma de que lado é a fase?
Quando tenho a tomada montada na parede, e estou de frente para a mesma, o lado esquerdo é da fase, certo?

Tenho um cabo de um transformador IEC 60320 e andei guiei-me por ele para ver qual era o lado correto. Porque ele tem marcado Neutro/Fase. Mas não é que depois fui ver noutros cabos IEC 60320 que tenho, e os outros dizem todos o contrario deste. Pelo que entendo agora o cabo tem a fase trocada com o neutro, pois de acordo com este cabo, nas tomadas, a fase deverá estar no lado Direito, mas de acordo com o resto dos cabos será no lado esquerdo. Acho que entretanto já troquei isto tudo.

Agradeço desde já a ajuda.
Última edição por certiozd em 05 mar 2019, 16:23, editado 1 vez no total.


pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 987
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 376 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Polaridade Tomada

Mensagem por pedro caetano »

boas. a fase nas tomadas é do lado direito neutro á esquerda esta em principio é a norma. cump
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Polaridade Tomada

Mensagem por Duende »

Boa tarde

Como já foi referenciado, a ligação correcta da fase nas tomadas é á direita quando ela está de frente para nós. Quero apenas deixar uma nota relativamente ao título do tópico, em que, tomadas ou qualquer outro aparelho ligado em tensão alterna não existe polaridade. As polaridades existem apenas tensão contínua.

Cumprimentos
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Polaridade Tomada

Mensagem por certiozd »

Duende Escreveu: 05 mar 2019, 15:37 As polaridades existem apenas tensão contínua.

Cumprimentos
Tem razão. Alterado.

Ok, as tomadas têm a fase presente no contacto da direita.
Isto causa-me alguma confusão, porque, os cabos que tenho que ligam ao PC, Montior, TV, e a um transformador para um router, são aqueles cabos IEC C13, e têm marcado a posição do N - neutro e L- line e o símbolo da terra.
Imagem

Acontece que o N tem a fase presente, e o L tem o neutro presente.
Sei que isto não é importante, os equipamentos funcionam na mesma, não são polarizados. Mas a situação causa confusão. Será que geralmente, noutros países a fase é do outro lado.

Noto por exemplo na fonte de alimentação do computador, o botão on/off idealmente interromperia a Fase, e neste caso interrompe o neutro. Estranho.
Ou eu ando a ligar os cabos ao contrário nas tomadas, ou não entendo.
Avatar do Utilizador
Duende
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 149
Registado: 03 set 2008, 16:24
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por Duende »

Se verificar, a parte mais larga do conector nessa foto está na posição de leitura mas na posição de conectar é virada para cima, assim sendo o 'L' continua à direita.
A normatização para ligação da fase ou/e neutro é em regra geral a forma de identificação e organização da cablagem evitando assim a mistura de condutores nos seus periféricos.
Isso significa que, em todos os equipamentos, em possivel identificar o "condutor vivo" e o "retorno" da energia que se está a aplicar, não correndo riscos de energizar o neutro queimando vários outros componentes associados ao mesmo circuito.

Cumprimentos
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por certiozd »

Não é questão de estar a ler mal.
Verifiquei com um busca polos que de facto o Neutro está presente no L, e a Fase está presente no N. O que acho estranho.
Estes cabos esperam mesmo encontrar a Fase na esquerda, e o Neutro na direita.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por nelmindo »

A tomada e ficha convencionada para Portugal, é internacionalmente conhecida pela ficha ou tomada do tipo “F”, mais conhecida pela ficha ou tomada “Shuko” ou “Side Earth", que deriva do termo alemão “Schukostecker” ou Schutz-Kontakt. Aceita fichas e tomadas do tipo “C” e “E”, norma DIN 49441 macho e DIN49440 fêmea.
É uma tomada/ficha considerada segura, no entanto não tem polaridade como quase todas as outras versões mundiais (a tomada/ficha do tipo L também não tem polaridade). Quando falo que não tem polaridade, estou a falar das versões com terra. Porque sem o pino terra, muitas outras tomadas/fichas mundiais também acabam por não fazer sentido falar de polaridade.
Como não tem polaridade, não faz sentido falar de que lado está o Neutro e a Fase.
Avatar do Utilizador
alfaxander
Curioso
Curioso
Mensagens: 98
Registado: 19 jul 2018, 10:20
Localização: Sintra
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por alfaxander »

nelmindo Escreveu: 05 mar 2019, 19:36 A tomada e ficha convencionada para Portugal, é internacionalmente conhecida pela ficha ou tomada do tipo “F”, mais conhecida pela ficha ou tomada “Shuko” ou “Side Earth", que deriva do termo alemão “Schukostecker” ou Schutz-Kontakt. Aceita fichas e tomadas do tipo “C” e “E”, norma DIN 49441 macho e DIN49440 fêmea.
É uma tomada/ficha considerada segura, no entanto não tem polaridade como quase todas as outras versões mundiais (a tomada/ficha do tipo L também não tem polaridade). Quando falo que não tem polaridade, estou a falar das versões com terra. Porque sem o pino terra, muitas outras tomadas/fichas mundiais também acabam por não fazer sentido falar de polaridade.
Como não tem polaridade, não faz sentido falar de que lado está o Neutro e a Fase.
!!!
:E Até Já :V
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por certiozd »

nelmindo Escreveu: 05 mar 2019, 19:36 A tomada e ficha convencionada para Portugal, é internacionalmente conhecida pela ficha ou tomada do tipo “F”, mais conhecida pela ficha ou tomada “Shuko” ou “Side Earth", que deriva do termo alemão “Schukostecker” ou Schutz-Kontakt. Aceita fichas e tomadas do tipo “C” e “E”, norma DIN 49441 macho e DIN49440 fêmea.
É uma tomada/ficha considerada segura, no entanto não tem polaridade como quase todas as outras versões mundiais (a tomada/ficha do tipo L também não tem polaridade). Quando falo que não tem polaridade, estou a falar das versões com terra. Porque sem o pino terra, muitas outras tomadas/fichas mundiais também acabam por não fazer sentido falar de polaridade.
Como não tem polaridade, não faz sentido falar de que lado está o Neutro e a Fase.
Eu entendo que é indiferente o lado em que está a fase.
Mas é interessante verificar que este tipo de cabos, de vários fabricantes e para diferentes aparelhos espera encontrar a fase do lado esquerdo na tomada
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por nelmindo »

certiozd Escreveu: 06 mar 2019, 16:17
nelmindo Escreveu: 05 mar 2019, 19:36 A tomada e ficha convencionada para Portugal, é internacionalmente conhecida pela ficha ou tomada do tipo “F”, mais conhecida pela ficha ou tomada “Shuko” ou “Side Earth", que deriva do termo alemão “Schukostecker” ou Schutz-Kontakt. Aceita fichas e tomadas do tipo “C” e “E”, norma DIN 49441 macho e DIN49440 fêmea.
É uma tomada/ficha considerada segura, no entanto não tem polaridade como quase todas as outras versões mundiais (a tomada/ficha do tipo L também não tem polaridade). Quando falo que não tem polaridade, estou a falar das versões com terra. Porque sem o pino terra, muitas outras tomadas/fichas mundiais também acabam por não fazer sentido falar de polaridade.
Como não tem polaridade, não faz sentido falar de que lado está o Neutro e a Fase.
Eu entendo que é indiferente o lado em que está a fase.
Mas é interessante verificar que este tipo de cabos, de vários fabricantes e para diferentes aparelhos espera encontrar a fase do lado esquerdo na tomada
Na ficha IEC C13 faz sentido polarizar (já que não permite devido às sua geometria, uma mudança de posição dos pólos rodando 180º), quando conjugada com a ficha por exemplo a britânica ou sul-africana antiga, que dão para polarizar. A ficha europeia do Tipo F não dá para polarizar. Basta rodar 180º, que a posição dos pólos é trocada. Se isso é possível, nem vale a pena perder tempo definir isso.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por nelmindo »

https://en.wikipedia.org/wiki/Schuko

Ver a parte final do artigo: "Schuko sockets are unpolarised, there is no way of differentiating between the two live contacts (line which is approximately 230 V to earth and neutral which is approximately 0 V to earth) unless the voltage to earth is measured prior to use."

Por essa razão: "Ambiguity between line and neutral on Schuko. Since the Schuko plug is non-polarized it can be inserted upside down, and therefore electronic equipment with Schuko plugs must be fitted with double pole switches and fuse links on both the line and neutral pins in order to be safe."
ver: https://en.wikipedia.org/wiki/IEC_60906-1
certiozd
Curioso
Curioso
Mensagens: 38
Registado: 06 fev 2016, 22:51
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por certiozd »

nelmindo Escreveu: 06 mar 2019, 23:07 "Ambiguity between line and neutral on Schuko. Since the Schuko plug is non-polarized it can be inserted upside down, and therefore electronic equipment with Schuko plugs must be fitted with double pole switches and fuse links on both the line and neutral pins in order to be safe."
Engraçado, nunca vi fusíveis em ambos neutro e fase. E os switches que encontro, não que tenhas desmontado muitos equipamentos, não costumam ser double pole.
jjaa
Curioso
Curioso
Mensagens: 18
Registado: 19 fev 2013, 13:37
Localização: São João da Madeira
Enviou: 6 vezes

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por jjaa »

certiozd Escreveu: 07 mar 2019, 12:17
nelmindo Escreveu: 06 mar 2019, 23:07 "Ambiguity between line and neutral on Schuko. Since the Schuko plug is non-polarized it can be inserted upside down, and therefore electronic equipment with Schuko plugs must be fitted with double pole switches and fuse links on both the line and neutral pins in order to be safe."
Engraçado, nunca vi fusíveis em ambos neutro e fase. E os switches que encontro, não que tenhas desmontado muitos equipamentos, não costumam ser double pole.
Isso depende dos fabricantes, obviamente.
Neste caso, não havendo imposição legal ou normativa, não têm motivos para gastar dinheiro em equipamento que não são obrigatórios. Excepto se o cliente pedir, como é lógico.

Claro que no caso de quadros eléctricos, já depende do projectista e/ou instalador/quadrista. Por exemplo, desde 2010 que só utilizo disjuntores com corte de neutro (P+N ou 3P+N) nas minhas instalações e projectos. São ligeiramente mais caros mas acabam por garantir mais segurança e permitem isolar o circuito aí ligado, facilitando o diagnóstico de avarias. O custo extra acaba por se pagar rapidamente.

Relativamente às tomadas sempre liguei ou dei indicações para ligar o neutro à esquerda e fase à direita. Desta forma, se for necessário, basta fazer um teste de continuidade ao cabo da máquina para saber de que lado se quer a fase na entrada do equipamento e ligar a ficha à tomada na posição correcta.
Cumpts,
Júlio Alves
____________
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligação fase nas tomadas

Mensagem por nelmindo »

jjaa Escreveu: 19 mar 2019, 15:14
certiozd Escreveu: 07 mar 2019, 12:17
nelmindo Escreveu: 06 mar 2019, 23:07 "Ambiguity between line and neutral on Schuko. Since the Schuko plug is non-polarized it can be inserted upside down, and therefore electronic equipment with Schuko plugs must be fitted with double pole switches and fuse links on both the line and neutral pins in order to be safe."
Engraçado, nunca vi fusíveis em ambos neutro e fase. E os switches que encontro, não que tenhas desmontado muitos equipamentos, não costumam ser double pole.
Isso depende dos fabricantes, obviamente.
Neste caso, não havendo imposição legal ou normativa, não têm motivos para gastar dinheiro em equipamento que não são obrigatórios. Excepto se o cliente pedir, como é lógico.

Claro que no caso de quadros eléctricos, já depende do projectista e/ou instalador/quadrista. Por exemplo, desde 2010 que só utilizo disjuntores com corte de neutro (P+N ou 3P+N) nas minhas instalações e projectos. São ligeiramente mais caros mas acabam por garantir mais segurança e permitem isolar o circuito aí ligado, facilitando o diagnóstico de avarias. O custo extra acaba por se pagar rapidamente.

Relativamente às tomadas sempre liguei ou dei indicações para ligar o neutro à esquerda e fase à direita. Desta forma, se for necessário, basta fazer um teste de continuidade ao cabo da máquina para saber de que lado se quer a fase na entrada do equipamento e ligar a ficha à tomada na posição correcta.
Também sou apologista dos disjuntores de corte omnipolar (excepto nas instalações de regime TN como é óbvio...)
Responder

Voltar para “Dúvidas”