fibra otica

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

fibra otica

Mensagem por pedro caetano »

boas. tenho uma moradia em armação de pera em fase de acabamento, a referida moradia tem projeto ited 3, da qual foi cumprido e executado. agora o dono que é ingles quer fibra otica em todo o lado. para mim a solução sera acabar o projeto, e mais tarde o cliente pede uma alteração, estou certo ou errado? obrigado pela atenção


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: fibra otica

Mensagem por lcmmonteiro »

Ainda não estou totalmente a par das novas regras no que toca ao ITED 3 mas no ITED 2 no ponto 30 indica:


Previamente à instalação da infraestrutura ITED, detetou-se uma alteração às funcionalidades inicialmente previstas, por redefinição da finalidade do edifício, ou por necessidade de alterações às redes de tubagem ou cablagem. Qual o procedimento a adotar?

O procedimento de alteração de projeto, que consta do ponto 4.6 do Manual ITED2. O projetista considera a necessidade de realizar um aditamento ao projeto já existente ou, em alternativa, a realização de um projeto inteiramente novo. Em qualquer uma das situações são sempre aplicadas as regras técnicas constantes do Manual ITED em vigor.


Penso que o sensato será projetista em conjunto com o cliente chegar a um consenso, ou havia já projectada a fibra em todas as tomadas ou não havia... existe um erro de alguém....
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: fibra otica

Mensagem por ENERGY »

pedro caetano Escreveu: 20 ago 2018, 19:48 boas. tenho uma moradia em armação de pera em fase de acabamento, a referida moradia tem projeto ited 3, da qual foi cumprido e executado. agora o dono que é ingles quer fibra otica em todo o lado. para mim a solução sera acabar o projeto, e mais tarde o cliente pede uma alteração, estou certo ou errado? obrigado pela atenção
Boas
Se o cliente acordou agora, porque não conhece a realidade portuguesa, nem seus regulamentos, dependendo do estado de construção em que se encontra a obra, vai ter custos essa mais valia, e o cliente é que vai ter de a suportar, tal como seja novos roços para colocar nova tubagem etc,
Por isso façam a vontade ao Inglês, e cobrem também todo esse trabalho de acordo com os vencimentos Ingleses, hehehe.
Cpts.
Energy
dsrsantos
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 281
Registado: 11 dez 2009, 16:34
Localização: Leiria
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 30 vezes

Re: fibra otica

Mensagem por dsrsantos »

ENERGY Escreveu: 20 ago 2018, 23:47 Boas
Se o cliente acordou agora, porque não conhece a realidade portuguesa, nem seus regulamentos, dependendo do estado de construção em que se encontra a obra, vai ter custos essa mais valia, e o cliente é que vai ter de a suportar, tal como seja novos roços para colocar nova tubagem etc,
Por isso façam a vontade ao Inglês, e cobrem também todo esse trabalho de acordo com os vencimentos Ingleses, hehehe.
Disse tudo...

O problema muitas vezes está também nos gabinetes de arquitectura que mandam o projectista ITED fazer o projecto ao gosto dele, sem ouvirem o cliente, porque acham que depois em obra se altera tudo ao gosto do freguês...
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: fibra otica

Mensagem por ENERGY »

dsrsantos Escreveu: 20 ago 2018, 23:52
ENERGY Escreveu: 20 ago 2018, 23:47 Boas
Se o cliente acordou agora, porque não conhece a realidade portuguesa, nem seus regulamentos, dependendo do estado de construção em que se encontra a obra, vai ter custos essa mais valia, e o cliente é que vai ter de a suportar, tal como seja novos roços para colocar nova tubagem etc,
Por isso façam a vontade ao Inglês, e cobrem também todo esse trabalho de acordo com os vencimentos Ingleses, hehehe.
Disse tudo...

O problema muitas vezes está também nos gabinetes de arquitectura que mandam o projectista ITED fazer o projecto ao gosto dele, sem ouvirem o cliente, porque acham que depois em obra se altera tudo ao gosto do freguês...
Boas
Claro que tudo se altera ao gosto do cliente, desde que cumpra os regulamentos, mas todas as mais valias acrescidas ao projeto inicial que deu origem ao orçamento têm um custo, e esse custo deve ser imputado ao cliente, seja ele o empreiteiro ou o dono da obra, depois o cliente pode imputar esse custo ao projetista ou a outros que nada tem a ver com o Instalador.
Cpts.
Energy
Responder

Voltar para “Dúvidas”