Disjuntor gerador dispara

Responder
di chagas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 18:12
Localização: Mirandela

Disjuntor gerador dispara

Mensagem por di chagas »

Boa tarde a todos:

Antes de mais, agradecer-vos por me terem aceite no fórum.
Sou um jovem empresário agrícola(aspirante a agricultor), tendo já instalado alguns hectares de frutos secos em Mirandela.

Neste momento, estou com um problema que não sei como resolver.
Instalei uma bomba submersível numa charca que se situação na cota mais baixa do terreno- o objectivo é levar a água da charca para um depósito que se situa na cota mais alta do terreno, que fica a 35metros da charca.
Comprei um gerador de 6.5kva/5500w/7.2A, que julgava ser suficiente para alimentar a bomba. Só que ao ligar o gerador à bomba o disjuntor dispara constantemente(ainda trabalha durante 10/15m).
Alguém aqui me poderia ajudar a resolver este problema?

Em anexo podem analisar as características da bomba.
Peço, desde já, desculpa pela ignorância nesta matéria!Ainda estou a aprender....

Antecipadamente grato,
Diego Lelis
IMG_0795.jpg


lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por lcmmonteiro »

O gerador produz quase o mesmo que a bomba consome logo não é capaz de aguentar.

Devia ter analisado as características da bomba para calcular o tipo de gerador necessário.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por pedro caetano »

boas. qual é a profundidade da charca ? qual a altura de elevação do deposito ? esses 35m são a distancia da charca ao deposito mas tem mais intersse a altura de empurro essa bomba parece-me que tem altura maxima de 60m essas
bombas empurram a grandes distancias. pode ser esse o motivo de disparar veja mais opiniões
andrelima14
Curioso
Curioso
Mensagens: 62
Registado: 20 jul 2017, 11:26
Localização: Porto
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 7 vezes

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por andrelima14 »

Segundo os dados fornecidos parece-me que o gerador não tem capacidade para alimentar essa bomba e daí que ,ao fim de algum tempo de funcionamento, o disjuntor dispare.
jodsbrum
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 171
Registado: 20 ago 2009, 16:05
Localização: Ilha do Pico - Açôres
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por jodsbrum »

Também julgo que o gerador tem pouca potencia para essa bomba, mas também não diz se a bomba chega a puxar alguma água ou não e que cotas estamos a falar. É que primeiro tem que se fazer alguns cálculos para se definir o tipo de bomba e depois é que se calcula o gerador que tem de ter uma potencia superior à da bomba e se for de arranque directo essa diferença de potencia tem que ser ainda maior.
di chagas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 18:12
Localização: Mirandela

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por di chagas »

lcmmonteiro Escreveu: 15 ago 2018, 15:33 O gerador produz quase o mesmo que a bomba consome logo não é capaz de aguentar.

Devia ter analisado as características da bomba para calcular o tipo de gerador necessário.

Boa tarde:

Duas pessoas amigas analisaram as características da bomba e recomendaram o tal gerador.
estou a ver que se equivocaram.
di chagas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 18:12
Localização: Mirandela

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por di chagas »

pedro caetano Escreveu: 15 ago 2018, 15:40 boas. qual é a profundidade da charca ? qual a altura de elevação do deposito ? esses 35m são a distancia da charca ao deposito mas tem mais intersse a altura de empurro essa bomba parece-me que tem altura maxima de 60m essas
bombas empurram a grandes distancias. pode ser esse o motivo de disparar veja mais opiniões
Boas:

A profundidade da charca é de 2.50m. altura do depósito 2.45m. Da charca ao depósito 35m altura/inclinação.

Obrigado
di chagas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 18:12
Localização: Mirandela

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por di chagas »

jodsbrum Escreveu: 15 ago 2018, 16:32 Também julgo que o gerador tem pouca potencia para essa bomba, mas também não diz se a bomba chega a puxar alguma água ou não e que cotas estamos a falar. É que primeiro tem que se fazer alguns cálculos para se definir o tipo de bomba e depois é que se calcula o gerador que tem de ter uma potencia superior à da bomba e se for de arranque directo essa diferença de potencia tem que ser ainda maior.
Sim, a bomba consegui meter água no depósito( durante 15/20m). A cota da charca até ao depósito é de 35 metros.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por Mário »

Boas

1º Mede o consumo da bomba, se não tens como, chama um electricista que meça os amperes.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
di chagas
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 5
Registado: 14 ago 2018, 18:12
Localização: Mirandela

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por di chagas »

Mário Escreveu: 15 ago 2018, 17:33 Boas

1º Mede o consumo da bomba, se não tens como, chama um electricista que meça os amperes.

Cump.
Mário
Boa tarde, Mário:

A bomba é de 7.7 amperes.
O gerador é de 7.3 amperes.

cumprimentos,
Diego
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por Mário »

Boas

Sim a chapa de características diz 7.7A, o que não quer dizer que os esteja a consumir.

Mas o gerador é pequeno.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Disjuntor gerador dispara

Mensagem por lcmmonteiro »

O arranque da bomba é direto ou estrela-triângulo?

Se for direto precisa de um gerador 10KW - 12.5 KVA no minimo. Mas dando lhe alguma margem de segurança deve optar pelo modelo acima 12.5 KW - 15.6 KVA.

Se for estrela-triângulo precisa de um gerador 8 KW - 10 KVA no minimo. Seguindo o mesmo criterio de margem de segurança deve optar pelo modelo acima 10.8KW - 13.5KVA.

Esta é apenas a minha opinião tendo como base as informações prestadas.

Na selecção do gerador deve-se adicionar pelo menos mais 25% acima dos cálculos dos equipamentos em funcionamento. E, caso seja possível, pensar um pouco no futuro ficando já preparado para eventuais equipamentos adicionais que possa vir a instalar evitando a substituição do gerador por um de maior capacidade.
Responder

Voltar para “Dúvidas”