quadros parçiais

Responder
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

quadros parçiais

Mensagem por pedro caetano »

boa tarde. tenho uma moradia em construção que tem na parte de traz um pequeno lava mãos constituido por uma bacia e uma sanita, tem apenas 2m de comprimento e uns 0-80cm de largo a entrada é pela rua. a seguir a uns 7m tenho um pequeno compartimento tambem com entrada pela rua. que é para arrumos do jardim. pergunto se tenho de colocar um quadro no lava mãos e outro no arrumo? possilvelmente leva uma lampada e uma tomada em cada um. obrigado


RicardoENTA
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 204
Registado: 09 out 2016, 14:14
Localização: Açores, São Miguel
Agradecimento recebido: 16 vezes

Re: quadros parçiais

Mensagem por RicardoENTA »

de acordo com as regras técnicas se a habitação tem anexos ou garagem afastados da mesma e cujo acesso é feito pelo exterior, deve
haver um quadro parcial em cada um desses anexos ou garagens.
Ninguém é tão pequeno que não possa ensinar, nem tão grande que não possa aprender"
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: quadros parçiais

Mensagem por pedro caetano »

boas. mas colocar um quadro junto da bacia fica bem? o espaço é pequeno apenas 1.5m sera que não posso colocar o quadro no exterior ao meio das 2 divisões sendo neste caso um quadro estanque. obrigado
Raminhos
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 127
Registado: 31 jan 2016, 18:01
Localização: Aonde existe trrabalho
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes

Re: quadros parçiais

Mensagem por Raminhos »

pedro caetano Escreveu: 10 abr 2018, 18:38 boas. mas colocar um quadro junto da bacia fica bem? o espaço é pequeno apenas 1.5m sera que não posso colocar o quadro no exterior ao meio das 2 divisões sendo neste caso um quadro estanque. obrigado
Segundo as RTIEBT tem de instalar um Q.E em cada uma dessas Instalações Elétricas, mas penso que o bom senso neste caso deve prevalecer, e como tal um Q.E no exterior a meio das duas I.E não é mal pensado.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: quadros parçiais

Mensagem por pedro caetano »

boas. eu acho que não deve ter problema, para mim talvez seja a melhor solução tanto um como outro compartimento não é para ficar ninguem la dentro a dormir, so é usado para lavar as mãos quando alguem anda no jardim e guardar ferramentas. á noite fica iluminado a noite inteira por candieiros, ligados a celula obrigado
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 375 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: quadros parçiais

Mensagem por pedro caetano »

boas. numa moradia com cerca de 25m de comprimento tenho o quadro principal a meio dessa distancia o que leva a que tenha circuitos de 12 a 14 m de extensão, tanto para a cozinha como para o ultimo quarto. o problema é que não tenho espaço na cozinha para por um quadro parcial. no outro lado tenho um corredor que faz os quartos todos e wc era um lugar ideal para por um quadro e ja aliviava um pouco mas os donos não gostam, pergunto se posso colocar num compartimento que é zona tecnica servida por esse corredor, mas que fica com porta não ficando o quadro á vista . e dai tirava para os quartos wcs e zona tecnica . obrigado
Responder

Voltar para “Dúvidas”