Pedido de ajuda

Responder
Bitaro
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 19 fev 2018, 10:27

Pedido de ajuda

Mensagem por Bitaro »

Olá Amigos

Preciso de ajuda no seguinte "problema":

Comprei casa recentemente ( usada ). No hall de entrada ao abrir a porta da rua, do lado direito da mesma tenho um interruptor duplo. O da direita está a servir para apagar/acender as luz do hall e o da esquerda apagar/acender a luz da escada. No ponto mais afastado do hall há uma porta que dá acesso ao corredor dos quartos. Junto a essa porta existe um interruptor que apaga/acende as luzes do hall. O que está a acontecer? Se eu vier da rua acendo a luz do hall. Se for para a porta de acesso aos corredores, eu apago a luz do hall. Mas se entrar outra pessoa e quiser acender a luz do hall no interruptor ao lado da porta da rua, de novo, a luz não acende. É preciso ir "mudar" a posição do interruptor junto da porta de acesso aos corredores. :(

Andei a pesquisar na no google e chego à conclusão de que preciso de uma comutação de escada. Certo? Preciso de dois comutadores de escada. Correcto? Para isso tenho que ter mais um fio? Certo? Como faço?

Também fiquei a saber que há comutadores de escada duplos. Se eu usar um desses à entrada da porta da rua consigo fazer a comutação de escada num, por exemplo no da esquerda e no da direita posso usá-lo só para apagar/acender a luz da escada?

Espero ter-me feito entender. :?

Por favor ajudem-me. :idea: :idea: :idea:

Obrigado


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por joao-pt »

Podem apenas estar mal instalados, tens de verificar de que equipamento se trata, verifica também quantos condutores tens entre eles.
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Isso parece-me comutação de escada mal ligada. Peça a um eletricista para verificar essas ligações e se são comutadores de escada.
Se tiver mais à vontade com o tema, desligue o quadro elétrico, abra os aparelhos de manobra e veja o que lá está feito.


Cumps!
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por pedro caetano »

boas . sim é esse o problema deve estar um fio trocado na comutação dai ter de mudar a posição num comutador a comutaçao cmp
Anexos
Com Esc.jpg
Com Esc.jpg (13.06 KiB) Visto 486 vezes
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Pedido de ajuda

Mensagem por HJCruz »

Verifique o que tem instalado. Na entrada tem de ter um comutador de escada duplo. Na porta dos quartos um comutador de escada.
Não se esqueça de desligar o quadro eléctrico antes de desmontar os equipamentos.
Atenciosamente,
HJCruz
Responder

Voltar para “Dúvidas”