Utilização ou não de caixas de derivação

Responder

É obrigatório utilizar caixas de derivação numa instalação de iluminação normal?

Votação encerrada em 18 mar 2018, 15:22

Não
6
86%
Sim
1
14%
 
Total de votos: 7

RMorais85
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 28 out 2009, 17:22
Localização: Leiria
Enviou: 3 vezes

Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por RMorais85 »

Boa tarde a todos.

Estou com uma dúvida quase existencial sobre a utilização de caixas de derivação numa instalação.

Em termos de utilização das instalações no futuro e de manutenção, é claro e óbvio para mim que a utilização de caixas de derivação é necessária, no entanto não encontro nem nos regulamentos portugueses nem através da pesquisa do fórum uma obrigatoriedade.

Daquilo que aprendi:
1) no caso das tomadas, podem haver circuitos sem caixas de derivação porque as tomadas têm a possibilidade da repicagem;
2) no caso da iluminação normal, tem de existir sempre uma caixa de derivação no mínimo entre o quadro e o aparelho de comando e entre luminárias pode haver repicagem desde que as luminárias tenham bornes para repicagem; não podemos usar ligadores Wago ou ligadores de aperto por parafuso ou o que seja dentro da luminária ou fora, exceto se utilizarmos uma caixa de derivação;
3) no caso da iluminação de segurança, pode haver repicagem entre armaduras se tiverem bornes para isso, igual à il. normal.

Acontece que acabo de integrar a equipa de uma obra em Angola, depois de ter terminado as minhas obras de águas, para substituir um Eng.º mais velho e com muito mais experiência que eu, que entretanto saiu. Nesta obra há uma confusão de regulamentos porque há empresas angolanas a executar, portuguesas a gerir e espanholas a fiscalizar/financiar, então cada uma puxa a brasa ao seu regulamento e, quando dá jeito, aos regulamentos europeus ou americanos.

Encontrei executadas instalações de iluminação normal com as derivações feitas na caixa do interruptor/comutador (caixa fundo duplo) sem separação entre o aparelho e os ligadores Wago das derivações, em substituição da caixa de derivação. Aparentemente o Arquiteto responsável da fiscalização quis eliminar as caixas porque "fica feio", então o Engenheiro da empresa instaladora Angolana, que por acaso é português também, disse que é prática comum em Portugal fazer desta forma (poupou algum dinheiro). O Engenheiro que eu vim substituir diz também que isto é permitido.
Entretanto já está a terminar a obra e houve agora também alteração na equipa da fiscalização e o novo Engenheiro da parte das especialidades vem agora dizer que a responsabilidade técnica é nossa e que, mesmo o Arquiteto tendo aceite, aquilo não é permitido por regulamento.
Para mim obviamente está errado porque qualquer problema que exista naquela "caixa de derivação", nunca mais ninguém sabe que ela ali existe, no entanto preciso de suportar na regulamentação uma ou outra forma de executar.

Como não encontrei numa pesquisa algo rápida dos regulamentos, gostaria de saber se alguém tem conhecimento da obrigatoriedade ou não da utilização de caixas de derivação (além de ser uma boa prática)??


Cumprimentos,

Ricardo Morais
Gil82
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 516
Registado: 14 abr 2010, 19:15
Localização: Barreiro
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por Gil82 »

Boas!

Pelos conhecimentos que tenho, as derivações podem ser feitas em caixas de aparelhagem fundas. Perguntei isto numa inspeção da CERTIEL na altura e foi o que me responderam.
Agora quando as ligações começam a complicar não estou a ver a caixa de aparelhagem funda para fazer todas as ligações e meter a aparelhagem de comando...
Pessoalmente não gosto de fazer as derivações nas caixas de aparelhagem e meto caixas de derivação para que seja mais prática a manutenção. É também um trabalho melhor executado!


Cumps!
HJCruz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 129
Registado: 18 jan 2018, 15:56
Localização: Castelo Branco
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

Re: Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por HJCruz »

É sempre possível o uso de caixas de tecto, onde se faz entrar e sair a alimentação e chegar o fios do interruptor. Poupa-se alguns materiais. Mas tb concordo que quando as derivações são muitas é preferível usar caixas de derivação. Nos apliques, por exemplo, é necessário pois não pode fazer derivações em caixas de aplique e alimentar de um aplique para o outro
Atenciosamente,
HJCruz
Josecalado
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 689
Registado: 18 abr 2010, 12:23
Localização: Setúbal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 46 vezes

Re: Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por Josecalado »

Boas!

As instalações de iluminação podem ser efetuadas sem "caixas de derivação", no entanto teremos de utilizar as caixas de duplo fundo que ao fim e ao cabo fazem de caixas de derivação, a separação dos ligadores com o aparelho de manobra com o tipo de ligadores agora usado, não faz sentido porque o regulamento antigo é que fazia referência à utilização de separadores porque eram utilizadas placas de bornes.
No entanto na minha opinião a utilização de caixas de derivação na conceção da instalação é bem mais funcional.

Cumprs.
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por pedro caetano »

boas e se eu lhes disser que a mim ja me perguntaram se posso excluir as caixas, para os arquitetos é a pior coisa que se coloca numa instalaçao. e pergunto como se faz se eles proprios exigem em certas divisões 4 ou 5 pontos de luz. liga-se tudo na caixa de aparelhagem? obrigado
RMorais85
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 28 out 2009, 17:22
Localização: Leiria
Enviou: 3 vezes

Re: Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por RMorais85 »

Caros,
Bom Dia.

Finalmente, após muita procura, encontrei o que precisava. :D
Na Legislação (RTIEBT e RSIUEE) não encontrei nada de útil, tirando uma referência nas notas do ponto 555 das RTIEBT :( , mas encontrei no site da Certiel:
http://www.certiel.pt/web/certiel/insta ... utilizacao

Neste link fazem-se alguns esclarecimentos sobre as instalações de utilização. Sinceramente, tentei por todos os links da página da Certiel voltar a chegar ao link acima e não consegui, só cheguei mesmo através de um resultado de pesquisa no Google. :?

Fica então esclarecido que as derivações são permitidas tanto em caixas de derivação como em caixas fundas.

Obrigado a todos os que participaram na discussão. 8)
Cumprimentos,

Ricardo Morais
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por damon »

pedro caetano Escreveu: 17 fev 2018, 17:55 boas e se eu lhes disser que a mim ja me perguntaram se posso excluir as caixas, para os arquitetos é a pior coisa que se coloca numa instalaçao. e pergunto como se faz se eles proprios exigem em certas divisões 4 ou 5 pontos de luz. liga-se tudo na caixa de aparelhagem? obrigado
Boas,

Hoje também confrontei um arq que queria que retirasse todas as caixas de derivação numa moradia nova.
Ao que lhe respondi como faço para repicar nesta mesma caixa + ligar luz tecto + ligar luz de led+ ligar apliques (tudo na mesma caixa)
Eu também por norma utilizo sempre quais de derivação que na minha opinião pode não ser tão bonito, mas é bem mais funcional e profissional !!
abc
ferreirajec
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 02 set 2019, 19:17
Localização: SANTO TIRSO

Re: Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por ferreirajec »

Boa tarde,

Se alguém me conseguir ajudar, agradeço que me esclareça as seguinte dúvida de faz favor
Para evitar que a obra não fique tão "feia", foi pedido para não colocar tantas caixas de derivação.

- Posso passar na mesma caixa de derivação um circuito de iluminação e um circuito de tomadas de uso geral?
- Por exemplo, a caixa de derivação que coloco num quarto, chegar lá um circuito de 3x1.5 para iluminação e um circuito de 3x2.5 para as tomdas, provenientes do quadro, cadaum com o seu respetivo disjuntor?

Não encontrei informação muito clara sobre o assunto, mas acho que não se podem colocar dois circuitos distintos na mes caixa de derivação.
Queria evitar fazer a repicagem dos circuitos de iluminação nas caixas de aparelhagem, fica uma grande confusão.

Muito obrigado
Abraço
pedro caetano
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 985
Registado: 14 fev 2010, 13:12
Localização: messines- silves
Enviou: 374 vezes
Agradecimento recebido: 76 vezes

Re: Utilização ou não de caixas de derivação

Mensagem por pedro caetano »

boas. isso é que não pode ser cada circuito na sua caixa. costumo fazer as tomadas por baixo repicando de uma para outra sempre dois tubos um que entra outro que sai. a iluminação por cima colocando as caixas se possivel aos cantos onde não fiquem muito expostas. por vezes quando é para uma lampada só coloco uma caixa funda. cump
Responder

Voltar para “Dúvidas”