Ligação directa Motor Tifásico

Avatar do Utilizador
Adam
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 21 dez 2014, 18:15
Localização: Porto
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por Adam »

Boa noite caríssimos,

Tenho um ventilador trifásico 6 pontas para ligar, a tensão da minha rede são os comuns 380V.

Como vou ligar o ventilador directo à rede, de que forma o devo ligar? Em estrela ou em triângulo?
Como o vou ligar a 380V a primeira coisa que me vem a cabeça é liga-lo em estrela, mas como podem ver na chapa de características aparece-me ali um triângulo... conseguem-me tirar esta duvida?

Obrigado!!
Abraços.
Anexos
Chapa de caracteristicas
Chapa de caracteristicas


Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5378
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 195 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por nelmindo »

triângulo como indicado pelo fabricante na chapa
Avatar do Utilizador
Adam
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 21 dez 2014, 18:15
Localização: Porto
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por Adam »

Nelmindo, mas então onde fica a teoria de que a ligação estrela é para a rede de origem... ou seja para os meus 380V?
luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por luisilva78 »

Adam Escreveu: 04 nov 2017, 01:06 Nelmindo, mas então onde fica a teoria de que a ligação estrela é para a rede de origem... ou seja para os meus 380V?
Isso é verdade para grandes potências. Isso é um "motor de brincar" pode ligar-se directo.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por edeluz »

Estamos a falar de um potência muito baixa, logo podes ir para triângulo. Esse motor têm é um rendimento muito baixo, +/- 36% (isso é o rendimento do motor, certo?)

Obrigado
Avatar do Utilizador
Adam
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 21 dez 2014, 18:15
Localização: Porto
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por Adam »

Desde já obrigado pela vossa ajuda,

A ideia que sempre tive é que qualquer motor com ligação directa deve-se ter em conta a tensão da rede (no meu caso 380V) e ligar sempre em estrela.

Agora fico com uma duvida, neste meu caso existe problema em ter a ligação em estrela?

Coloco ainda uma segunda pergunta, existe alguma tabela que nos indique a partir de que potência devemos então respeitar a tensão da rede e ligar em estrela? Porque tendo em conta este exemplo e uma vez que na chapa de caracteristicas me manda ligar em triangulo, isto fica tudo muito confuso :?

Uma vez mais obrigado!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8059
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por Mário »

Boas
Adam Escreveu: 04 nov 2017, 14:48 Desde já obrigado pela vossa ajuda,

A ideia que sempre tive é que qualquer motor com ligação directa deve-se ter em conta a tensão da rede (no meu caso 380V) e ligar sempre em estrela.
Os motores são ligados com as indicações da placa de características. Se a placa indica estrela, é estrela. Se indica triângulo é triângulo. Há casos que é ligado em estrela-estrela, ou triângulo-triângulo, mas há mais tipos de ligação.

Agora fico com uma duvida, neste meu caso existe problema em ter a ligação em estrela?
Sim. Ficas com a potencia do motor na raiz de 3.

Coloco ainda uma segunda pergunta, existe alguma tabela que nos indique a partir de que potência devemos então respeitar a tensão da rede e ligar em estrela?
Não.
Cada motor é fabricado para trabalhar ligado com a tensão para o que foi projectado.


Uma vez mais obrigado!
A Azul

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por joao-pt »

O ligar directo à tensão da rede (400V entre fases para Portugal) está relacionado com a chapa de características do motor, esta chapa também nos indica se essa ligação deve ser feita em triângulo ou estrela.

Para o teu caso, a ligação deve ser feita em triângulo e com uma tensão entre fases de 400V AC, tal como indica a chapa de características. Para uma ligação em estrela necessitarias de uma tensão de 690V, valor que não tens disponível na rede normal de alimentação.Se ligares em estrela a uma tensão de 400V entre fases, vais acabar por queimar o motor.

A tabela que pedes não existe, existe é a chapa de características do motor, que deve ser respeitada.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por edeluz »

Vou ter que voltar a ler sobre motores :D
Avatar do Utilizador
Adam
Curioso
Curioso
Mensagens: 15
Registado: 21 dez 2014, 18:15
Localização: Porto
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por Adam »

Ver se eu entendi....

1º Como este motor é de baixo consumo (2A), como o seu consumo no arranque é insignificante, então eles dizem para ligar directamente em triangulo, daí só justificar Estrela-Triangulo ou Soft-Start a partir de +-5cv. Será isto?

2º Quanto à teoria de ligar motores trifásicos, 6 pontas, directamente a rede, acima de +-5cv, sempre em estrela faz sentido?

Companheiros obrigado pela ajuda.

Abraço,
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por edeluz »

A forma como é ligado o motor tem muito haver com a maneira como o mesmo é construído. O que influência, como será de esperar, o seu consumo, ou por outras palavras, a tensão e corrente que vai precisar.

A gestão de estrela-triângulo serve para reduzir o consumo no arranque. Pois para motores de algo rendimento no momento de arranque a corrente chega a valores 6 vezes superiores da corrente nominal (corrente normal de funcionamento). Pelo que me recordo do estudo de motores que tive é que existem motores com baixa potência mas com necessidade de tensão de 380V. Tem haver com a aplicabilidade do motor. Assim podemos ter um motor, com características comuns de um motor de 230V mas com a capacidade de ser ligado numa instalação trifásica. O que me disseram é que esses tipos de motores podiam ser substituídos por motores de 230V, pois o seu consumo de corrente ronda o que por norma temos em 230Volts. Mas isso não é feito pois por vezes existem vantagens/necessidade de ter um aparelho com ligação trifásica. (Não sei sei isto está totalmente certo)

Também sei que o tipo de consumo, tensão e corrente, tem haver com a aplicação do motor. Se precisarmos de um motor com maios velocidade ou torque a sua construção altera. Se isso altera os seus consumos alteram...o que altera a maneira de ligar.

Não tenho total certeza do que estou a disser, pois ainda estou a aprender. Agradeço que me corrijam!
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8059
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por Mário »

Boas
Adam Escreveu: 04 nov 2017, 19:17 Ver se eu entendi....

1º Como este motor é de baixo consumo (2A), como o seu consumo no arranque é insignificante, então eles dizem para ligar directamente em triangulo, daí só justificar Estrela-Triangulo ou Soft-Start a partir de +-5cv. Será isto?
Para ligar à rede elétrica directa 4 kW.
15kW sem PT.
Um motor pode ser de 100W trifásico e ser de ligação em triângulo, se o projeto de construção o comtenplena.


2º Quanto à teoria de ligar motores trifásicos, 6 pontas, directamente a rede, acima de +-5cv, sempre em estrela faz sentido?
Não podes ir por aí, podes ter motor de 250/400 com 110kW.

Companheiros obrigado pela ajuda.
Abraço,
A azul
Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8059
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por Mário »

edeluz Escreveu: 04 nov 2017, 19:50 A forma como é ligado o motor tem muito haver com a maneira como o mesmo é construído. O que influência, como será de esperar, o seu consumo, ou por outras palavras, a tensão e corrente que vai precisar.

A gestão de estrela-triângulo serve para reduzir o consumo no arranque. Pois para motores de algo rendimento no momento de arranque a corrente chega a valores 6 vezes superiores da corrente nominal (corrente normal de funcionamento). Pelo que me recordo do estudo de motores que tive é que existem motores com baixa potência mas com necessidade de tensão de 380V. Tem haver com a aplicabilidade do motor. Assim podemos ter um motor, com características comuns de um motor de 230V mas com a capacidade de ser ligado numa instalação trifásica. O que me disseram é que esses tipos de motores podiam ser substituídos por motores de 230V, pois o seu consumo de corrente ronda o que por norma temos em 230Volts. Mas isso não é feito pois por vezes existem vantagens/necessidade de ter um aparelho com ligação trifásica. (Não sei sei isto está totalmente certo)

Também sei que o tipo de consumo, tensão e corrente, tem haver com a aplicação do motor. Se precisarmos de um motor com maios velocidade ou torque a sua construção altera. Se isso altera os seus consumos alteram...o que altera a maneira de ligar.

Não tenho total certeza do que estou a disser, pois ainda estou a aprender. Agradeço que me corrijam!
Tenho que dar uma formação em motores.

Cump
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
CF,Lda
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 757
Registado: 04 abr 2010, 01:41
Localização: Gondomar
Enviou: 10 vezes
Agradecimento recebido: 34 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por CF,Lda »

Vivam.
Mário, pode ser já no próximo post!...
Há por aqui alguns "meninos", eu incluído, que estão a precisar de refrescar ideias e conceitos.
Cps
A. Castro
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Ligação directa Motor Tifásico

Mensagem por edeluz »

Mário é bem vinda! E tenho que ler mais sobre motores. Para neste momento estou com outras matérias!
Mas já agora, o que eu disse tem alguma coisa de certo? Ou ando enganado este tempo todo!? :D :lol:
Responder

Voltar para “Dúvidas”