Interruptor

nonnus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 28 nov 2019, 18:36
Localização: Setúbal

Re: Interruptor

Mensagem por nonnus »

Olá boa noite... reabrindo este tópico para tirar "algumas" dúvidas:

Estou a querer instalar novos interruptores Wifi para usar com o tlm\google\alexa por exemplo.
Já li tanto que mais confuso fico, nomeadamente devido ás nomenclaturas dadas aos fios que sempre usei para os identificar desde á muitos anos, o que torna um pouco mais confuso as explicações que depois dão.
Falando nomeadamente do fio (Neutro) que sempre dei esse nome ao 2º fio que acompanha geralmente o fio Fase (Preto), portanto o nome correcto do tal 2º fio será Retorno (Branco) certo? E o tal 3º fio que vem existindo desde alguns anos para cá nas casas será o tal Neutro (Azul).
Ora sendo a minha casa das antigas, ligação monofásica, não tem esse fio (N).
Mas queria explicar como tenho as ligações de cá de casa:
Entram os 2 fios principais que alimentam a casa desde a rua (Preto e Azul mt claro e mais grossos) que daí ligam a uma caixa com disjuntores (Geral\Casa\Cozinha), de referir que a casa sofreu algumas obras na cozinha e wc á uns anos e daí ter disjuntores em vez dos antigos fusíveis, mas sei que continua a não ter fios (N).
Sabendo que as derivações devem estar praticamente iguais para todas as divisões, vou-me centrar só numa (o quarto).
Abri a caixa de derivação em causa e (que confusão) lá consegui identificar os fios que ligam ao quarto.
Vou esquematizar a ligação que tenho cá em casa derivado para o quarto e a ver se nomeio correctamente o fios:
Nessa caixa de derivação aparecem vários fios pretos(F) e brancos(R-retorno) que são depois distribuídos entre vários buracos (outras divisões).
Tenho um desses fios fase (F) que é preto que vai da Cx derivação directamente para o interruptor, tenho outro fio que também é preto que liga directamente do interruptor(outra extremidade do interruptor) à lâmpada (tecto) e tenho outro fio (branco) que deve ser o (R) que vai da lâmpada à caixa de derivação. Só estou confuso com o 2º fio preto que mencionei, não sei se continua a ser fase ou não...Estou certo??

Com isto tudo o objectivo é ligar um interruptor Wifi acima referido. Sei que existe uns que não necessitam de fio (N) mas são mt difíceis de encontrar.
Já referiram que é possível adicionando o tal fio (N) nas tubagens para que as ligações e o interruptor tenha a ligação wifi sempre ligada apesar da luz desligada. Se é possível, e trocando por miúdos, onde e como ligo o fio (N)??

Cumps... e peço desculpa pelo testamento.


joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Interruptor

Mensagem por joao-pt »

Vou tentar esclarecer sem criar ainda mais confusão. Usa-se a cor preta (e/ou castanha e/ou cinzenta) para a fase (ou fases). A cor azul para o neutro. Fica a faltar o verde-amarelo para o condutor de proteção, se essa instalação não tem terra de proteção e respetivo condutor, recomendo a sua instalação.

Esse condutor branco presumo que seja o condutor de neutro mas posso ter percebido mal. No local onde tens a lâmpada quais são as cores do condutores que lá estão? Preto e branco correto? Se assim for, em princípio o condutor preto será a fase e o branco o neutro. O retorno deverá ser o condutor preto que não identificaste.

Para instalares os interruptores ou módulos com Wi-Fi podes fazer junto ao interruptor ou na caixa. Confirma que tens fase e neutro.

Na minha opinião acho que seria melhor dinheiro investido a instalação de terra de proteção, condutores de proteção na instalação, instalar diferencial/diferenciais no quadro elétrico, ver o estado dos condutores da instalação e rever toda a instalação existente.
nonnus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 28 nov 2019, 18:36
Localização: Setúbal

Re: Interruptor

Mensagem por nonnus »

Olá e Obrigado... :)
Sim, pelo menos as cores acho que sei a sua "identidade" e sei que tenho "Terra" aquando da renovação da cozinha\wc, pq as caixas têm lá os fios verdes e as tomadas têm também, mas só para a cozinha\wc, portanto é só fazer uma puxada para as outras divisões que queira instalar interruptores.

Ora, as cores dos fios que estão ligados à Luz (tecto) são o preto e branco... o branco vai da Luz (tecto) para a caixa de derivação, liga-se a outra mescla de fios brancos agarrados por um conector eléctrico. O preto, da luz de tecto, tb passa por essa caixa de derivação sem ligar a nada lá dentro e vai directo para o interruptor. O outro fio preto vai do interruptor para a caixa de derivação agarrado a outra mescla de fios pretos também agarrados uns aos outros por outro conector eléctrico.

Só sei que na caixa onde está o interruptor entram só 2 fios, ambos pretos, um deles liga-se directamente entre interruptor e a lâmpada e o outro preto liga-se à mescla de fios pretos na caixa de derivação. O outro fio branco, lá está, vai directo da lâmpada para a Cx derivação junto com os outros brancos através do conector eléctrico. Será que estamos a falar em ter um neutro (independentemente da côr)??
Fiz um esquema á pressa no paint, está no URL abaixo, mas acho que dá para entender :)
https://ibb.co/GRY0Kdr
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Interruptor

Mensagem por joao-pt »

Sim, esse condutor branco deverá ser o neutro. Para o interruptor Wi-Fi deverás necessitar do neutro e dos dois condutores pretos que estão no atual interruptor.
nonnus
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 28 nov 2019, 18:36
Localização: Setúbal

Re: Interruptor

Mensagem por nonnus »

Ok, obrigado... :)

Já agora encontrei um interruptor Sonoff na amazon.es que me parece ser dos normais com (N), mas depois na descrição diz: "Sem necessidade de Neutro" e tem lá uma imagem esquematizada das ligações que se tem de fazer. Deixo o URL da imagem abaixo.
https://ibb.co/cCpY8yr
Segundo estas ligações estão ligeiramente diferentes, mas pergunto se é mesmo assim que deverei fazer??!

Link do interruptor em questão na amazon.es:
https://www.amazon.es/Sonoff-Interrupto ... r=8-5&th=1

Cumps.
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Interruptor

Mensagem por joao-pt »

O Sonoff Touch necessita de neutro, a descrição foi copiada do outro modelo, o esquema está correto.
Responder

Voltar para “Dúvidas”