Dimensionar Gerador de energia

Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Mário »

Boas "Nataniel"

"Sim, dá para reduzir a potencia necessária usando um variador de frequência 2cv monofasico"
http://lista.mercadolivre.com.br/energi ... uencia-2cv
Vê bem que não dá.

A Azul

Cump.
Mário


" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
oreste.jr
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 05 abr 2017, 14:38
Localização: Belo Horizonte e região

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por oreste.jr »

Mário, mais uma vez, agradeço pela atenção.
Sou técnico em edificações e meus conhecimentos na disciplina de elétrica, se limitam a projetos de elétrica residencial.
Tenho feito um curso que abrange esta área de comandos, mas além de estar em andamento, este abrange de forma superficial, nada que vá me profissionalizar.
Estou a procura de um curso de elétrica, mais voltado para a área de projeto. Se alguém souber indicar algum on line, eu agradeço.
No mais, eu só agradeço.
Estou pensando na combinação de um motor estacionário de 6 cv para minha betoneira e utilizar um gerador de uns 3 kva para as demais ferramentas elétricas (serra mármore, serra circular, lixadeiras , etc...). Não gostaria de investir muito em um gerador, já que devo disponibiliza-lo daqui a uns 4 meses.
Qualquer sugestão será bem vinda.
Obrigado
Nataniel
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 23 set 2016, 09:42
Localização: Luanda Angola
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 6 vezes
Contacto:

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Nataniel »

Mário Escreveu: 08 abr 2017, 18:19 Boas "Nataniel"

"Sim, dá para reduzir a potencia necessária usando um variador de frequência 2cv monofasico"
http://lista.mercadolivre.com.br/energi ... uencia-2cv
Vê bem que não dá.

A Azul

Cump.
Mário
Bom dia Mário

Na verdade também não tenho certeza de que exista variador Monofasisco mas na net aparece conforme o link acima, já trabalharei com variador Altivar e acs510 da abb todos trifásicos.

Na questão do oreste.jr eu percebi que ele pretende reduzir a corrente de partida do motor usando um variador, porém esta é na realidade uma das funções do variador de frequencia (arranque softstart).

Atentamente.
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Mário »

Boas
Nataniel Escreveu: 10 abr 2017, 07:38 Bom dia Mário
Na verdade também não tenho certeza de que exista variador Monofasisco mas na net aparece conforme o link acima, já trabalharei com variador Altivar e acs510 da abb todos trifásicos.
Na questão do oreste.jr eu percebi que ele pretende reduzir a corrente de partida do motor usando um variador, porém esta é na realidade uma das funções do variador de frequencia (arranque softstart).
Atentamente.
Há variadores (VSD, VFD etc..) independente do nome ou siglas, falamos de variar a frequência em trabalho de um motor electrico. Há variadores com entrada monofásica, mas a saida é trifásica. Ou seja entra mono 230V e sai 230V trifásicos.

No caso de motores electricos até 2kW trifásico, pode-se usar um variador com a entrada monofásico e com a saida em trifásico, mas têm que ligar a placa do motor em 230 trifásicos, o que normalmente representa ser ligado em triangulo. Esta situação tem haver com o custo do variador.

O variador faz, mas a missão dele não é ser soft-start. O variador não tem que ter sempre o mesmo binário (torque), o mesmo deve de variar conforme o solicitado, (vectorial).
Se mantens o binário constante, não tens grande economia por ter variador instalado para baixar o valor dos kW mensais.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
Avatar do Utilizador
Mário
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 8052
Registado: 09 nov 2007, 22:11
Localização: Lisboa
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por Mário »

Boas
oreste.jr Escreveu: 09 abr 2017, 20:34 Mário, mais uma vez, agradeço pela atenção.
Sou técnico em edificações e meus conhecimentos na disciplina de elétrica, se limitam a projetos de elétrica residencial.
Tenho feito um curso que abrange esta área de comandos, mas além de estar em andamento, este abrange de forma superficial, nada que vá me profissionalizar.
Estou a procura de um curso de elétrica, mais voltado para a área de projeto. Se alguém souber indicar algum on line, eu agradeço.
No mais, eu só agradeço.
Estou pensando na combinação de um motor estacionário de 6 cv para minha betoneira e utilizar um gerador de uns 3 kva para as demais ferramentas elétricas (serra mármore, serra circular, lixadeiras , etc...). Não gostaria de investir muito em um gerador, já que devo disponibiliza-lo daqui a uns 4 meses.
Qualquer sugestão será bem vinda.
Obrigado
Cada vez percebo menos.
1º era de 1.5kW, agora é de 6cv estacionário? ou estás a falar de motor térmico a combustão interna?
2º Se é por 4 meses, aluga um gerador.

Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
PedroAraújo
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 13 jan 2016, 20:27
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por PedroAraújo »

Bom dia,

Antes demais um bom domingo a todos.

Tenho tido alguns problemas com cortes de energia nos últimos tempos (incêndios).

Estou a pensar adquirir um gerador para servir de emergência à minha mercearia.

Vi um de 5.5 kva continuo e 6.5 no pico , para os basicos é suficiente.. A questão é: Na tomada trifásica posso ligar um pequeno quadro em que depois ligo equipamentos mono e tri? Ou seja, na trifásica, pode ter diferentes niveis de consumo por fase?

Será um profissional a instalar, mas estou a perceber os custos que ficará..

Obrigado desde já a todos.
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por nelmindo »

PedroAraújo Escreveu: 10 dez 2017, 11:12 Bom dia,

Antes demais um bom domingo a todos.

Tenho tido alguns problemas com cortes de energia nos últimos tempos (incêndios).

Estou a pensar adquirir um gerador para servir de emergência à minha mercearia.

Vi um de 5.5 kva continuo e 6.5 no pico , para os basicos é suficiente.. A questão é: Na tomada trifásica posso ligar um pequeno quadro em que depois ligo equipamentos mono e tri? Ou seja, na trifásica, pode ter diferentes niveis de consumo por fase?

Será um profissional a instalar, mas estou a perceber os custos que ficará..

Obrigado desde já a todos.
Recomendamos que seja um profissional a fazer isso. Não esquecer, que não tiver cuidado em caso de acidente, o gerador irá estar a alimentar o acidente...
PedroAraújo
Curioso
Curioso
Mensagens: 35
Registado: 13 jan 2016, 20:27
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por PedroAraújo »

obrigado pela resposta.

Sem duvida o mais prudente é ser um profissional.

Mas que acidente se refere? E como é que vai estar a alimentar acidente? Tenho diferenciais e disjuntores no quadro..

Obrigado
Avatar do Utilizador
nelmindo
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5370
Registado: 14 abr 2008, 10:52
Localização: PORTO
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 194 vezes

Re: Dimensionar Gerador de energia

Mensagem por nelmindo »

PedroAraújo Escreveu: 10 dez 2017, 18:24 obrigado pela resposta.

Sem duvida o mais prudente é ser um profissional.

Mas que acidente se refere? E como é que vai estar a alimentar acidente? Tenho diferenciais e disjuntores no quadro..

Obrigado
Se o gerador estiver depois disso, não há diferenciais ou disjuntores que detetem o defeito. O acidente é isso mesmo, haver um curto circuito e a intenção é eliminar o defeito. As protecções actuam e o gerador entra em funcionamento porque pensa que a instalação ficou sem energia da rede. Enquanto existir esse defeito, o gerador vai estar a tentar a alimentar a instalação e o defeito pode escalar para um grande incêndio.
Responder

Voltar para “Dúvidas”