Ramal de obras EDP

Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Ramal de obras EDP

Mensagem por Nelson Pinho »

boa tardes....
pela primeira vez hoje pediram-me para pedir um ramal para contador de obras à EDP.
sei que tenho de meter a ficha eletrotécnica e juntar uma declaração certo??? que tipo de declaração é?? existe algum modelo???


luisilva78
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 664
Registado: 09 dez 2014, 19:10
Localização: Alentejo
Enviou: 31 vezes
Agradecimento recebido: 78 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por luisilva78 »

Eu já fiz vários (melhor dizendo, um empreiteiro pediu que tratássemos dos documentos e posteriormente ele tratou do pedido junto do fornecedor de energia) e os documentos que elaborei foram:
- ficha electrotécnica;
- termo de responsabilidade pela instalação;
- termo de responsabilidade pela exploração.

Estes termos de responsabilidade têm modelos que estão definidos em Diário da República.
Nelson Pinho
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 698
Registado: 05 nov 2012, 20:32
Localização: Porto
Enviou: 5 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por Nelson Pinho »

luisilva78 Escreveu:Eu já fiz vários (melhor dizendo, um empreiteiro pediu que tratássemos dos documentos e posteriormente ele tratou do pedido junto do fornecedor de energia) e os documentos que elaborei foram:
- ficha electrotécnica;
- termo de responsabilidade pela instalação;
- termo de responsabilidade pela exploração.

Estes termos de responsabilidade têm modelos que estão definidos em Diário da República.
obrigado! nestes casos faz vistorias periódicas a obra a ver se está tudo em condições???
bruno.r.maia
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 10
Registado: 13 mar 2013, 11:44
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por bruno.r.maia »

Convém ires monitorizando a instalação devido à precariedade da mesma. Ter atenção ao valores de terra porque é sempre uma situação que o pessoal da construção civil desliga com muita facilidade o (s) eletrodo(s) e a instalação aí fica em perigo iminente
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por ENERGY »

Boas
Para pedir ramal de obras a documentação a presentar depende da potencia a solicitar.
Até 10.35Kvas Ficha Eletrotécnica, planta de localização, termo de responsabilidade de execução.
Potencia contratada Superior a 10.35Kvas, para além dos documentos acima citados, tem de apresentar termo de responsabilidade de exploração.

Nelson Pinho Escreveu: 18 jul 2016, 14:51 boa tardes....
pela primeira vez hoje pediram-me para pedir um ramal para contador de obras à EDP.
sei que tenho de meter a ficha eletrotécnica e juntar uma declaração certo??? que tipo de declaração é?? existe algum modelo???
Cpts.
Energy
Electroo
Curioso
Curioso
Mensagens: 81
Registado: 21 nov 2016, 11:56
Enviou: 23 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por Electroo »

Bom dia, de acordo com o novo modelo disponibilizado pela certiel, para elaboração da ficha electrotécnica, como devemos identificar o pedido de ramal de obra para uma vivenda?

Obrigado
DNunen
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 16 ago 2017, 16:53
Localização: Olhão
Enviou: 3 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por DNunen »

Bom dia,

Para efetuar um pedido de ramal (quer de obras, quer definitivo) basta dirigir a um balcão da EDP, ou através deste link:
http://www.edpdistribuicao.pt/pt/Pages/homepage.aspx
Para fazer o pedido clica onde diz "ligação à rede" e depois "ligar uma casa". Vai aparecer um formulário com todos os dados necessários.
No tipo de instalação coloca OUTRO, e nos comentário diz que pretende uma ligação para um ramal de obras.
Normalmente para ramais de obras, exigem além da ficha electrotecnia a licença de obra, ou uma declaração em como não é necessária esse licença e uma planta de localização.
Em relação à planta de localização o que normalmente faço é tirar um print no google maps e assinalar com o circulo o local.
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por damon »

Boa tarde,

Tenho uma duvida sobre a potencia contratada para obra e potencia certificada no final

Ao seja estou a elaborar FE e termo para ramal de obra (de caracter definitivo porque vão por caixas P100 e contador no murete)
de 20,7kva

A minha duvida é, posso certificar no final da obra a instalação para 10,35kva ou 13,8 kva MONO, independentemente ter pedido para obras 20,7kva ??
penso que vão construir o ramal para a potencia de 20,7kva, portanto se pedir abaixo não havera problemas de ramal?
não vão depois cobrar outro ramal ? certo?
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por ENERGY »

damon Escreveu: 25 jun 2020, 22:21 Boa tarde,

Tenho uma duvida sobre a potencia contratada para obra e potencia certificada no final

Ao seja estou a elaborar FE e termo para ramal de obra (de caracter definitivo porque vão por caixas P100 e contador no murete)
de 20,7kva

A minha duvida é, posso certificar no final da obra a instalação para 10,35kva ou 13,8 kva MONO, independentemente ter pedido para obras 20,7kva ??
penso que vão construir o ramal para a potencia de 20,7kva, portanto se pedir abaixo não havera problemas de ramal?
não vão depois cobrar outro ramal ? certo?
Boas
Ficando o ramal como definitivo, a potencia que solicitar agora, terá de ser a mesma para a qual vai pedir a certificação, no entanto depois pode contratar potencia inferior.
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por damon »

Obrigado Energy pela resposta,

Mas se quiser fazer a instalação toda em monofasica até 10,35kva, não posso??
que até 10,35kva não é preciso projecto...

a ideia que tinha era pedir agora 20,7kva que dá perfeitamente para ligar qq equipamentos trifasicos para a obra, mas depois como a casa não é muito grande seria certificar a 10,35kva MONO

como dizes que tem de ficar a 20,7kva, estou um pouco preocupado...

a não ser que depois peço ao cliente para passar em definitivo só com 10.35kva e como já tem o cabo passado, a edp não vai cobrar um novo ramal, que achas??
lcmmonteiro
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 961
Registado: 19 abr 2017, 15:34
Localização: Barreiro
Enviou: 12 vezes
Agradecimento recebido: 83 vezes
Contacto:

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por lcmmonteiro »

Mesmo não necessitando se vai pedir ramal de 20KVA (estando certificado para este valor o contrato posterior de fornecimento de energia pode ir até não tem que obrigatoriamente ser neste valor) tem que ter projeto.
ENERGY
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 5623
Registado: 18 fev 2009, 21:21
Localização: Portugal de Norte a Sul
Enviou: 28 vezes
Agradecimento recebido: 208 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por ENERGY »

damon Escreveu: 29 jun 2020, 22:24 Obrigado Energy pela resposta,

Mas se quiser fazer a instalação toda em monofasica até 10,35kva, não posso??
que até 10,35kva não é preciso projecto...

a ideia que tinha era pedir agora 20,7kva que dá perfeitamente para ligar qq equipamentos trifasicos para a obra, mas depois como a casa não é muito grande seria certificar a 10,35kva MONO

como dizes que tem de ficar a 20,7kva, estou um pouco preocupado...

a não ser que depois peço ao cliente para passar em definitivo só com 10.35kva e como já tem o cabo passado, a edp não vai cobrar um novo ramal, que achas??
Boas
Se não quer ter encargos com projeto, pede agora ramal de obras, já para o local do definitivo com a portinhola e local de contagem definitivos, depois quando as obras estiverem quase concluídas, solicita então o ramal definitivo para os 10.35Kvas e poupa de novo obras de construção civil.
Cpts.
Energy
damon
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 330
Registado: 23 abr 2014, 17:48
Localização: setubal
Enviou: 3 vezes
Agradecimento recebido: 13 vezes

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por damon »

Obrigado Energy, é o q vou fazer...
Avatar do Utilizador
nmaparicio
Curioso
Curioso
Mensagens: 26
Registado: 21 jan 2009, 14:24
Localização: Odivelas
Enviou: 1 vez

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por nmaparicio »

O ramal de obras tem de ser pedido à E-REDES? Estou a precisar de pedir um e estou a fazê-lo pela primeira vez... alguém ppoderá dar uma ajuda com o procedimento?
Nuno Aparicio
eric_urios
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 18 ago 2022, 02:56
Localização: São Paulo

Re: Ramal de obras EDP

Mensagem por eric_urios »

Boa tarde

Quanto a esse Ramal, não muda muito em relação a outras concessionárias.
Você entrega tabela de cargas e projeto do ramal.
E a ART, TRT ou RRT do projeto.

Se precisar de um apoio me chama aqui que te ajudo.
Responder

Voltar para “Dúvidas”