Iniciar atividade enquanto eletricista.

Responder
electroleo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 23 mai 2020, 23:20
Localização: Amadora

Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por electroleo »

Boas pessoal :) .

Sou eletricista e sempre trabalhei em manutenção de edifícios.
Quero iniciar um projeto de negócio abrindo atividade nas finanças, paralelamente ao emprego que já tenho.
Se me puderem ajudar, dêem-me a vossa opinião sobre esta minha ideia, se acham que é viável dado que ainda tenho que adquirir um seguro de resp. cívil e não tenho carrinha mas sim um carro a gasolina para me poder deslocar aos clientes.
Será que vai ser preciso um grande investimento neste negócio? Tenho ferramenta para poder trabalhar. Só me falta mesmo uma carrinha a diesel, ter o seguro e abrir atividade.
Haverá alguma coisa que eu me deva acautelar antes de avançar?

Obrigado.

Cumpts a todos,

Leonardo


Cptos,

electroleo
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por joao-pt »

Antes de avançares, garante que o teu atual contrato de trabalho permite teres esse trabalho paralelamente. Se a atual empresa considerar que é concorrência aquilo que estás a fazer, poderás ter grandes problemas.
Avatar do Utilizador
Kykoo
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 278
Registado: 21 mar 2010, 11:50
Localização: Póvoa de Varzim
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por Kykoo »

Caro Leonardo,

Se é viável ou não depende de muitas incógnitas numa equação, que no final se traduz apenas e só num resultado: a capacidade que a actividade terá de gerar cashflow positivo. Traduzindo por outras palavaras, será a capacidade que o seu negócio terá em gerar valor economico, ou seja: dinheiro!

Nota importante: Não confundir com lucro!

Para além do alerta legal que o @joao-pt fez, e bem, sobre a actividade concorrencial em simultâneo, sugiro que reflicta sobre os topicos abaixo:

- Qual o objectivo dessa decisão?
- Onde se vê daqui a um, três, cinco anos...?
- Tem experiencia ou competencia em gestão? Ou é apenas um técnico insatisfeito na actual actividade que pretende obter mais algum rendimento?
- Quanto tempo tem disponível para se dedicar a isto?
- Tem algum plano de negócio?
- Qual a estratégia?
- Qual o sector, publico alvo, nicho de mercado?
- Tem capitais proprios para arrancar com o negócio?
- Qual as necessidades de fundo de maneio? Qual o burn-rate?
- Previsão de break-even em quanto tempo?
- Tem um rede de contactos, ou vai começar do zero?
- Tem ideia de todas as responsabilidades a cumprir (contribuições, impostos, declarações, registos, seguros, etc...)?
- Tem alguem que lhe dê apoio na contabilidade?
- Qual é o factor de diferenciação que tem em relação aos outros players que já existem no mercado?

Estas são apenas algumas considerações, sendo que existem muitas mais.

Em nota final, pondere o custo de oportunidade que esta decisão terá na sua vida.
Técnico de Sistemas Electrónicos de Segurança
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por edeluz »

E bem vindo ao mundo dos clientes que pagam a 6 e 12 meses (sim, existem). Cuidado com isto! E aos créditos...ainda mais cuidado com isto!
De resto, reforço as excelentes dicas que já foram dadas.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por edeluz »

joao-pt Escreveu: 18 set 2021, 23:05 Antes de avançares, garante que o teu atual contrato de trabalho permite teres esse trabalho paralelamente. Se a atual empresa considerar que é concorrência aquilo que estás a fazer, poderás ter grandes problemas.
Não esquecer que exclusividade tem que ser paga ;)
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por joao-pt »

edeluz Escreveu: 24 set 2021, 01:32
joao-pt Escreveu: 18 set 2021, 23:05 Antes de avançares, garante que o teu atual contrato de trabalho permite teres esse trabalho paralelamente. Se a atual empresa considerar que é concorrência aquilo que estás a fazer, poderás ter grandes problemas.
Não esquecer que exclusividade tem que ser paga ;)
Exclusividade e concorrência são coisas completamente diferentes. O dever de não concorrência está previsto no Código de Trabalho, enquanto que a exclusividade é uma cláusula que pode ou não ser adicionada ao contrato de trabalho, habitualmente existe uma compensação financeira para o trabalhador.

De forma muito simples, a não concorrência permite a um eletricista a trabalhar por conta de outrem, e trabalhar também aos sábados num talho, embora não permita trabalhar para outra empresa de eletricidade ou por conta própria na área de eletricidade.
Já a exclusividade não permite ao eletricista trabalhar aos sábados no talho nem em mais sítio nenhum para além da empresa com quem tem contrato.
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por edeluz »

joao-pt Escreveu: 24 set 2021, 23:24
edeluz Escreveu: 24 set 2021, 01:32
joao-pt Escreveu: 18 set 2021, 23:05 Antes de avançares, garante que o teu atual contrato de trabalho permite teres esse trabalho paralelamente. Se a atual empresa considerar que é concorrência aquilo que estás a fazer, poderás ter grandes problemas.
Não esquecer que exclusividade tem que ser paga ;)
Exclusividade e concorrência são coisas completamente diferentes. O dever de não concorrência está previsto no Código de Trabalho, enquanto que a exclusividade é uma cláusula que pode ou não ser adicionada ao contrato de trabalho, habitualmente existe uma compensação financeira para o trabalhador.

De forma muito simples, a não concorrência permite a um eletricista a trabalhar por conta de outrem, e trabalhar também aos sábados num talho, embora não permita trabalhar para outra empresa de eletricidade ou por conta própria na área de eletricidade.
Já a exclusividade não permite ao eletricista trabalhar aos sábados no talho nem em mais sítio nenhum para além da empresa com quem tem contrato.
Em que lei está isso escrito e descrito?
joao-pt
Team Apoio
Team Apoio
Mensagens: 1383
Registado: 02 out 2014, 21:42
Agradecimento recebido: 191 vezes

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por joao-pt »

Código do Trabalho - Lei n.º 7/2009 e alterações posteriores, Artigo 128.º .

Código: Selecionar todos

(...)
Artigo 128.º 
Deveres do trabalhador 
1 - Sem prejuízo de outras obrigações, o trabalhador deve: 
(...)
f) Guardar lealdade ao empregador, nomeadamente não negociando por conta própria ou alheia em concorrência com ele, nem divulgando informações referentes à sua organização, métodos de produção ou negócios; 
(...)
electroleo
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 23 mai 2020, 23:20
Localização: Amadora

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por electroleo »

Eu trabalho numa empresa dedicada às telecomunicações. Terei de discutir esse assunto com o meu patrão.
Relativamente aos trabalhos que serão feitos, posso ter um TPA para pagamento na hora?
Quais serão os melhores métodos de proceder à divulgação dos meus serviços? Qual será a melhor publicidade?
Sei que no estrangeiro existem aplicações pagam tipo taxify onde posso rapidamente gerir o meu negócio. Haverá algo do género aqui em Portugal?
Relativamente à contabilidade farei a simplificada por meio de um website gratuito que existem em abundância na internet. No entanto, no início pretendo passar recibo apenas.
Quais serão as melhores seguradoras para obter um seguro de responsabilidade civil? Parece-me que a Lusitânea é capaz de ser uma boa opção.

Obrigado pelo apoio ;) .

Cumpts a todos,

electroleo
Cptos,

electroleo
edeluz
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 781
Registado: 09 out 2016, 16:59
Enviou: 133 vezes
Agradecimento recebido: 23 vezes

Re: Iniciar atividade enquanto eletricista.

Mensagem por edeluz »

Fale com um contabilista e por favor não rebente ainda mais com a área, já de si bastante prejudicada pelos preços ridículos que alguns praticam.
Responder

Voltar para “Dúvidas”