Fotovoltaico Autoconsumo, ligação e medição de produção.

Responder
Pereira357
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 26 fev 2021, 12:09
Localização: Braga

Fotovoltaico Autoconsumo, ligação e medição de produção.

Mensagem por Pereira357 »

Boa noite.
Decidi instalar painéis fotovoltaicos
Os factos:
1º - A instalação/quadro está certificada para trifásico, mas tenho contratado fornecimento de energia monofásica 6,9KV/30A.
2º - Não sei como está a cablagem desde o contador no muro do jardim até ao quadro geral dentro de casa. No entanto o Cabo que vem da rua liga a um regulador de potência/diferencial da EDP com regulação de 15-45A (regulado para 30A), 500Ma, que menciona 2 pólos, 1 protegido (monofásico?)
3º - Do Diferencial da EDP saem 4 cabos ( que corresponderiam ás três fases+neutro) que ligam num de Diferencial de 4 pólos (3 fases + neutro) de 40A/30Ma, a partir do qual é feita a distribuição para os vários disjuntores, conforme foto que anexo.
Agora as dúvidas:
1º -Uma vez que a instalação está a funcionar como monofásica, está a ser alimentada apenas por uma fase e um neutro, correcto?
2º - Assim sendo, é de concluir que as três fases estão "shuntadas" na caixa do Diferencial da EDP dentro de casa? e depois, a partir de um único cabo da fase, saem três cabos para ligar ás três fases do diferencial de 40A/30Ma que já existia no quadro?
3º - Ao ligar os cabos da produção dos painéis a qualquer um dos disjuntores, a corrente é distribuída por todos os outros, mesmo sabendo que Diferencial tem 3 fases?
4º - Querendo instalar medidor de consumo geral , seria correcto instalar uma única pinça/anel em volta dos 3 cabos que saem do Diferencial/regulador de potência da EDP, uma vez que me parece que correspondem a apenas uma fase?

Peço desculpa pela extensão do Post, e desculpem também alguma incorreção que tenha escrito, mas esta não é a minha área.
Obrigado


land
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Fotovoltaico Autoconsumo, ligação e medição de produção.

Mensagem por land »

bom dia , sim pode o fazer , não tem problema.
Thy Hunter
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 12 mai 2021, 21:22
Localização: Sardoal
Enviou: 1 vez

Re: Fotovoltaico Autoconsumo, ligação e medição de produção.

Mensagem por Thy Hunter »

Caro Pereira357,

Todas as dúvidas que colocou são as minhas.

Chegou a proceder à instalação da UPAC? Verificou se de facto ligando a qualquer uma das fases a distribuição da corrente é uniforme devido ao shunt?

E, já agora, chegou a instalar um medidor de consumo com o anel a envolver as "3 fases"?

Muito obrigado,
André Leal
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fotovoltaico Autoconsumo, ligação e medição de produção.

Mensagem por mromeiro »

Thy Hunter Escreveu: 27 jan 2022, 01:15 Caro Pereira357,

Todas as dúvidas que colocou são as minhas.

Chegou a proceder à instalação da UPAC? Verificou se de facto ligando a qualquer uma das fases a distribuição da corrente é uniforme devido ao shunt?

E, já agora, chegou a instalar um medidor de consumo com o anel a envolver as "3 fases"?

Muito obrigado,
André Leal
Se fosse instalado o anel a eu envolver as 3 fases, iria dar resultados errados, já que umas fases iriam subtrair-se nas outras.
O que foi dito, foi a envolver os 3 fios que são a mesma fase, pois tem alimentação monofásica
Thy Hunter
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 4
Registado: 12 mai 2021, 21:22
Localização: Sardoal
Enviou: 1 vez

Re: Fotovoltaico Autoconsumo, ligação e medição de produção.

Mensagem por Thy Hunter »

Obrigado mromeiro pela resposta.

Não foi por acaso que escrevi "3 fases" entre aspas. Sei que os 3 fios são da mesma fase. Aliás, já instalei um Shelly EM com o anel a envolver os 3 fios e a medição parece ser correta.

No entanto, a principal minha dúvida mantém - se. Ao ligar um sistema fotovoltaico, a produção vai ser distribuída por esses 3 circuitos, independentemente de onde ligo o respetivo disjuntor?

Obrigado,
André Leal
mromeiro
Electricista de 3ª
Electricista de 3ª
Mensagens: 284
Registado: 10 set 2021, 17:26
Localização: __
Enviou: 9 vezes
Agradecimento recebido: 36 vezes

Re: Fotovoltaico Autoconsumo, ligação e medição de produção.

Mensagem por mromeiro »

Thy Hunter Escreveu: 04 fev 2022, 02:00 Obrigado mromeiro pela resposta.

Não foi por acaso que escrevi "3 fases" entre aspas. Sei que os 3 fios são da mesma fase. Aliás, já instalei um Shelly EM com o anel a envolver os 3 fios e a medição parece ser correta.

No entanto, a principal minha dúvida mantém - se. Ao ligar um sistema fotovoltaico, a produção vai ser distribuída por esses 3 circuitos, independentemente de onde ligo o respetivo disjuntor?

Obrigado,
André Leal
Sim, pode ligar em qualquer um dos fios, de depois distribuiu para os outros através do shunt que existe algures.
Quando o sistema solar estiver a alimentar um circuito do outro fio, a eletricidade vai passar 2 vezes pelo diferencial, mas isso não é problema, já que uma subtrai a outra e continua a diferença a 0.
Estou a dizer isso apenas tendo em conta o funcionamento, mas não sei se cumpre as normas.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”