Protecção UPAC

Responder
lusudiso
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 1
Registado: 25 jul 2017, 09:26

Protecção UPAC

Mensagem por lusudiso »

Bom dia,

Sou Técnico de manutenção electromecânica e à 2 semanas comprei 3 painéis fv e um inversor de 1,1Kw que instalei na minha casa e precisava da vossa ajuda.

Não estou dentro da legislação em vigor, mas gostaria que alguém me ajudasse na parte da protecção que é exigida. Já vi pessoas a ligar a tomadas, a disjuntor, a disjuntor e diferencial , a disjuntor diferencial e descarregador, etc. Qual a protecção exigida cumprir com os requisitos da DGEG.

Obrigado desde já pela vossa ajuda.


Avatar do Utilizador
maxxis
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 213
Registado: 02 abr 2009, 22:34
Localização: Santarém
Enviou: 34 vezes
Agradecimento recebido: 15 vezes

Re: Protecção UPAC

Mensagem por maxxis »

Também gostava de ajuda neste tema.

Penso que um ID de 30mA + disjuntor 1P+N seja suficiente.

No entanto também tenho visto instalações com Descarregadores de Sobretensões.

Sem alguém conseguir ajudar melhor.
land
Curioso
Curioso
Mensagens: 50
Registado: 15 set 2016, 16:20
Enviou: 11 vezes
Agradecimento recebido: 3 vezes

Re: Protecção UPAC

Mensagem por land »

Boa noite

Também não sei, mas um descarregador é sempre bem vindo nas instalações.
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Localização: Faro
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Protecção UPAC

Mensagem por fabio2gaspar »

Boas. Eu faço instalações de sistemas fotovoltaicos, normalmente de 5Kw para cima, e coloco sempre um quadro junto á planta fotovoltaica. Dentro ponho os descarregadores e fusíveis das strings(não é obrigatório), ID e disjuntor. Falta o contador para a produção total(obrigatório para estas potenciais) e as ligações equipotenciais (painéis, estruturas inversores, etc...)
O que eu precisava mesmo, era de saber uma forma de conseguir contratar a venda do excedente a um ORD SEM estes cinemas constantes.... é que a EDP está-se a cortar nos contratos!!!!
Cpmts
FGaspar
zepito31
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 2
Registado: 31 jan 2019, 23:29
Localização: braga

Re: Protecção UPAC

Mensagem por zepito31 »

Boas. O manuais de instalação da DGEG estão desatualizados, e quando estavam atualizados estavam bastante incompletos. No último manual não existe indicação para instalações com potência instalada inferior a 1,5 kW.

Em termos descarregadores de sobretensão do lado DC, se a distância entre os módulos fotovoltaicos e o inversor for inferior a 23 metros (considerei que havia 5 descargas atmosféricas/km2/ano = 115/5= 23metros), se tiver instalar um do tipo 2(mas duvido que seja necessário). Do lado AC penso que se a distância entre o inversor e o quadro elétrico for inferior a 10 metros também não é necessário.

Quanto à proteção diferencial o dispositivo deverá ser no mínimo do tipo B, se a marca do inversor disser que pode ser do tipo A, eu instalava do tipo A, mas a norma europeia fala no tipo B, tal como o manual de instalação da DGEG.

Contador de produção na nova legislação só é necessário para potências superiores acima do 4kW, neste caso 1,1 kW não é necessário (na nova legislação o que conta é a potência de ligação).

Tendo em conta a falta de informação ligava a um quadro elétrico com um interruptor diferencial do tipo A (tipo B custa mais que o sistema todo) 30 mA, e um disjuntor de 10 A (penso que é suficiente).

cumps
Rudyze
Curioso
Curioso
Mensagens: 16
Registado: 25 jan 2008, 10:06

Re: Protecção UPAC

Mensagem por Rudyze »

Bom dia,

Para começar seria interessante saber qual a potência dos painéis FV que adquiriu. Arrisco dizer que terá menos potência de painéis que de inversor.

Os inversores com que trabalho permitem a utilização de disjuntores tipo C, nessa gama não tenho certeza. Para não ter problemas era ir para um tipo A como indicaram, mas veja se pela diferença de preço não justifica confirmar.

Quanto à ligação, estamos a falar de 1,6A (o meu grelhador gasta mais), pelo que, ligar a uma tomada (que esteja protegida com diferencial no quadro), não tem qualquer problema.

Diferencial, para mim é de colocar, mas desde que a edp retirou os disjuntores diferenciais como limitadores, muitos locais ficaram sem essa proteção.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”