fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Responder
jol8485
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 08 jan 2018, 13:49

fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por jol8485 »

Boas,

Venho pedir os vosso conselhos.
Estou a ponderar um projecto de auto-consumo com baterias, com componentes mistos de fotovoltaico e eólica vertical, repartida respectivamente em 3 x 300W e 2 x 300W ficando no limite dos 1500W, funcionando a 24V.

Para os painéis penso ir para o SOLUXTEC MONO 300W (eficiência de 18.5% e custa 285€).
Para as eólicas optei pela SMART WIND 500

Gostaria de ter registo da produção, armazenamento e consumo (baterias vs rede) do sistema.

O meu consumo para 2017 teve um média de 280 KWh por mês, sendo o mês de Fev. o mais alto com consumo de 350 KWh. Tive uma despesa de electricidade de 614€ sem IVA para o ano de 2017.

Pelas minhas contas, arredondando para 300KWh por mês dá um consumo de 10KWh por dia. Quanto iria produzir um sistema deste por dia :?:

Quanto às baterias (a 24V) peço a vossa ajuda :arrow: para o dimensionamento das mesmas. Pretendo modelos sem manutenção, de grande duração (de ciclos), sem ser as de Lítio que são muito caras. Recomendação para o sistema de gestão das baterias :?:

Obrigado.


tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por tpinheiro »

Boa tarde.

O sistema que pretende dificilmente terá retorno.
As pequenas eólicas não têm grande rendimentos, e o preço actual das baterias ainda está muito elevado.
Os preços elevados dos equipamentos que apresentou e a "complexidade" do sistema pretendido aliado aos baixos consumos que apresenta, nunca farão deste sistema um sistema economicamente viável.

Cumprimentos
jol8485
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 3
Registado: 08 jan 2018, 13:49

Re: fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por jol8485 »

Pois, acredito.
Mas mesmo assim gostaria de poder fazer as contas mais concretamente.
Para já estou com dificuldade no dimensionamento das baterias.

Mas se baixar a factura em 60% pode ser que compense, eventualmente.

Parece-me um sistema simples de auto-consumo com baterias, como assim "complexidade" :?:
tpinheiro
Aprendiz
Aprendiz
Mensagens: 111
Registado: 20 abr 2017, 16:19
Localização: Aveiro
Enviou: 4 vezes
Agradecimento recebido: 26 vezes

Re: fotovoltaico: 3 x 300W + eólica vertical: 2 x 300W + baterias

Mensagem por tpinheiro »

A "complexidade" a que me referia é que isso não se trata de um sistema de autoconsumo "normal/básico", em que encontra kit's á venda a bom preço.
Ao sistema de autoconsumo base, está a acrescentar baterias, em que vão ser necessários reguladores de carga entre outros equipamentos. Além disso, ao acrescentar também a eólica vai necessitar de outros equipamentos para intregar no sistema. Tudo isto vai encarecer bastante o sistema.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”