Esquema Eléctrico PV Ligação QE

Responder
jrms2
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 dez 2017, 16:06
Enviou: 9 vezes

Esquema Eléctrico PV Ligação QE

Mensagem por jrms2 »

Boa tarde, sei que este tópico já foi abordado anteriormente mas não fiquei esclarecido.
Queria instalar painéis fotovoltaicos apenas para auto consumo e a minha dúvida está na ligação do inversor ao quadro de entrada, se ligaria os condutores a um disjuntor e por sua vez este iria ligar ao barramento do QE antes dos disjuntores de tomadas iluminação e equipamentos.

Tb já me informei que posso ligar directamente o cabo que sai do inversor a uma tomada (neste caso), como é feita a protecção do cabo que sai do inversor para a tomada e dos paineis solares?? Nas horas em que houver excesso de produção a energia iria circular no sentido inverso iria trazer algum tipo de problemas para as proteções ja existentes (diferencial/disjuntores).

Obrigado pela ajuda,
Cumps


Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Esquema Eléctrico PV Ligação QE

Mensagem por Quintas »

jrms2 Escreveu: 21 dez 2017, 16:40 Boa tarde, sei que este tópico já foi abordado anteriormente mas não fiquei esclarecido.
Queria instalar painéis fotovoltaicos apenas para auto consumo e a minha dúvida está na ligação do inversor ao quadro de entrada, se ligaria os condutores a um disjuntor e por sua vez este iria ligar ao barramento do QE antes dos disjuntores de tomadas iluminação e equipamentos.

viewtopic.php?f=1&t=20881

Tb já me informei que posso ligar directamente o cabo que sai do inversor a uma tomada (neste caso), como é feita a protecção do cabo que sai do inversor para a tomada Essa tomada está já num circuito protegido, no quadro elétrico. Em princípio, a proteção estará de acordo com as regras para um circuito de tomadas, pelo que será suficiente para uma pequena UPAC até 1500W. Se possível, instalar um circuito dedicado à UPAC.e dos paineis solares?? Ligação à terra dos painéis solares e da estrutura de fixação. Os painéis solares costumam trazer furação ou parafusos para ligar à terra (ver o seu Manual). Fio de terra com secção mínima de 6mm2. Não interromper o fio de terra em todo o loop que liga painéis e estrutura pois, se for preciso retirar um painel, fica garantida a continuidade da parte restante. Idealmente, estanhar os terminais e ligações do fio de terra para evitar oxidação do cobre.Nas horas em que houver excesso de produção a energia iria circular no sentido inverso iria trazer algum tipo de problemas para as proteções ja existentes (diferencial/disjuntores). Não.

Obrigado pela ajuda,
Cumps
ohmico
Técnico Dedicado
Técnico Dedicado
Mensagens: 1886
Registado: 22 fev 2008, 14:44
Enviou: 15 vezes
Agradecimento recebido: 74 vezes

Re: Esquema Eléctrico PV Ligação QE

Mensagem por ohmico »

Boas,

Quintas:
Se possível, instalar um circuito dedicado à UPAC.

Acho que deve mesmo fazê-lo, pois as outras tomadas que existam no mesmo circuito ficam directamente ligadas aos painéis sem protecção.

Ohmico
Quintas
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 169
Registado: 16 set 2014, 14:46
Enviou: 8 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

Re: Esquema Eléctrico PV Ligação QE

Mensagem por Quintas »

Tens razão ohmico. O problema é que há um monte de kits à venda na net com indicação que dá para ligar à tomada e é o que muitos irão fazer. Mas feito, é como tudo, é uma questão de bom senso, de se saber o que se está a fazer e como de usa o restante circuito.

Mas, obrigado pelo apontamento.

Feliz Natal a todos.
jrms2
Faça a sua apresentação
Faça a sua apresentação
Mensagens: 6
Registado: 21 dez 2017, 16:06
Enviou: 9 vezes

Re: Esquema Eléctrico PV Ligação QE

Mensagem por jrms2 »

Desde já agradeço toda a ajuda prestada!
Dúvidas esclarecidas muito obrigado
Frederico.Vicente
Curioso
Curioso
Mensagens: 27
Registado: 24 dez 2017, 18:33
Enviou: 6 vezes
Agradecimento recebido: 5 vezes

Re: Esquema Eléctrico PV Ligação QE

Mensagem por Frederico.Vicente »

jrms2 Escreveu: 21 dez 2017, 16:40 Boa tarde, sei que este tópico já foi abordado anteriormente mas não fiquei esclarecido.
Queria instalar painéis fotovoltaicos apenas para auto consumo e a minha dúvida está na ligação do inversor ao quadro de entrada, se ligaria os condutores a um disjuntor e por sua vez este iria ligar ao barramento do QE antes dos disjuntores de tomadas iluminação e equipamentos.

Tb já me informei que posso ligar directamente o cabo que sai do inversor a uma tomada (neste caso), como é feita a protecção do cabo que sai do inversor para a tomada e dos paineis solares?? Nas horas em que houver excesso de produção a energia iria circular no sentido inverso iria trazer algum tipo de problemas para as proteções ja existentes (diferencial/disjuntores).

Obrigado pela ajuda,
Cumps
Segue o manual técnico.

At.

Frederico Vicente
Anexos
guia-tecnico-manual-energia-fotovoltaica.pdf
(7.75 MiB) Transferido 565 vezes
At.

Frederico Vicente
fabio2gaspar
Curioso
Curioso
Mensagens: 40
Registado: 28 jun 2010, 11:01
Localização: Faro
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Esquema Eléctrico PV Ligação QE

Mensagem por fabio2gaspar »

jrms2 Escreveu: 21 dez 2017, 16:40 Boa tarde, sei que este tópico já foi abordado anteriormente mas não fiquei esclarecido.
Queria instalar painéis fotovoltaicos apenas para auto consumo e a minha dúvida está na ligação do inversor ao quadro de entrada, se ligaria os condutores a um disjuntor e por sua vez este iria ligar ao barramento do QE antes dos disjuntores de tomadas iluminação e equipamentos.

Tb já me informei que posso ligar directamente o cabo que sai do inversor a uma tomada (neste caso), como é feita a protecção do cabo que sai do inversor para a tomada e dos paineis solares?? Nas horas em que houver excesso de produção a energia iria circular no sentido inverso iria trazer algum tipo de problemas para as proteções ja existentes (diferencial/disjuntores). ATENÇÃO com o contador do ORD existente na instalação, que no caso de não ser alterado,
quando houver produção fotovoltaica superior ao consumo da habitação vai ser injetada na rede e será somado como se fosse consumo.. a EDP tem de mudar o contador para um bidireccional


Obrigado pela ajuda,
Cumps

Não podia deixar de alertar para esta situação a azul porque as pessoas compram os kits online e montam-nos sem terem a consciência do que estão a fazer, talvez também por culpa de quem vende que não informa estes pormenores...
Abraço.
FGaspar
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”