Como poupar energia em casa no Inverno

Responder
Avatar do Utilizador
celio_nunes123456
Curioso
Curioso
Mensagens: 14
Registado: 16 nov 2015, 10:28
Localização: Sertã

Como poupar energia em casa no Inverno

Mensagem por celio_nunes123456 »

Segundo os especialistas, 45% da energia total consumida numa residência normal no Inverno tem a ver com o aquecimento. Os conselhos para economizar incluem a limpeza dos filtros dos aparelhos de ar condicionado, quando o aquecimento é feito por estes aparelhos, pois a sujidade diminui o desempenho do dispositivo.

O isolamento da própria casa deve ser prioritário e constitui a medida que pode dar origem às maior poupança de energia: verificar portas e janelas e outras aberturas para o exterior é fundamental. Às vezes um simples tapete colocado de maneira a evitar transmissão de ar é o suficiente.

Mas pode ir-se mais longe através da colocação de dispositivos próprios para a calefacção, os quais nem sequer são dispendiosos. E acabam por servir também para o Verão, evitando, nessa estação, que o calor do exterior se misture com o ar interior.

Os especialistas referem que 20 graus de temperatura no Inverno dentro de uma casa é uma temperatura confortável. E que cada grau a mais "exige" um aumento de energia em cerca de 7%. Nos quartos de dormir, as temperaturas podem ser cerca de três a cinco graus mais baixas que numa sala ou cozinha.

Uma janela não deve ficar aberta mais do que dez minutos por dia, o tempo suficiente para renovar o ar em situações normais. As persianas e cortinas devem ficar abertas nos dias de Sol e fechadas à noite para reforçar o isolamento.

Um erro comum que quase todos os consumidores fazem: colocarem roupa sobre os irradiadores, com o objectivo de a aquecer ou secar se estiver húmida. Para além do perigo que isso pode acarretar, essa acção reduz a eficiência energética e consome mais energia.


dj.luc
Curioso
Curioso
Mensagens: 12
Registado: 21 out 2011, 23:07
Agradecimento recebido: 1 vez

Re: Como poupar energia em casa no Inverno

Mensagem por dj.luc »

Também é importante ter uma casa com uma classe de Eficiência energética boa, isso quer dizer, ter bom isolamento térmico, e os equipamentos eléctricos não serem os que consomem mais. Até podemos ter um bom isolamento, não abrir as portas ou janelas, más se tivermos por exemplo um AC de classe energética E lá se vai as poupanças.
Responder

Voltar para “Energias Renováveis”