boas, pessoALL,
queria saber se alguem tem documentos ou se me sabe elucidar sobre um pequeno problema. tenho na bancada dois motores eletricos daqueles que elevam cargas, tipo estes deste link
http://www.cm-et.com/products/lodestar.aspx
os que tenho sao de puxar ate 500 kilos cada um, o problema é que se estiverem os dois com a mesma carga sobem os dois ao mesmo tempo, se puser um com carga tipo 100 kilos e o outro com 250, este que tem mais começa a ficar atrasado em relaçao ao outro.
ja revi todas os cabos e terminais a ver se nao estaria algum fio mal cravado, o enrrolamento ao primeiro olhar esta bom, os motores têm apenas 3 meses de uso.
se houver alguem que me saiba dizer se é possivel haver atraso em motores eletricos, agradecia.
ESFORÇO DE MOTORES
-
- Velha Guarda
- Registado: 19 jun 2010, 09:21
- Agradecimento recebido: 2 vezes
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Re: ESFORÇO DE MOTORES
Boas
Sabes o que é a velocidade de sincronismo de um motor? e sabes o que é o escorregamento do motor?
Pois é, o que tens é isso mesmo, é normal fazerem isso.
Velocidade de sincronismo é a velocidade sem carga ( do tipo 4 polos a 50Hz - 1500rpm.) mas na verdade não tens nenhum motor que tenha marcado 1500 rpm, todos eles têm escorregamento ou seja podem rodar com 1460, 1440, 1410, enfim depende da construção do motor.
Só tens a velocidade de sincronismo quando não tens carga no motor, assim que tiveres carga entra o escorregamento.
Se queres que os dois tenham a mesma velocidade, terás que ter um encoder e velocidade controlada.
Cump.
Mário
Sabes o que é a velocidade de sincronismo de um motor? e sabes o que é o escorregamento do motor?
Pois é, o que tens é isso mesmo, é normal fazerem isso.
Velocidade de sincronismo é a velocidade sem carga ( do tipo 4 polos a 50Hz - 1500rpm.) mas na verdade não tens nenhum motor que tenha marcado 1500 rpm, todos eles têm escorregamento ou seja podem rodar com 1460, 1440, 1410, enfim depende da construção do motor.
Só tens a velocidade de sincronismo quando não tens carga no motor, assim que tiveres carga entra o escorregamento.
Se queres que os dois tenham a mesma velocidade, terás que ter um encoder e velocidade controlada.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
BOAS,
mas isso tambem se aplica neste caso? estes motores têm um factor de desmultiplicaçao de 14:1, e neste caso a velocidade dele é de 4 metros por minuto. uma vez que tem esta desmultiplicaçao nao devia ser equivalente tambem no factor velocidade?
mas isso tambem se aplica neste caso? estes motores têm um factor de desmultiplicaçao de 14:1, e neste caso a velocidade dele é de 4 metros por minuto. uma vez que tem esta desmultiplicaçao nao devia ser equivalente tambem no factor velocidade?
- Mário
- Team Apoio
- Registado: 09 nov 2007, 22:11
- Enviou: 3 vezes
- Agradecimento recebido: 220 vezes
Boas
Põe aqui os dados do motor ( o mais completo possível) e o que mediste.
Cump.
Mário
Se tirares a corrente e puseres o motor a rodar "guincho completo" podes medir as rpm do motor eléctrico e as rpm na saída do redutor. Após teres tirado as rpm vais verificar se está certa a relação. De certeza que vais encontrar a velocidade de sincronismo do motor dado que não tem carga "só tens o atrito do redutor"jose cardoso Escreveu:BOAS,
mas isso também se aplica neste caso? Sim
estes motores têm um factor de desmultiplicação de 14:1, Não tem nada haver com "motor"
e neste caso a velocidade dele é de 4 metros por minuto. uma vez que tem esta desmultiplicação não devia ser equivalente também no factor velocidade? Se baixa no motor tem que baixar na saída
Põe aqui os dados do motor ( o mais completo possível) e o que mediste.
Cump.
Mário
" Nenhum trabalho é tão importante quanto colocar em risco a minha segurança ou daqueles ao meu redor."
-
- Velha Guarda
ok, deixe-me ter o motor outra vez, pois tive de o manadr para o clienete que estava a precisar, e mal tenha essas mediçoes posto
obrigado
obrigado